terça-feira, 24 de junho de 2008

Respeitável público

Na última semana recebi do Paulo Trevisan o folder que foi entregue na entrada do Tarumã no dia 23 de Março de 1974, quando da realização dos "500 km de Tarumã". Era um folder feito pela equipe do Voltaire Moog e do Leonel Friedrich, que acabariam por vencer aquela prova.

Observem o número de empresas que ajudavam no patrocínio do VW #74. Junto com o nome dos patrocinadores vinha a lista de inscritos da prova. É claro que essa iniciativa era mais um meio de divulgação das empresas, mas acima de tudo era sinal de respeito para com o público, pois com essa informação era possível saber quem estava na pista, por quem torcer, etc.

Acho muito importante essa iniciativa. Eu mesmo tenho alguns que guardei ao longo dos anos, mas não passam dos anos 90. É o mínimo que os organizadores ou até mesmo os participantes deveriam fazer por aqueles que vão até o autódromo com o intuito de assistir as corridas.

Eu me lembro que em 1991 ou 92 quando o Gaúcho de Marcas, os Opalas e a Fórmula Ford corriam juntas, a Gráfica Medeiros de Gravataí fazia uns folders pequenos, mas que traziam as informações básicas como inscritos e classificação dos campeonatos. Numa das provas em Tarumã, com chuva, o tal folder ficou pronto na última hora e foi deixado na portaria, porém aqueles que já estavam acomodados dentro do autódromo não receberam e eu e mais algumas pessoas tratamos de resolver o problema. Peguei um punhado e parti em direção ao Tala Larga. Como estava chovendo, boa parte do pessoal estava em barracas ou mesmo dentro dos carros e a cada entrega sentia o quanto aquele pedaço de papel era bem recebido por todos.

Por isso acho que esse tipo de informação não deveria ser esquecida.

Abaixo segue o folder. Espero que consigam ampliá-lo.


Muito obrigado, Paulo!

2 comentários:

Erlon Radl disse...

O nosso Marcas "New Generation" fez isso nas primeiras provas, com folders com histórico da categoria e inscritos...
Agora é o Jornal Pitstop que é distribuido nos autodromos na entrada das etapas do Marcas e Pilotos. A parte do Marcas é escrita por mim e o restante do jornal montado pelo Paulo Torino.

Renato Meurer disse...

Este carro, 74, foi comprado zero na Gaúcha Car. Chegou na oficina do Romeu Franzoni,Av Bagé, com 20 km rodados.Em dois dias foi transformado no grande campeão que foi em 1974.