sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Festival Automobilístico de Praias do Atlântico Sul

Já que estamos em dia de Torneio de Verão...

Era assim que chamavam as provas no Braço Morto em Imbé. Acho que a primeira vez que houve uma prova oficial por lá foi em 1970. Por esses dias publiquei alguns ótimos registros das provas no Cassino, enviados pelo Fernando Esbróglio e pelo Eurico Estima.

Os mais antigos talvez até tenham assistido a essas provas em Imbé. Nos últimos anos soube de algumas tentativas para novamente realizar provas no litoral, na beira da praia. Até me lembro de algumas provas de kart cross e super cross, nos últimos 15 anos, mas acho que dificilmente os "autos" voltarão a acelerar em um circuito improvisado como era feito na época do Braço Morto. Espaço e público há. De sobra. Acho que falta um plano. Com isso na mão já é meio caminho andado.

Já pensaram? Fazer uma prova - poderia até ser noturna, por que não? - alí próximo da divisa com Tramandaí. Uma pista curta, para seis carros por bateria, que seria eliminatória, igualmente curta, tipo 10 voltas. O pessoal do Marcas e Pilotos podia fazer a experiência. Seria um barato...

Bom, enquanto isso não acontece, vou relembrar os resultados de uma prova que o nosso amigo "Janjão" Freire participou em 1970. Eram várias categorias para pilotos Estreantes e Novatos e Graduados.

Pilotos Estreantes e Novatos
Categoria A - até 1200 cc
1º - #109 Victor Hugo Moog, DKW, 10 voltas
2º - #17 Marcus V. Bossle, VW, 10 v
3º - #201 Lauro Basso, DKW, 10 v
4º - #242 Eduardo Fabrin, Gordini, 10 v
5º - #24 Sérgio Luis Knoblack, VW, 9 v
6º - #7 Jairo Silveira Cruz, VW, 7 v

Categoria B - de 1201 a 1600 cc
1º - #47 Vlademir Oliveira Soares, VW, 10 voltas
2º - #150 Arnaldo Fossá, VW, 10 v
3º - #140 Luis Gustavo Oliveira, VW, 10 v
4º - #111 Mauro Gomes, VW, 9 v
5º - #445 Raul Dall'Agnol, VW, 9 v
6º - #7 Vilmar Azevedo, VW, 6 v

Categoria B - de 1201 a 1600 cc
1º - #27 Ênio Marquart, VW, 10 voltas
2º - #11 Martin Luis Gomes, VW, 10 v
3º - #8 Denis Reginatto, VW, 10 v
4º - #202 Idacir João Marchett, Corcel, 10 v
5º - #78 Daniel Birmann, VW, 10 v
6º - #121 Emile Sartor, VW, 9 v
7º - #10 Hélio Wolfrid, VW, 9 v

Categoria C - de 1601 a 3000 cc
1º - #35 Antônio Fornari, Simca, 10 voltas
2º - #33 Vilson Verardi, Simca, 10 v
3º - #4 Carlos H. Krug, Esplanada, 10 v
4º - #117 Luis Duarte Aiquel, Opala, 10 v

Pilotos Estagiários e POC
Categoria A - até 1300 cc
1º - #14 Elói Heinz, Corcel, 10 voltas
2º - #6 João Ferreira Neto, Corcel, 10 v
3º - #18 Jorge Luis Rodrigues, DKW, 10 v
4º - #99 Francisco Feoli, DKW, 10 v
5º - #10 Fernando Esbróglio, VW, 10 v
6º - #200 Cesar Augusto Ramos, DKW, 7 v

Categoria B - de 1301 a 1600 cc
1º - #47 Antônio João Freire, VW, 10 voltas
2º - #8 Lino Reginatto, VW, 10 v
3º - #7 Rafaele Rosito, VW, 6 v
4º - #27 José Luis de Marchi, VW, 4 v

Abaixo algumas poucas imagens que encontrei. As duas primeiras são de 1970 do arquivo do "Janjão" e mostram o próprio em primeiro plano. A última veio do arquivo do Ricardo Trein e mostra o Rosito, mas acho que em 1971.

11 comentários:

Anônimo disse...

Legal, todo mundo na praia é não é fazendo surfe e sim colocando as baratas pra correr. Entre os nome conhecidos, o Fossá (versão praieira), os irmãos Lino e Dennis Reginatto e o VW#8, que mais tarde venceriam as 12 Horas de Tarumã (1973). Chico Feoli na categoria dos "Estagiários" assim como o Esbróglio. Curiosidade: na mesma categoira do Fossá, há um certo Helio Wolfrid. Seria o mesmo homem da TV, ligado à publicidade?
Caranguejo

Anônimo disse...

Essa de 1970 eu assistí ao vivo, faz tempo hein...? É, o conhecido Helinho Wolfrid também estava lá, ultimamente parece que ele mantinha a maior coleção do Brasil de latas de cerveja...cheias (ou era de uísque ?). Sem contar que no rádio toda a turma escutava o Antonio Carlos Contursi, o "Cascalho do Baralho" da rádio Continental, líder em audiência. O Contursi também participou de corrida com o carro preparado pelo Arnaldo Fossá. Naquele grid, ainda, o Henrique Krug, da zona sul de Porto Alegre, o popular padeirinho, que já nos deixou. Alô veteranos de plantão, confirmem minha versão.
luiz borgmann

Anônimo disse...

Só como lembrança, em um arrancadão promovido em Tramandaí em um verão no final dos anos 60, apareceu um bólido de última hora: um DKW equipado com motor V8 de carretera, o motor foi instalado ao lado do banco do piloto, mangueiras prá lá e prá cá, um canhão. O motor urrava, a torcida toda em volta da barata, "já ganhou"... Dada a largada, o carro acelerava, ricocheteava de um lado prá outro e não saía do lugar,na areia fofa... como dizem os técnicos, problemas de transferencia. Ficou por ali.
luiz borgmann

Anônimo disse...

É,Helio Wolfrid, piloto. Ele apareceu bastante nos noticiários naqueles dias agitados do Caso Daudt. Lembro dele nos primórdios da então TV Gaúcha. Ele tinha um bordão: "Puxa, é a Gaúcha". Gostei da história do DKW "Belo Antonio". Muita pose, pouco resultado. Deve ter sido algo de se ver. Já o Cascalho, cheguei a vê-lo no antigo Portovisão, acho.
A versão da Band do Jornal do Almoço.
Caranguejo

Anônimo disse...

É,Helio Wolfrid, piloto. Ele apareceu bastante nos noticiários naqueles dias agitados do Caso Daudt. Lembro dele nos primórdios da então TV Gaúcha. Ele tinha um bordão: "Puxa, é a Gaúcha". Gostei da história do DKW "Belo Antonio". Muita pose, pouco resultado. Deve ter sido algo de se ver. Já o Cascalho, cheguei a vê-lo no antigo Portovisão, acho.
A versão da Band do Jornal do Almoço.
Caranguejo

Anônimo disse...

O Disk Joquei - Antônio Carlos Contursi, antes de ser o CASCALHO, era o BIER BOY, tinha um programa na Rádo Continental AM 1120 patrocinado pela Loja BIER, depois se tornou o CASCALHO DU BARALHO, no Programa CASACALHOs TIME, fazendo numa ocasião a transmissão ao vivo das 12 horas de Tarumã!

Lembro dele narrando a corrida e quando passava o Aero Willys do Sadi ele dizia:
- Lá vem o carro de fazer casamento!

O Cascalho tinha um Fusca de rua azul acho que 68/69 com rodas aro 13 SCORRO modelo aranha e o famoso VIDRO BOLHA!

Não sabia que tinha sido piloto.

Bons tempos.
-------------------------------

Lacombe

Anônimo disse...

Acho que já comentei aqui em outro post que assisti uma prova no 'braço morto', onde o Rosito apareceu com um Fusca branco com 4 rodas trazeiras, nada mais eram que 4 rodas originais, 2 colocadas invertidas (as de fora), não lembro como ele foi na prova.
------------------------------

Lacombe

Roberto Lacombe disse...

Durante os anos 90, na Administaração Rogério Lammel (ACRGS) e Sergio Aguinsky (APPA), se estudou uma proposta de fazer uma prova do Regional de Turismo e da Speed 1600 em Capão Novo, só que nas ruas (asfalto).
Acho que não aconteceu por falta de $$$ para a segurança.

Leandro Sanco disse...

O "Cascalho" era o concorrente do "Flash Gordon" Esbróglio na rádio?

Roberto Lacombe disse...

Sim, o Esbróglio Fazia o Baile da Pesada e trabalhava na Rádio Pampa, o Contursi trabalhava na Continental e fazia o Baile dos Magrinhos.

Anônimo disse...

Aí Lacombe, já ví que somos bem contemporâneos. Pois o Contursi foi ao meu casamento, apareceu com uma roupa clara, e sapatos cor de vinho, abafou...O Contursi participou somente de uma prova, com carro preparado e patrocinado pela Monzacar.
A propósito, deixaram de fazer corridas na areia de praia depois de um lamentável acidente. Todos sabemos que o automobilismo opferece riscos, e não há, mesmo nos mais seguros autódromos atuais, condição de proteger a tudo e a todos.
luiz borgmann