segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Gilda

E-mail vindo do amigo "Caranguejo", direto de Bagé para a blogosfera, há poucos dias.

"Seu Sanco: no final de semana passado, quando soube que irias ao Museu do Indiana Jones Trevisan, até pensei em te pedir para dar uma olhada por mim, na histórica Carreteira Ford Edelbrook 1940, que repousa de sua vida de aventuras no Museu do Automobilismo. Vida agitada a minha e memória fraca, esqueci. Mas qual não é minha surpresa ao ver na última foto do post de hoje (post publicado no dia 30 de Setembro), no canto superior esquerdo, a marca da ferradura e o trevo de quatro folhas do CAB- Clube do Automobilista Bageense, o qual está estampado nas portas da valorosa "Gilda", o primeiro carro de corridas que vi em minha vida. Ah, meu caro, isto foi para mim algo de grande importância, tu não fazes ideia. Fiquei comovido principalmente pela referida marca estar ao lado de outras de grande prestígio do automobilismo nacional. É certo que a velha #18, está em grande companhia. Desculpe ter ficado muito extenso. Muito obrigado.

Carlos Henrique Mercio"

Fiquei feliz com a mensagem do amigo, que lá de longe, se deteve em ver todos os detalhes do enjambre que havia preparado naquele post. Muito agradecido. Não satisfeito, perguntei ao "Caranguejo" quando tinha sido essa "primeira vez" e ele logo em seguida completou.

"Meu primeiro encontro com a Carreteira #18 foi num Quilômetro Lançado, aqui na terrinha, inauguração do primeiro trecho asfaltado da BR-153, Bagé-Aceguá. Ano da graça de 1971. Ao volante, não tenho certeza, mas acho que o Nicanor Ollé. Muitos carros na competição, inclusive um Corcel GTXP amarelo com frisos pretos, apelidado "Abelhão". É provável que tenha sido quando fui picado pelo micróbio da velocidade...Idade, nove anos (saudade)."


Mas bah, que legal essa lembrança. E taí a Gilda, firme e forte, que não nos deixa mentir.

Valeu, "Caranguejo"!

8 comentários:

Anônimo disse...

A propósito do apelido Gilda,me contou muitos anos atrás o L.F.Andreatta;que sabendo do falecimento da Gilda levou suas condolências ao Nicanor e ele muito sem jeito teria afirmado "não era a minha esposa; era minha cadela de estimação". Aqui como na Argentina várias carreteras tinham apelido:Brigitte,Caninana,etc. PAULO TREVISAN

Maria disse...

Sanco:
Isso não vale. Coração de velho torcedor não aguenta tantos rpms.
Emocionado e agradecido, feliz por
rever a velha barata, gostei demais. Mas para ficarmos "quites"
vem aí mais fotos do "Acervo do Caranguejo", como o batizaste.
Muito obrigado

luiz borgmann disse...

Na porta desta carretera também é mencionado o nome de José Rimoli (o Zé Carioca), que certamente a pilotou. Sabemos que o José Rimoli faleceu tragicamente em um acidente de automóvel durante uma viagem. O filho dele, muito conhecido na zona sul de Porto Alegre, com quem converso esporadicamente, lembra muito bem das façanhas do pai e conhecia de perto todos os grandes ases daquela época.
luiz borgmann

luiz borgmann disse...

Essa vai para o Trevisan responder do seu conhecimento na área. Alguns pilotos da época afirmavam que o preparador mais eficiente nos motores Ford V8 flathead era o Antonio Tergolina, que esporadicamente pilotava. Sera? Muito kit Edelbrock apareceu na época por aqui, dando sobrevida ao motor de válvulas no bloco, em época que já apareciam de SP os Thunderbird e outros famosos "rocket".

luiz borgmann

Tohmé disse...

Assim, você mata o Caranguejo...
Bela carreteira. Merece estar na ativa.

Anônimo disse...

O 1ºpiloto desta carretera foi o Rimoli,que a adquiriu em 1949. Chegou a fazer provas com motor flathead com equipamento Ardun,que eu e o Oscar Leke fomos buscar com a familia justamente na casa em Ipanema em 1998.Em 1956 a barata foi para o Nicanor Ollé(que andou com o Otero,Vernieri,Osvaldinho Oliveira,etc)e depois algumas provas com o Aldo Costa.Histórias.
Os kits Edelbrock começaram a aparecer por aqui já em 1951,assim como offenhauser,Weiand,etc(tenho manuais de compra e importação da época).O Nicanor trouxe muita coisa via Uruguay,sem esquecer que trouxe o único Cunningham(carroceria Vignale) vindo para o Brasil.Os Ford V8 com válvulas no cabeçote só começaram nas pistas a partir 1955.Os melhores vamos chamar Thunderbird a partir de 1957/58. Como preparador de carreteras sempre houve um endeusamento do Homero Zani(a transferência dos Galgos Brancos para o Asmuz deu intriga feia).Mas tem-se que respeitar não só o Tergolina e outros assim como pilotos de grande conhecimento técnico(Bertuol,Menegaz,Galvani, Ellwanger, etc...)PAULO TREVISAN

luiz borgmann disse...

Olá Paulo Trevisan, sabia que você iria responder com essa maravilhosa qualidade de informações garimpadas ao longo de tantos anos. grato,
luiz borgmann

Anônimo disse...

Por falar em mecanicos preparadores, justiça seja feita ao RAUL WIGNER, que fazia a Barata do Diogo Elwanger, tetra Campeã Força Livre 1952,53,54,55.