domingo, 15 de junho de 2008

Desafio da Semana

Unindo o útil ao agradável, mais uma vez aproveito a riqueza do material do Joel para lançar o próximo Desafio semanal aqui no Blog. Mas antes, não poderia deixar de dar a resposta do último, que desta vez ninguém matou. O Fusca #18, equipado com aquela enorme asa e a com a tomada de ar ao estilo dos carros de Fórmula 1 da época, era dos irmãos Airton e Benoni Guterres de Carvalho, da cidade de Esteio. Pra ser sincero eu não os conhecia. Não tenho assim muitas informações sobre eles, mas como pode ser visto ao longo da última semana eles deixaram o nome registrado na história ao vencer a prova 500 Km de Tarumã de 1972. Se alguém tiver alguma notícia deles, conte aqui.

A imagem de hoje eu também acho que não é fácil, mas a idéia do Desafio é a de provocar os amantes da velocidade que por aqui passam a trocar informações, gerar uma discussão e agregar conhecimento sobre o assunto, afinal o Blog não é feito apenas das contribuições deste que vos escreve. O grande barato é que qualquer pessoa que tenha algo a comentar tem a oportunidade de fazer, sem problemas. A cada dia que passa o número de informações que são inseridas aqui neste espaço aumenta um pouco e assim está se criando um pequeno banco de dados a respeito do automobilismo gaúcho dos anos 70, 80 e 90.

Bom, qual dupla de pilotos correu com esse Chevette vermelho #8? A prova é a 12 Horas de Tarumã de 1974. Troquei algumas mensagens com o piloto mais famoso da dupla durante essa semana que passou. O amarelo #89 era pilotado pelo Paulo Hoerlle e os Irmãos Echel. Em breve vou publicar mais imagens desse carro.

Fonte da imagem: arquivo Joel Echel.

4 comentários:

Anônimo disse...

VII 12 Horas de Tarumã- 15/12/1974

4° Lugar na Geral e 1° Lugar na Classe A:

Walter Soldan / Mário Belezza- Chevettte N°8


Renato Pastro

Anônimo disse...

Certíssimo o Pastro, Luiz Mário de Oliveira Belleza, era ele quem pilotava o carro neste momento, de uma disputa de várias voltas, que resultou num abraço com o Joca, quando entregaram os carroa aos parceiros, ambos ressaltando o quanto se divertiram.
O Chevette, mantendo a cor, recebendo o número 10, se tornaria campeão gaúcho no ano seguinte, 1975, nas mãos do "Magro" Soldan.
Passei as 12 horas junto ao muro, com o cronômentro na mão e pude testemunhar a tocada do Soldan, completando 12 voltas seguidas no mesmo décimo de segundo, além de muito rápido, sempre muito regular.

Paulo Schütz

Anônimo disse...

Quanto ao desafio anterior, o Airton Guterres de Carvalho, meu amigo, mora em Maputo, Moçambique e é instrutor de vôo/ piloto de Boeing de uma cia de lá; O Benoni, seu irmão, mora em Porto Seguro, BA, tem uma locadora de buggys chamada Garças, e proprietário de uma pousada. Ambos tem filhos e netos.
cesarrosdesouza@terra.com.br

Anônimo disse...

Sou filho do Airton Guterres de Carvalho e sobrinho do Benoni Guterres de Carvalho, o pai esta morndo hoje na Praia Grande emSão Paulo e o tio continua em Porto Seguro