Em 1982, "Beto" adquiriu um Passat que fora preparado pelo mecânico "Paulinho" para alinhar na Hot Car (veja abaixo). As poucas provas que fez serviram como experiência para o ano seguinte, quando entrou com tudo na briga pelo título daquela categoria. Para tanto, o experiente preparador Romeu Franzoni foi contratado, fazendo do Passat #40 da Floricultura Pareci um dos mais rápidos daquela temporada.
O reinado dos Fuscas, heranças da inesquecível Divisão 3, havia acabado em 1981, quando Claúdio Ely foi o último campeão da categoria, que naquele ano ainda se chamava Turismo Especial Gaúcho (TEG). Em 1982 ficou clara a superioridade dos Passats e Gols e para 1983 os poucos Fuscas que ainda sobreviviam, liderados pelo incansável Arnaldo Fossá, correriam juntos com a Hot Car, mas marcariam pontos pela TEG. Isso proporcionava um grid maior e as duas frentes ganhavam em visibilidade e disputas.
Alguns dos pilotos que participararam em 83 foram:
Roberto Schmitz - Passat/Hot Car
Flávio Pilau - Passat/Hot Car
Odoaldo Aldado - Passat/Hot Car
Cláudio Ely - Gol/Hot Car
Fernando Soares - Passat/Hot Car
Luís A. Muller - Passat/Hot Car
Luís Carlos Paré Rodrigues - Passat/Hot Car
Délcio Dornelles - Passat/Hot Car
Cláudio Mueller - Gol/Hot Car
Luiz Marcelo Dias - Gol/Hot Car
Paulo Cesar Wendt - Hot Car
Carlos Hoffmeister - Passat/Hot Car
José Roque Bresolin - Fusca/TEG
Arnaldo Fossá - Fusca/TEG
Roberto Martini - Fusca/TEG
Airton Coelho - Fusca/TEG
Antônio Gilberto Ody - Fusca/TEG
Wineton Zambon - Fusca/TEG
Abaixo algumas imagens daquela temporada.
Na sequência: Arnaldo Fossá, depois uma largada abortada em Guaporé, a disputa entre Ely #10 e Mueller #6 e o Gol super modificado do Luiz Marcelo Dias.
O campeonato começou em Tarumã com uma vitória de "Pareci" após um duelo com Flávio Pilau, que viria a ser seu maior rival naquele ano. Os dois se revesaram na liderança do campeonato ao longo de toda a temporada e o título só foi conhecido na última prova, disputada em Guaporé. O grid da primeira bateria mostrava Pilau na pole position e "Pareci" na segunda posição. "Pareci" liderou quase todas as voltas, deixando a vitória escapar por um problema na última curva da última volta, por centésimos de segundo. Na segunda bateria "Pareci" era novamente o líder, quando na quinta volta teve o motor quebrado, perdendo as esperanças de ficar com o título de campeão. Acabou como vice, mas sentiu o gosto da vitória em várias oportunidades, inclusive nos 500 km de Tarumã, que contarei como foi em breve.
O campeonato começou em Tarumã com uma vitória de "Pareci" após um duelo com Flávio Pilau, que viria a ser seu maior rival naquele ano. Os dois se revesaram na liderança do campeonato ao longo de toda a temporada e o título só foi conhecido na última prova, disputada em Guaporé. O grid da primeira bateria mostrava Pilau na pole position e "Pareci" na segunda posição. "Pareci" liderou quase todas as voltas, deixando a vitória escapar por um problema na última curva da última volta, por centésimos de segundo. Na segunda bateria "Pareci" era novamente o líder, quando na quinta volta teve o motor quebrado, perdendo as esperanças de ficar com o título de campeão. Acabou como vice, mas sentiu o gosto da vitória em várias oportunidades, inclusive nos 500 km de Tarumã, que contarei como foi em breve.
Entre as tantas imagens que mostram a rivalidade entre "Pareci" e Pilau, é possível rever o Maverick Pickup que levava os pilotos na volta da vitória. Dia desses mostrei o Passat Pickup da Carro do Povo que também tinha essa função. No último registro não consegui identificar todos os pilotos, apenas o "Pareci" (segundo da esquerda para a direita), Pilau, erguendo o troféu e o Fernando D'ávila Soares, na direita.
Fonte das imagens: arquivo Roberto Schmitz.
4 comentários:
O de barba não é o Cláudio Ely Capitão Caverna?
luiz borgmann
Isso, é o Cláudio Ely, e quem recebe o troféu parece Odualdo Aldado, não vejo o Fernando D'Ávila (Naná) Soares por ali.
Quem faz a entrega do troféu é Ênio Schmitt, na época presidente da FGA, hoje já falecido.
E DAE PESSOAL? QUE FIM LEVOU O MOITA,LUIZ MARCELO DIAS IRMÃO DO KADAVER QUE O PAI ERA DIRETOR DO IPE NA ÉPOCA?
acho que o kadaver fez valer seu apelido e o moita tmb....
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