quarta-feira, 18 de junho de 2008

A melhor recordação

A melhor recordação do automobilismo, segundo Joel, foi uma forte disputa que teve com o Maurício Rosemberg - de novo ele - durante uma prova disputada em duas baterias.

Na primeira o #73 andou o tempo todo encostado nele. Na última volta Rosemberg colocou por fora na curva 8, no lado direito de Joel e então começou a bater na lateral para que Joel o deixasse fazer a curva 9 na frente. Não deixando por menos, Joel deixou ele encostado lado a lado e não aliviou o acelerador, indo reto em direção a curva 9. Rosemberg teve de levantar o pé para não bater e assim Joel entrou na reta na frente e ganhou a bateria. Ele ainda lembra que ao chegarem aos boxes desceu do carro e foi na direção de Rosemberg para, digamos, tirar satisfação "no braço" por causa das batidas, mas obviamente foi contido pela equipe e logo todos se acalmaram.

Na segunda bateria, faltando cinco voltas, Joel liderava com Rosemberg sempre colado nele. Então teve início um vazamento pelo radiador de óleo - aqueles instalados na frente do carro - que fez o mesmo parecer um chafariz. O cárter do motor era seco e assim havia um reservatório de 15 litros para alimentar o sistema, no qual havia um marcador, tipo de combustível. O piloto resistiu o que pode, mas quando o marcador zerou, Joel desligou o motor para não fundir, o que acabou fazendo com que ele perdesse a liderança e terminasse apenas na quinta posição na geral.
Abaixo uma sequência de imagens da disputa entre os dois pilotos.

Fonte das imagens: arquivo Joel Echel.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vai ser o mes todo soh esse fusca????

Leandro Sanco disse...

Olá, "anônimo".
Nesses últimos dias tenho publicado um excelente material que me foi gentilmente cedido por um ex-piloto que competiu numa das categorias de maior sucesso no RS e no Brasil nos anos 70.

Infelizmente esse material está acabando e em breve mais novidades aparecerão por aqui.

Aproveito a oportunidade para saber o que tu gostarias de ver aqui no Blog. Talvez eu tenha ou consiga alguma coisa e em breve tu poderas ver publicado aqui.

Obrigado pela visita.

Leandro Sanco

Anônimo disse...

Jah q perguntaste, seria legal lembrar da Stock, jah q esse final d semana temos uma prova aqui. Assim como tu fizeste ano passado.
Um abraco

carlos giacomello disse...

Infelizmente perdemos este grande piloto hoje. conheci ele depois que havia parado de correr mas sempre ouvi falar muito bem do seu estilo de pilotagem. Que deus o tenha.