segunda-feira, 23 de junho de 2008

Toki Indústrias Químicas

Bom, depois de 60 dias de enquete, a empresa ou marca mais lembrada pelos automobilistas e aficcionados como sendo aquela que mais teve seu nome associado ao automobilismo foi a Toki Indústrias Químicas, empresa que no período de 1981 a 1991 patrocinou a MC Competições do "Carlinhos" de Andrade nas categorias de turismo em que competiu. Conforme me falou o "Né", da própria equipe, em 1991 a Toki foi vendida para o grupo inglês ICI (Imperial Chemical Industries), aquele mesmo que patrocinou a Willians na Fórmula 1 durante um bom tempo. Após a venda os antigos proprietários abriram uma nova empresa que hoje tem o nome de Noko Química e esta vem patrocinando a equipe MC desde o início da "era Tubarão".

A disputa entretando, não foi nada fácil. A Toki obteve 49 votos (28%) e logo atrás, com 44 (25%) veio o Café Melitta, outra empresa que igualmente fez muitos fãs entre o público gaúcho, principalmente nas mãos dos pilotos Paulo Hoerlle e Antônio Miguel Fornari.

Mais atrás, e que também merecem destaque, ficaram:
3º Petróleo Ipiranga - 19 votos (10%);
4º Gaúcha Car - 12 (6%);
5º Taurus - 9 (5%).
As demais contabilizaram menos do que 5% dos votos.

Resultado justo. A MC Competições sempre se preocupou com sua imagem, e sempre procurou divulgar seus patrocinadores. Em inúmeras vezes foi possível encontrar o carro da Toki ou da Noko em shoppings, feiras, etc. Me lembro também que há 20 anos, quando o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul ainda fazia a eleição da Miss ACRGS, que na ocasião foi realizada no Lindóia Tênis Clube aqui em Porto Alegre, nos trajes "a caráter" das candidadas estavam os logotipos dos patrocinadores da MC e entre eles a Toki, conforme pode ser visto abaixo.

Agradeço a todos que participaram. Até a próxima enquete.

Fonte da imagem: jornal Esporte Motor.

Nenhum comentário: