sábado, 31 de outubro de 2009

Kamikase

O último Desafio foi fácil. Luiz Carlos Silveira, o "Kamikase" como também era chamado, durante disputa da Fórmula Ford no ano de 1984, quando escreveu seu nome na história, sagrando-se Campeão Brasileiro daquela categoria, derrotando uma série de pilotos, tendo entre eles o então Campeão de 1983, João Alfredo Ferreira que buscava o bi-campeonato, disparando na liderança no início da temporada.

"Kamikase" chegou a estar em quinto no campeonato e surpreendeu a todos, conseguindo ótimos resultados como as vitórias em Brasília e Tarumã. Virou o jogo no final da temporada em Interlagos, prova vencida por Roque Bruxel. Além do título nacional, levou também o Campeonato Gaúcho, vencendo várias provas em Tarumã e Guaporé.

Sei muito pouco sobre a carreira deste piloto. Não há registro de que ele tenha permanecido na Fórmula Ford em 1985, mas sei que competiu no Regional de Turismo naquele com um Fiat 147 em dupla com Luiz Ernani Mello.

Depois de anos de ausência, participou da Copa Corsa em 1995, primeiro ano da categoria no estado. A ideia dos organizadores era montar um grid com vários campeões de diversos anos. Pelo menos naquela primeira prova em Guaporé me lembro de o ter visto. Acho que o número do seu carro era 44. Vou ver se encontro algum registro.



Quem souber mais sobre o "Kamikase", conte aqui.

Fonte das imagens: jornal Esporte Motor.

6 comentários:

Anônimo disse...

Luis Carlos Silveira, surpreendente Campeão Brasileiro da F/F em 1984, tinha esse apelido em razão de sua profissão: piloto agrícola. Durante a semana o homem enfrentava as torres e os cabos de alta tensão, dos campos que pulverizava. Nos fins de semana voava baixo nas pistas, peitando gente do naipe de um João A.Ferreira, Luis Fernando Cruz ou Roque Bruxel. Em 1985 adquiriu um JQ Reynard e defendeu seu título, mas já era a vez de Serge Buchrieser brilhar. Época maravilhosa para a gauchada.
Caranguejo

Tohmé disse...

Sanco, Caranguejo, qual o chassis do Kamikaze?

Engraçado, vendo a segunda foto, consigo identificar vários pilotos, porém não o Silveira. Sequer guardei seu campeonato, enquanto que ainda me lembro dos campeões anteriores e posteriores.

Anônimo disse...

Salve, Tohmé:
Até prova em contrário, o chassi do Kamikase era um Bino, que pertenceu à Equipe Gedore entre 80/81. Talvez tu tenhas maiores informações, Sanco. Já na segunda foto, que arrisco, é Guaporé, Kamikase(99), Bruxel(21), Cruz(5),J.A.Ferreira(1) e João Narciso Ferreira(22).Faltou um.
Abç
Caranguejo

Leandro Sanco disse...

É verdade, Caranguejo. Quase todos os chassis da Fórmula Ford até o início dos anos 80 eram Bino, os mesmos do primeiro campeonato em 1971.

Na imagem de Guaporé, acertastes todos. O carro que largava na quinta posição e aparece só o bico era o André Rebechi.

Abraço a todos

luizcfsilveira disse...

vendo o blog do sanco, para dirimir duvidas, afirmo que o chassis do luiz carlos furtado silveira(kamikase)era bino,ultimo ano que esse chassis foi campeão.quem afirma é o proprio kamikase com endeletronico luizcfsilveira@terra.com.br luizcfsilveira abraço a todos 22de novembro 2010

cildojunior@hotmail.com disse...

História não se apaga! Podemos até omitir ou contar conforme nos convém, mas apagar... Jamais! 1984 / 7722 Forte e kamikaze abraço a todos!