sexta-feira, 12 de setembro de 2008

De volta às pistas

Após as "6 Horas de Tarumã" de 1976, prova da qual saiu vencedor, em dupla com Ricardo Baldino, Roberto Schmitz teve de se afastar do automobilismo em virtude de seus compromissos profissionais. Mas a paixão pela velocidade não permitiu que esse afastamento fosse definitivo e esporadicamente, lá por 1981, ele retornou disputando algumas provas de kart, algumas longas em Gramado e Tarumã, tendo como parceiros o próprio Baldino e o Roberto Lacombe. Abaixo "Pareci" aparece em terceiro, logo atrás de Delmar da Rosa, #37 e Anor Friedrich, #4.


Em 1982, "Beto" adquiriu um Passat que fora preparado pelo mecânico "Paulinho" para alinhar na Hot Car (veja abaixo). As poucas provas que fez serviram como experiência para o ano seguinte, quando entrou com tudo na briga pelo título daquela categoria. Para tanto, o experiente preparador Romeu Franzoni foi contratado, fazendo do Passat #40 da Floricultura Pareci um dos mais rápidos daquela temporada.


O reinado dos Fuscas, heranças da inesquecível Divisão 3, havia acabado em 1981, quando Claúdio Ely foi o último campeão da categoria, que naquele ano ainda se chamava Turismo Especial Gaúcho (TEG). Em 1982 ficou clara a superioridade dos Passats e Gols e para 1983 os poucos Fuscas que ainda sobreviviam, liderados pelo incansável Arnaldo Fossá, correriam juntos com a Hot Car, mas marcariam pontos pela TEG. Isso proporcionava um grid maior e as duas frentes ganhavam em visibilidade e disputas.

Alguns dos pilotos que participararam em 83 foram:
Roberto Schmitz - Passat/Hot Car
Flávio Pilau - Passat/Hot Car
Odoaldo Aldado - Passat/Hot Car
Cláudio Ely - Gol/Hot Car
Fernando Soares - Passat/Hot Car
Luís A. Muller - Passat/Hot Car
Luís Carlos Paré Rodrigues - Passat/Hot Car
Délcio Dornelles - Passat/Hot Car
Cláudio Mueller - Gol/Hot Car
Luiz Marcelo Dias - Gol/Hot Car
Paulo Cesar Wendt - Hot Car
Carlos Hoffmeister - Passat/Hot Car
José Roque Bresolin - Fusca/TEG
Arnaldo Fossá - Fusca/TEG
Roberto Martini - Fusca/TEG
Airton Coelho - Fusca/TEG
Antônio Gilberto Ody - Fusca/TEG
Wineton Zambon - Fusca/TEG

Abaixo algumas imagens daquela temporada.

Na sequência: Arnaldo Fossá, depois uma largada abortada em Guaporé, a disputa entre Ely #10 e Mueller #6 e o Gol super modificado do Luiz Marcelo Dias.

O campeonato começou em Tarumã com uma vitória de "Pareci" após um duelo com Flávio Pilau, que viria a ser seu maior rival naquele ano. Os dois se revesaram na liderança do campeonato ao longo de toda a temporada e o título só foi conhecido na última prova, disputada em Guaporé. O grid da primeira bateria mostrava Pilau na pole position e "Pareci" na segunda posição. "Pareci" liderou quase todas as voltas, deixando a vitória escapar por um problema na última curva da última volta, por centésimos de segundo. Na segunda bateria "Pareci" era novamente o líder, quando na quinta volta teve o motor quebrado, perdendo as esperanças de ficar com o título de campeão. Acabou como vice, mas sentiu o gosto da vitória em várias oportunidades, inclusive nos 500 km de Tarumã, que contarei como foi em breve.

Entre as tantas imagens que mostram a rivalidade entre "Pareci" e Pilau, é possível rever o Maverick Pickup que levava os pilotos na volta da vitória. Dia desses mostrei o Passat Pickup da Carro do Povo que também tinha essa função. No último registro não consegui identificar todos os pilotos, apenas o "Pareci" (segundo da esquerda para a direita), Pilau, erguendo o troféu e o Fernando D'ávila Soares, na direita.

Fonte das imagens: arquivo Roberto Schmitz.

4 comentários:

Anônimo disse...

O de barba não é o Cláudio Ely Capitão Caverna?
luiz borgmann

Paulo Schütz disse...

Isso, é o Cláudio Ely, e quem recebe o troféu parece Odualdo Aldado, não vejo o Fernando D'Ávila (Naná) Soares por ali.
Quem faz a entrega do troféu é Ênio Schmitt, na época presidente da FGA, hoje já falecido.

Anônimo disse...

E DAE PESSOAL? QUE FIM LEVOU O MOITA,LUIZ MARCELO DIAS IRMÃO DO KADAVER QUE O PAI ERA DIRETOR DO IPE NA ÉPOCA?

123 disse...

acho que o kadaver fez valer seu apelido e o moita tmb....