José Renato Catapani = Lola T210
Ruben Alonso = Vounta Tornado
Pedro Victor De Lamare = Fúria Chevrolet
Jan Balder = Casari A1
Breno Fornari = Protótipo Regente
José Pedro Chateaubriand e Fernando Esbroglio = Puma 2000
Antônio Carlos Avallone = Lola T70
Dino de Leoni = Protótipo Aragano
Jorge Juan Ternengo = Berta Tornado
Norman Casari = Lola T70
Luiz Moura Britto = Protótipo VW 1.600
O protótipo batizado de "Phantom II" tinha um motor VW 1.600 cc e foi construído pelo Tino Piccoli da Auto Cruzeiro. Ricardo conseguiu o quinto lugar na categoria D4. Abaixo uma imagem do carro descendo em direção à curva do Tala.
O protótipo voltaria a ser utilizado em 1972. Para isso teve de ser totalmente reconstruído, recebendo nova carroceria - projetada e construída em chapas de alumínio pela Metalúrgica Bernardi - além de um novo motor, agora de 2.000 cc. Ricardo foi o único gaúcho inscrito para a prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Viaturas Esporte em Tarumã. Prova que contou com a participação de aproximadamente 30 carros. Abaixo o carro após o término da preparação.
Também em 1972 Ricardo adquiriu um VW Fusca, preparado pela Mecânica Carrion, com o qual participou do Campeonato Gaúcho de Automobilismo. Na imagem abaixo o VW #12, que naquela oportunidade, por se tratar de uma prova longa, foi pilotado também pelo Aires Scavone, aparece seguindo um Simca #85. Vocês saberiam quem eram os pilotos? Uma dica, era uma dupla de irmãos. Essa prova era de 500 Km e Trein/Scavone concluíram na 12ª no geral.
Abaixo uma bela imagem das 12 Horas de 1972, mostrando três Fuscas. Da esquerda para a direita temos o #73 dos irmãos Maurício e Moacir Rosemberg, depois o #12 de Ricardo Trein e Rico Harbich e por fim o #43 de Raffaele Rosito e Leonel Friedrich. Trein e Rico chegaram na sexta posição na categoria.
Em 1973 Ricardo participou regularmente do Campeonato Gaúcho de Automobilismo na Classe B. Alguns dos adversários na época eram Lino Reginatto, Emilio Boeckel, Vitor Mottim, Luiz de Oliveira, Élcio Prolo, Ênio Guzinski, Edgar Echel, Ayrton de Carvalho, Arnaldo Fossá e Ervino Einsfeld. Eventualmente participou de algumas provas no Uruguai, como essa em Rivera denominada "3 Horas Internacionais do Uruguai" em Novembro de 73, onde participaram pilotos do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, da qual saiu vencedor com o VW #47. Me lembrou o Ricardo de que além dessa prova Internacional, algumas etapas do Campeonato Gaúcho também eram disputadas naquele país. Bem que poderíamos ter algumas provas lá novamente...
Ainda em 73, conforme já foi citado aqui no Blog, participou das 6 Horas de Tarumã em dupla com José Francisco Bammann com um VW "Saboneteira" ou "Zé do Caixão".
Amanhã tem a continuação dessa retrospectiva, com belas imagens da Divisão 3. Não percam!
Fonte das imagens: arquivo Ricardo Trein
6 comentários:
Maravilhosas as fotos do Trein!
O lindo Simca nº85 acho que é dos irmãos Iglésias, Ivan e Afonso.
Sanco, por que é possível ampliar algumas fotos e outras não?
Aquela dos três fuscas não amplia, eu gostaria de vê-la maior!
É possível deixar como padrão abri-las no tamanho maior?
Grande abraço.
Lacombe
Grande Lacombe.
O tamanho das fotos depende do tamanho do arquivo. Procuro sempre deixá-las pequenas para que seja fácil de carregá-las. Eventualmente acabo não conseguindo colocar no tamanho certo. O Blog tem um limite de espaço e se eu deixar todas grandes vai acabar em breve.
Ah, realmente o Simca é dos irmãos Iglésias. Bela imagem, não?
Belas imagens, na descida ao tala junto com Jorge Ternengo e o belíssimo Berta Tornado, com motor dianteiro, seguidos do Fúria Chevrolet do Pedro Victor Delamare.
Bem lembrado pelo Lacombe, os irmãos Iglésias, com um Simca amarelo, mais tarde substituído pelo Opala, de 4 cilindros, preparado na Argentina, mais tarde com o 6 cilindros, era um carrão.
Paulo Schütz
Fantastico !!
É a primeira vez que vejo fotos do Phantom II, não deve haver muitas por aí.
Jonny'O
Prá mim o Phantom é uma surpresa! Sabia que os gaúchos dedicavam-se com muito afinco às corridas de Turismo e monoposto ali por 71, mas protótipos era uma raridade, com exceção do Aragano do Dino di Leone (e a foto do bi-motor-DKW do Dino, quem tem?)e aquele Grupo 7 derivado do Caçador de Estrelas com motor Corvette do Bica Votnamis que, quando se mudou para o RS no início dos 70, andou com o carro em Tarumã.
Agradável surpresa, pois. Que fim levou o carro que me lembra ligeiramente um Manta?
Que lindo lembro bem da Mecânica Carrion em que meu cunhado José Carrion muito amigo do Ricardo organizava a mecânica de seus carros para suas corridas!!!! Hoje relampejam as recordações lembro bem!!!
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