sábado, 10 de outubro de 2009

Enriconi F2

Assim que começei a falar do "Chico" Feoli e publiquei algumas imagens da Fórmula 2 em seu primeiro ano aqui no blog, recebi um e-mail do Edison Enriconi, lá do Paraná com os seguintes dizeres e uma imagem de um Fórmula 2:

"Olá, Leandro!

Ví o Feoli no seu blog. O Osvaldo Santos e eu participamos na mesma categoria em 1981. Nos dávamos bem com o Feoli e com o Ely. Eram bons companheiros. Nós tivemos um ano de estreia pesado. Perdemos um Polar em Interlagos e outro em Cascavel. Estávamos melhorando nosso equipamento. O motor do Rudy Rempel era muito bom e em Cascavel viramos no mesmo tempo do Antônio Castro Prado e melhor que o Muffato com o chassi Berta. Na batida perdemos o carro. Eu coloquei um jogo de molas traseiras que depois soube não ser de boa qualidade, pois dava batente entre os elos."

A mensagem veio acompanhada desta imagem aí abaixo, que foi o tema do último Desafio aqui do blog.


A turma acertou rápido, mas ficavam algumas dúvidas em relação ao chassi. Perguntei ao pai da criança que imediatamente respondeu.

"Este carro foi fabricado na Mastermetal, empresa de amigos de Caxias do Sul, em apenas 15 dias. Para construí-lo, utilizamos parte do que havia restado do chassi Polar. As peças originais tinham muita ferrugem na parte interna. Por isso tivemos o acidente em Interlagos. É natural que não estava 100% e além disso começaram os problemas de quebra nos motores. Não chegamos a participar da última prova por falta de dinheiro. Imagine pagar USD 20.000,00 por um chassi do Muffato..."

Edison também lembrou da participação do carro em Guaporé e aproveitou para enviar dois registros daquela prova.

"Em Guaporé tinha um grão de areia que fechava uma das canetas do Weber. Era impossível de ver. Quando o Osvaldo parava no box o grão saia da caneta e o motor funcionava normalmente. Com a morte do Castro Prado as cabeças não funcionavam direito naquele dia. Em Tarumã um motor lançou biela na classificação. Não era o nosso ano..."



Falando no Edison e no Osvaldo, faz pouco tempo apareceu lá no blog do Mestre Joca um post sobre os dois e entre as imagens, esta aí embaixo, de Guaporé, 1980, durante prova da Fórmula VW 1300. Grande achado.

Valeu, Edison!

Fonte das imagens: arquivo Edison Enriconi.

5 comentários:

Caíque Pereira. disse...

O Enricone F2 eu não conhecia ou não me lembrava (prefiro a primeira hipótese).

Paulo Schütz disse...

Maravilhosa recuperação da história, dos tantos personagens importantes que vão sendo esquecidos. Sensacional a gente ter essa volta através do depoimento dos próprios personagens.

luiz borgmann disse...

O Rudy Rempel mencionado no texto era conhecido por sua experiencia na preparação dos motor VW ar. Vale lembrar que nas primeiras corridas do Camp Bras de F-VW 1300 ele (Rudy) preparava o carro do piloto curitibano Placido Iglesias, o qual venceu as primeiras provas com bastante facilidade, acho que era um chassi Govesa. Na época, o grid era imenso, os pilotos protestaram, e a polêmica foi a descoberta de itens técnicos fora do regulamento, acho que o comissário técnico era o Bruno Brunetti, e o Plácido foi suspenso por algumas corridas, o que inviabilizou qualquer pretensão de campeonato. Certa feita fui na oficina do Rudy, muito bem equipada, ficava próxima a um cemitério. Quanto ao Plácido Iglesias, depois da FVW1300, fez algumas corridas na FVW1600 e após foi para a Inglaterra disputar a F-3 numa época em que lá estavam o Nelson Piquet e o Chico Serra, e os resultados não foram muito animadores. Conheci particularmente o Plácido, bom sujeito, infelizmente faleceu muito jovem, creio que foi no ano passado.
luiz borgmann

Luiz Gil Leão disse...

Convivi durante anos com Edison, pessoa incrível, profissional idem!
Tem credenciais para projetar e construir carros de padrão internacional, fiquei feliz em saber de seu novo projeto, o Peugeot da equipe Le Lac.
Tive sua valiosa ajuda quando ainda menino corri de Kart em Curitiba, junto ao nossos amigos comuns, o Mauricio Gugelmin e o Osvaldo Santos, ambos posteriormente campeões com os carros do Edison.
Grande Edison Enriconi, um enorme abraço, é muito bom ver as fotos dos carros campeões de 30 anos atrás, vamso restaurar algum deles e expor no museu do automóvel de Curitiba?
Abração do Luizinho

Rodrigo Mattar disse...

Eu tinha certeza que não se tratava de um Polar. Minha memória continua boa. A Fórmula 2 Brasil foi um celeiro de talentos em todos os níveis - pilotos, construtores e preparadores. Pena ter durado tão pouco.