sábado, 21 de junho de 2008

Direto de Bagé

Quando publiquei no último Domingo aquela imagem do Desafio com os Chevettes nas 12 Horas de Tarumã de 1974, sabia que deveria ao menos já ter a resposta para poder contar para vocês. Isso eu descobri procurando no livro "12 Horas" da dupla Torino/Lava. Para minha surpresa o Chevette vermelho #8 tinha sido o vencedor na classe A e quarto colocado no geral, um excelente resultado se considerarmos que no grid havia muitos Opalas e Mavericks.

Mantendo a máxima do Blog que uma história puxa outra, acabei recebendo, ainda naquele Domingo, um e-mail de um dos pilotos daquele carro. O Luiz Mário Belleza - que era o piloto no momento em que a imagem foi feita - me escreveu lá de Bagé para dizer que havia recebido uma ligação do seu primo, ninguém menos do que Paulo Roberto Belleza Viola, o "Neco" Viola, informando sobre essa imagem publicada aqui no Blog. Imediatamente o Luiz Mário me enviou um e-mail contando detalhes daquela prova, da parceria com o "Magro" Soldan, da vitória, etc. Nada melhor do que reproduzí-lo aqui e agora:

"Amigo Leandro. Em 1974 não houve tomada de tempo por cronômetro e sim uma corrida de 30 minutos, com início, se não me engano, às 22 horas. Acertamos com o Soldan, que eu faria a bateria de classificação e ele largaria nas 12 Horas à meia noite. Foi feito um sorteio e fiquei lá atrás no grid. Nessa altura, além de três anos de Kart, eu havia corrido todo o ano de 1973 na Divisão 3, no Gaúcho e Brasileiro de Fórmula Ford e na primeira prova de Divisão 1 com uma Brasília do meu amigo Vitor Hugo Ferlauto. Nessa corrida, na qual vencemos entre os Volkswagem, pilotei junto com Vitor Hugo e Paulo Ferlauto, seu irmão, em uma corrida de seis horas. Vitor Hugo e eu pilotamos quase toda a prova pois o Paulinho não virava os nossos tempos, apesar de ser um excelente piloto. Vitor Hugo, sempre de bom humor dizia que quando chegava nas curvas, o Paulinho lembrava das filhas. Eu acho até que a Brasília era do Paulinho. Voltando então às 12 Horas, largamos a bateria mais ou menos lá na 35ª posição. Durante a largada eu tinha o hábito de vir para o muro dos boxes e ficar por dentro até a freada do Laço. Até a curva do Laço passei muitos carros, pois o Chevette, cuja suspensão havia sido feita pelo "Neco" Viola e o "Magro" Soldan, estava bárbaro. Morando em Bagé eu sempre chegava para os treinos de Sábado e uma vez, na Divisão 3, cheguei direto para a corrida. O meu irmão "Catô" -Carlos Heitor de Oliveira Belleza - havia treinado no Sábado para acertar o "auto". E assim fui passando até estar em segundo lugar, atrás de um Passat, que me fechava a porta sempre. Não quis arriscar a frente do Chevette que tinha seis luzes e em seguida terminou a classificação. Walter Soldan deu a largada e colou no Passat. Lá pela sexta volta ele já estava em primeiro. Com uma hora de prova o escapamento quebrou e o Soldan entrou nos boxes. O "Neco" e a turma ataram com arame, mas algumas voltas depois afrouxou e o "Magro" entrou de novo e gritou: "arranquem essa m... daí!!!". E assim fomos tratar de recuperar o tempo perdido. O Soldan andou forte e me entregou às duas da manhã em sexto lugar. Segui com o pé embaixo durante as duas horas. Quando os Opalas e Mavericks freavam junto eu fazia as curvas por fora junto com eles. Um Opala me passou na entrada do Tala Larga e o piloto não conseguiu controlar, começou a girar na minha frente e eu no limite, consegui atravessar o Chevette um pouco sem bater e o Opala desapareceu na noite. Às quatro da manhã entreguei para o "Magro" em segundo lugar e uma hora depois já estávamos em primeiro. A partir dalí foi administrar até o final. Trocamos dois pneus e os abastecimentos foram perfeitos, se não me engano trocamos os pneus em 42 segundos. Consultes o Paulo Schutz que fez a cronometragem da equipe e tem a melhor memória. Ao final da prova, quarto lugar para o Chevette número 8 pilotado por Walter Soldan e Luiz Mário Belleza na frente de muitos de maior cilindrada. Saludos al nuevo amigo. L.M".



Não preciso dizer mais nada. O próprio personagem do Desafio já "fez a mão".

Muito obrigado, Luiz Mário! Aguardo mais histórias para serem contadas aqui no Blog.

Fonte da imagem: arquivo Joel Echel.

2 comentários:

Renato Bellote disse...

Parabéns pelo blog.
Nota dez.

abs

Anônimo disse...

Eu sou "direto de Bagé", Sanco. Só pra deixar um abraço, dar parabéns pelo site. Vi Luiz Mario Belleza correndo muitas vezes de Kart, nas ruas de Bagé. Também vi uma vez o seu Fórmula Ford, patrocinado pelo Expresso Fronteira/Correio do Sul.
Abraço da Fronteira, Caranguejo.