quinta-feira, 5 de junho de 2008

O "Sombra"

Há poucos dias recebi um e-mail do Luiz Figueira, o "Magrão" Figueira como é conhecido pelos amigos. Figueira correu na Speed 1600 (Fuscas) a partir do ano de 1990 com o carro #77 da Auto Elétrica Portela. Me lembro que logo na estréia eles fizeram alguns adesivos com um desenho do carro. Eu tenho um até hoje, que está colado num painel onde está a minha coleção obtida nas corridas. No ambiente das corridas (pelo menos) o "Magrão" Figueira era uma figura folclórica. Estava sempre fazendo brincadeiras com todos e não era raro encontrá-lo seguindo alguém, como faziam aqueles artistas chamados "Os Sombras" que apareciam na TV nos Domingos à tarde. O cara é uma figura.

Além das brincadeiras, ele acelerava forte e conseguiu algumas boas colocações em meio ao enorme grid que a Speed tinha na época. Em 1991 ele participou junto com outros pilotos gaúchos de uma prova em Curitiba com os pilotos do campeonato local. Naquela época havia campeonatos dessa categoria no RS, PR, SP e GO. Pelo menos que eu me lembro. Acho que foi em 1990, os organizadores aqui do RS convidaram os demais para uma prova, mas apenas um carro de São Paulo veio. Em 90 mesmo os gaúchos foram à Curitiba. O Roberto Lacombe já tinha me enviado umas imagens há muito tempo. Aproveito assim para publicar tudo agora. Coincidentemente, os dois pilotos (Lacombe e Figueira) acabaram correndo juntos a partir de 1993 no Gaúcho de Marcas com um Fiat Spazio #10. Depois foram para a Copa Fiat e depois de um tempo cada um seguiu seu caminho.

As três primeiras imagens abaixo são da prova da Speed em Curitiba em 1991. Na primeira aparecem alguns carros na cegonha. Em cima estão o #2 do Luis Carlos Paré Rodrigues, o #58 do Paulo dos Santos, o #5 do Carlos Castro e o #11 do João da Silva. Na parte de baixo o #54 do Urbano da Silva, o #19 do Adão Pinto, o #34 do Gervásio Horácio, #27 do Licínio de Oliveira Neto, o #77 do "Magrão" Figueira e o #12 do José Fraga. As outras duas são do grid e da prova.

Conforme tinha falado, o "Beto" Lacombe também passou por Curitiba, mas um ano antes. Vejam aí a imagem do carro dele. Ele me disse que fez o nono tempo na tomada classificatória (entre 29 carros). Largou do box por causa da quebra do cabo do acelerador na volta de apresentação e mesmo assim chegou em nono na primeira bateria. Na segunda largou em nono e chegou em segundo ficando em terceiro na geral. O vencedor foi o André Senger, #35, e em segundo ficou o Carlos Augusto "Guto Furst" de Souza, #40.

Finalizando com duas do Fiat Uno com o qual os pilotos fizeram uma dupla na Copa Fiat, provavelmente a partir de 1995.

Boas lembranças.

Fonte das imagens: arquivo "Magrão" Figueira e "Beto" Lacombe.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara, sou um apaixonado pelo autombilismo, principalmente do Sul. Entre 90 e 93 não perdia uma corrida em Tarumã e com teus posts e fotos viajo no tempo. Fuscas então era minha categoria predileta. Agora te pergunto: onde estão todos os fuscas? Cheguei a ver quase 40 no grid. Será que nenhuma empresa se interessaria na promoção e patrocinio desta categoria tão charmosa. Desta 'viagem' à Curitiba eu lembro. Não fui, mas fiquei sabendo. Vou procurar umas fotos que tenho e te enviar. Abraço!!

pedro garrafa disse...

Na segunda foto na largada, bem no alto do canto esquerdo lá estou eu Speed 70 de Pedro Garrafa.

pedrogarrafa disse...

Amigo Sanco.
Tive o prazer e previlegio de estar correndo com esse pessoal fantastico do sul, e foi uma corrida inesquecivel, pois todas as posições foram disputadas e não apenas seguiamos o lider, pergunte para o Urbano, como foi essa prova...
Simplesmente inesquecivel e incomparavel....