terça-feira, 27 de outubro de 2009

As aventuras do Pedro Garrafa

Há algum tempo contei aqui a história do meu amigo Luiz "Magrão" Figueira, baita gente boa, um maluco beleza, que acelerava um Speed 1600 no início dos anos 90. No post sobre ele, publiquei algumas imagens da prova que ele fez e Curitiba, numa espécie de confraternização entre os pilotos dessa categoria de todo Brasil. Em função dessas imagens, lembrei da vez que os pilotos foram convidados para correr em Tarumã e que apenas um carro de São Paulo havia participado. Era o Fusca branco e marrom, o último que aparecia na imagem abaixo. O carro do "Magrão" era o #77.


Pois foi num dia desses que dei uma passada no boteco do amigo Saloma e encontrei a história do piloto daquele Fusca que tinha participado aqui. Deixei uma mensagem e poucos dias depois o próprio piloto, o Pedro Garrafa, entrou em contato com o blog.

"Caro Leandro,

É com imenso prazer e satisfação que me dirijo até você, parabenizando-o pelo seu BLOG e por sua memória. Isto porque em seu comentário sobre minha pessoa no BLOG do Saloma, também pude relembrar um dos momentos mais importantes em toda a minha carreira automobilistica, que foi quando estive aí com vocês e tive também a oportunidade não só de conhecer pessoas maravilhosas, mas também de poder correr num templo do automobilismo nacional que é Tarumã. Foi uma experiência incrível e inesquecível, pena que minha memoria já um pouco cansada não lembre de todos os nomes das pessoas que me receberam de uma forma fora do comum de tanta hospitalidade e atenção, mas alguns eu posso citar, e que me perdoem os que eu não me lembrar, mas a atenção e o carinho de todos estará para sempre guardado no meu coração. Entre eles lembro-me do Hamilton, do Castro , do Ely Muller e muitos outros. Foi pra mim uma corrida inesquecível, pois se não fosse o trabalho e ajuda do Hamiltom eu não poderia nem largar junto com o pessoal. Lembro-me que ficamos na véspera da prova, isto é, na sexta feira, até de madrugada mexendo no meu carro, tentando enquadra-lo mais ou menos nas condições dos demais competidores. E as horas foram passando, e depois de um bom churrasco e algumas latinhas (de refri é claro), nos demos conta que já era madrugada e manhã de sábado, e quase fomos direto pra pista, só não fizemos isso, pois o esgotamento físico que estávamos passando depois de uma viagem de mais de 1.250 km de São Paulo até Viamão, puxando nosso carro na carreta, não nos permitia ficar nem de olhos abertos, imagine então de pé. Mas descansamos apenas pra baixar o óleo, e como todo viciado não podíamos ficar longe da pista, e assim fomos enfrentar o desafio de andarmos na pista mais rápida do Brasil. O carro daquela época era meu primeiro Speed 1600, que por sinal foi vendido, depois de muitas aventuras por quase todos os autódromos do Brasil (só faltou andar em Guaporé e Santa Cruz do Sul). Até hoje continua correndo na categoria Classic com o nº 914 , com motorização AP e todo pintado de prata. Enfim Leandro, depois dessa prova estive outras vezes em Tarumã, andando em outras categorias, porem a primeira vez a gente jamais esquece... Fico muito agradecido pela sua lembrança, e mais uma vez o parabenizo pelo seu BLOG, pois você verdadeiramente sabe o que faz e o que fala. Para sua lembrança mando-lhe algumas fotos daquela época.

Um grande abraço e admiração de Pedro Garrafa Truck Racing"



Assim que botei o olho no blog do Saloma e vi aquelas imagens me lembrei imediatamente da prova em Tarumã. Me lembro como se fosse hoje. Eu e meu tio (Noel), estávamos andando pelos boxes quando chamei a atenção dele para aquele Fusca diferente que lá estava. Eu sabia que a organização da categoria havia feito o convite para a turma do PR e SP e esperava ver muitos carros daqueles estados. Fiquei frustrado quando encontrei apenas um único visitante, mas depois que fomos conversar com o piloto, no caso, o amigo com quem agora, depois de quase 20 anos, reencontro, passei a torcer pelo Fusca #70. Meu tio tinha chegado há pouco de SP, depois de morar alguns anos por lá. Então isso deve ter sido em 1990 - 91, talvez. Ele ficou um bom tempo batendo um papo e se bem me lembro chegou a ajudar em alguma coisa também.

Valeu, Pedro! Foi legal saber da tua história.

Fonte das imagens: arquivo Pedro Garrafa e Luiz Figueira.

6 comentários:

luiz borgmann disse...

Nos anos 90, o Pedro Garrafa (Truck Racing, de S.Paulo) participou ativamente do campeonato paranaense de speed, onde também comercializava seus produtos de grande aceitação da pilotada paranaense (sto antonio, escapamentos de competição, etc). A speed paranaense (que ainda continua no motor "ar") tinha a sua principal caracteristica no uso de rodas de 14" diâmetro, enquanto no RS se usavam (e usam) 13". Relação de transmissão especifica a cada caso, os gauchos quando lá estiveram (em Curitiba, andaram de 13 e andaram na frente, sobressaindo (se não me falha a memória) o Carlos Castro, já falecido. Os grids no Paraná eram grandes, e alguns grandes pilotos de hoje iniciaram ali na speed, destacando-se o José (Beto) Cazuni e o Jair Bana, que creio ser o #2 que está rodando na foto 2, ambos hoje correndo no Brasileiro de Endurance, o Beto de VW Gol e o Bana de protót.Predador. Na oficina do Beto Cazuni, em Curitiba, que era muito requisitado na época dos speed, sempre havia uma meia duzia de speed aguardando para receber alguns hp a mais.
luiz borgmann

Pedro Garrafa disse...

Valeu amigo Sanco!!!
É sempre bom relembrar-mos momentos inesqueciveis do passado, principalmente quando tais momentos só nos trazem alegrias, e com certeza todas essas minhas viagens, só me acrescentaram boas amizades e grandes alegrias.
Fatos e estorias não vão faltar jamais, pena que o tempo é impiedoso conosco e passa muito depressa, porem ele só não consegue apagar da nossa memoria os bons momentos vividos.

Pedro Garrafa Truck Racing

Francis Henrique Trennepohl disse...

Eu li a história do Pedro Garrafa no blog do amigo Saloma e mais esse depoimento dele aqui. Simplesmente sensacional!
Tenho todas as edições da revista Pista Livre, e em muitas delas tem fotos do Fusca do Pedro.
Aliás, tinha uns adesivos do Fusca dele grudados no guarda roupa do meu quarto por mais de 14 anos, até que casei e o móvel teve que dar lugar a outro que comportasse as coisas da nova vida...
O adesivo era muito bonito. Tinha o Fusca (todo estilizado) e o 'Mutley' junto.
Um amigo meu foi assistir uma corrida em Curitiba e ganhou vários adesivos da equipe, e sabendo da minha paixão por Fuscas ele trouxe todos pra mim.
Que sensacional isso. Essa é a força dos blogs, que estão acabando com as barreiras físicas e aproximando os 'tarados' pela velocidade.
Espero ter a oportunidade de conhecer em breve o Pedro, assim como tantos outros que tem o mesmo 'vírus' que eu.
Grande abraço e parabéns pelo blog, Leandro.
Seu trabalho é fantástico e merece todo o reconhecimento!

luiz borgmann disse...

Olá Pedro Garrafa, na foto 3 neste blog, atrás de seu carro vem um speed amarelo com faixa vermelha, creio que é o carro do Jan Marchioratto. Você o conheceu? Baita sujeito, depois dos speed acho que ele largou, e acho que o campeonato paranaense de speed hoje está dilacerado, creio que se realizam provas somente no autódromo de Londrina, campeonato local. Um abraço.
luiz borgmann

Erlon Radl disse...

Hoje pela manhã o Urbano da Silva passou aqui pelo meu escritório e eu comentei. Ele lembra da prova e do Pedro, inclusive falou "ele corria com um fusca bege claro com azul e vermelho, gente bonissima, tenho o cartão dele até hoje"... época de ouro da Speed 1600.

pedro garrafa disse...

Caro amigo Luiz
Felismente lembro-me de todo o pessoal da epoca de ouro dos Speed e tambem dos Marca, inclusive de voce, e fico muito feliz porf tambem ser lembrado.Eu de paulista virei paranaense e vivo em Londrina a nove anos, continuo na ativa, mas de uma forma bem mais calma.
Um grande abraço para voce e para todos os que lerem este artigo....

Pedro Garrafa - Truck Racing