Com o acidente de Ricardo Trein no Festival do Álcool em 1979 o Fiat 147 ficou destruído. Uma pena, pois o carro tinha somente 400 km rodados, foi tirado zero km, só para competição. Sem maneira de recuperá-lo, a alternativa foi abandonar o esporte temporariamente.
Sete anos depois, em 1986, o Rio Grande do Sul despontava no cenário nacional com um campeonato que se tornava referência no país, o Regional de Turismo. A cada prova o número de pilotos e equipes interessadas aumentava e assim Ricardo adquiriu um Escort que pertencera ao Alex Dias Ribeiro, que era piloto oficial da Ford no Brasileiro de Marcas de 85. O carro foi ajustado para o regulamento do Regional, onde era mantido mais original, e assim começou o ano correndo a primeira prova com o Cezar Ramos. Ficaram em quarto lugar debaixo de muita chuva. A segunda com o Flávio Pilau, a terceira com a Maria Cristina Rosito e daí para a frente com o Luiz Carlos Ribas. As imagens abaixo mostram uma sequência de imagens daquele ano, nas pistas de Tarumã e Guaporé.
Sete anos depois, em 1986, o Rio Grande do Sul despontava no cenário nacional com um campeonato que se tornava referência no país, o Regional de Turismo. A cada prova o número de pilotos e equipes interessadas aumentava e assim Ricardo adquiriu um Escort que pertencera ao Alex Dias Ribeiro, que era piloto oficial da Ford no Brasileiro de Marcas de 85. O carro foi ajustado para o regulamento do Regional, onde era mantido mais original, e assim começou o ano correndo a primeira prova com o Cezar Ramos. Ficaram em quarto lugar debaixo de muita chuva. A segunda com o Flávio Pilau, a terceira com a Maria Cristina Rosito e daí para a frente com o Luiz Carlos Ribas. As imagens abaixo mostram uma sequência de imagens daquele ano, nas pistas de Tarumã e Guaporé.
O Marcelo Aiquel, então presidente do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, auxiliava a equipe e enquanto limpava o vidro do carro dizia para Ricardo: "agora é só correr para a vitória!". Quando este ligou o carro, engatou a primeira marcha e arrancou a pressão do óleo foi no limite e o motor do carro quebrou. Ficou faltando muito pouco...
Ricardo ainda lembra que na última hora da prova quase todos os Escorts que participavam da corrida tiveram problema semelhante.
Em 1987 Ricardo correu todo o campeonato com o Antônio Sartori. O ano começou bem com um segundo lugar já na primeira prova, demonstrando o entrosamento da dupla, bem como a excelente preparação do carro pelo "Zé" Laênio. Com o acidente do Sartori na curva 1 em Tarumã (veja essa história aqui), onde a equipe teve de montar um carro praticamente novo e que nunca ficou bom como o anterior, Ricardo Trein e Antônio Sartori acabaram perdendo um campeonato que estava fácil para eles. Acabaram terminando o campeonato apenas na quinta posição. Com o término da temporada de 87, Ricardo parou de competir definitivamente. Abaixo duas imagens daquela temporada.
Ricardo ainda dá suas aceleradas na Fórmula Classic, mas isso já é assunto para um outro post.
Fonte das imagens: arquivo Ricardo Trein.
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