quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Zaíco

Não deu tempo...

Foi em Setembro último que fiquei sabendo do estado de saúde do ex-piloto José Luiz De Marchi, o "Zaíco". Ele tivera um tumor no cérebro e estava se recuperando. Acho que foi o "Janjão" Freire que me comentou isso e pensei que seria legal encontrar o "Zaíco" para tentar prestar uma homenagem a ele. O "Castrinho" me conseguiu o telefone. O Ribas me disse que encontrara ele pouco antes. O Torino também. Coloquei na minha pauta.

O tempo foi passando e o final de ano bastante agitado me impedia de me dedicar ao Blog como gostaria. Tudo bem, afinal o Blog é um hobby e teremos tempo sempre que possível. Mas o "Zaíco" não teve tempo para esperar. Fiquei sabendo que ele faleceu na última semana.

Pouco sabia sobre ele. Mesmo assim vou tentar fazer uma pequena homenagem a ele.
Dizem que ele era muito bem humorado, sempre fazendo piada de tudo. Correu na primeira temporada da Fórmula Ford em 1971 pela equipe da Associação Guaporense de Automobilismo ao lado do Dr. Nelson Barro. Depois passou para a equipe Shelton ao lado de Clóvis de Moraes, onde correu em 1973.

Ainda em 71 correu algumas provas com um Fusca em parceria de Vladimir Soares. Foi neste ano que aconteceu talvez a sua maior conquista, a vitória nas 12 Horas, quando estas foram pela primeira vez disputadas em Tarumã. "Zaíco" competiu ao lado dos pilotos paulistas Carlos Quartin de Moraes e Pedro Victor De Lamare num dos melhores carros daquela época, o inesquecível Opala azul #84.

"Zaíco" viria a repetir uma vitória em prova longa em 1974, nas 6 Horas de Tarumã, com um Maverick ao lado de Roberto Schimidt e "Janjão" Freire, piloto com o qual dividiu o volante nas 12 Horas de 73.

A partir de 1975 competiu com o Opala #27 no Gaúcho de Divisão 1 e nas provas longas correu com Alfredo Oliveira e Francisco Feoli.

Acredito que 1976 tenha sido seu último ano, mas é provável que alguém aqui saiba melhor do que eu.

Abaixo alguns poucos registros que encontrei:

A primeira é do Opala #84 nas 12 Horas de 1971, depois na Fórmula Ford no carro dourado e vermelho. Mais abaixo vencendo as 6 Horas de 1974 com o Maverick #91. Por fim uma do Opala #27 e o piloto, sempre sorridente, assim como será sempre lembrado.

Fonte das imagens: revista Grand Prix, revista Quatro Rodas, revista Auto Esporte e livro 12 Horas.

2 comentários:

Paulo Schütz disse...

Se não me engano em 76, na inauguração do autódromo de Guaporé, ele correu com um fusca azul, acho que pertencia à Sagitário Promoções, de Ronaldo Bitencourt

pedro radaelli disse...

Zaíco, amigo querido. Vizinhos na av. América, POA, na nossa infância e adolescência, companheiros no 9º Regimento de Cavalaria, São Gabriel.Sensível, agradável, quantas saídas juntos com as moças gabrielenses, eu com
meu violão e ele com sua incrível capacidade de atrair garotas com seu JK. Saudades, cavaleiro, PILOTO, irmão...
Pedro Radaelli