sábado, 3 de outubro de 2009

O piloto-retratista II

Muito antes de fazer sua estreia nas corridas, "Chico" Feoli já era assíduo frequentador das provas na região. Antes de dominar os carros, a máquina fotográfica era o alvo do domínio do futuro piloto. Olhando em seus arquivos encontrei um belo registro da tomada da Curva da Igreja do Circuito Cavalhada - Vila Nova, mostrando a Berlineta #21 da dupla Vitório Andreata e Wilsinho Fittipaldi. Escolhi aquela como o Desafio da Semana e a turma foi rápida no gatilho, dando todos os detalhes da prova, disputada em 1963.

"Chico" tem um vasto arquivo fotográfico sobre o automobilismo gaúcho. Coisa de primeira. Imagens raras e talvez as únicas imagens coloridas da equipe Vemag, que foram entregues ao Museu do Automobilismo Brasileiro, local perfeito para sua preservação.

Faz pouco tempo que descobri o talento do "Chico" atrás das lentes. Foi quando falei do Vilsom Barbosa, o "Lambe-Lambe" , outro famoso piloto-retratista. Na ocasião ele contou que quando estava na pista, quem fazia suas fotos era justamente o "Chico".

Encontrei mais duas imagens daquela prova. Vamos ver se o pessoal está mesmo afiado e consegue identificar as baratas.



Fonte das imagens: arquivo Francisco Feoli.

9 comentários:

Tohmé disse...

Cacete, cada dia mais admiro o Feoli.

Caíque Pereira. disse...

Duas fotos lindíssimas e a da Berlineta 45 é digna de um quadro.

Rui Amaral Lemos Junior disse...

A 45 é do Marivaldo . Ótimas fotos .

Manoel Antonio Marques disse...

Quando disse que a Berlinetta 21 era a de Luiz Pereira Bueno me ferrei.Respondi sem pensar.Nesta foto não vou opinar sobrea 22,mas o JK 7 é o Ismael Chaves Barcellos.
Manoel Antonio Marques

Anônimo disse...

Ôi
O 22 é Bird/Catarino.
Abç
Júlio

vilsom disse...

A la fresca, tchê. Ainda bem que o Feoli não precisava trabalhar como fotógrafo, senão o Lambe-Lambe morreria de fome. Excelentes fotos. E de um baita valor histórico. Quando digo que o fotógrafo é um profissional importantíssimo, tem gente que acha que exagero.Tentem imaginar uma revista, um jornal, um site sem fotos ... Quero esclarecer que apesar de haver tido o privilégio de ser retratado pelo Feoli, isso não quer dizer que, sempre que o Lambe-Lambe corria, lá estava ele. Ah, e numa daquelas corridinhas de Fiat 147, adivinhem quem eu usei como instrutor, para pegar o caminho da roça? Onde iam os carrinhos da Glitz,lá ia o Lambe-Lambe, grudado que nem merda em tamanco. Melhorei o tempo uma barbaridade, o que não signiifica ter feito um bom tempo .. Ih, ih, ih ... Eu não perdôo "Mão-de-Pau", mesmo que o dito seja o próprio ...

Anônimo disse...

As fotos são ainda da prova II 500 Milhas de Porto Alegre, circuito Vila Nova/Cavalhada em 14 Dezembro 1963.
Na primeira foto o Interlagos N° 22de Bird Clemente / Catharino Andreatta (2° lugar na geral e na classe até 1600 cm³) seguido do FNM JK 2000 de Ismael Chaves Barcellos e Clóvis de Morais (primeiro na classe acima de 1600 cm³).
Na segunda foto o Interlagos N° 45 dos paulistas Marivaldo Fernandes e Emilio Zambello, que sempre corria de Alfa Romeo...

Renato Pastro

Rodolfo disse...

Lindas fotos, coloridas o que nos da uma melhor visão de que o mundo de ontem não era preto e branco.
Dignas de uma quadro para colocar na sala e ficar contemplando.
Parabéns pelo site que sempre visito.

Cesar Costa disse...

Tomei a liberdade de na cara-de-pau surrupiar a foto da Berlineta e colocar no meu fotolog (www.fotolog.com/berlineta).
Abraços virtuais!