sábado, 28 de junho de 2008

O delegado pé de chumbo

Como falei, esse é mais um da minha lista de "botas".

O tempo para me dedicar ao Blog é curto. Não consegui ainda escrever e lembrar de todos os pilotos que gostaria. Essa lista de "botas" que falo, é composta por aqueles pilotos que ví correr e que me deixaram impressionado por suas atuações na pilotagem de um carro de corrida. Já lembrei de vários aqui e hoje mais um deles terá seu espaço no Blog. Falo de Luiz Carlos Corrêa Ribas, o popular "Delegado", profissão que exerce há muitos anos. Ele era a resposta para o Desafio da última semana. O Rogério Tardivo, o "Taxa", acertou e além disso, era ele o preparador daquele Fiat 147 no Campeonato Gaúcho de 1982.

Posso estar enganado, mas eu me lembro que no início dos anos 80, quando eu morava na Rua Alberto Silva e estudava no Colégio Santa Dorotéia, havia uma oficina na Rua Mali (que ficava quase ao lado do Colégio), onde havia um Fiat 147 #10. Será que era alí a tua oficina, "Taxa"? Me lembro que anos mais tarde o Chevette #46 patrocinado pela Cinzano que corria no Regional de Turismo (em 1987) ficava por alí também. É claro, esse carro era pilotado pelo Rodinei, irmão do Rogério!

Bom, consegui um contato com o "Delegado" durante essa semana para saber um pouco mais sobre a carreira dele nas pistas, coisa e tal. Ele lembrou de muita coisa, mas pediu um desconto, pois como ele próprio disse "a memória do velho já falha em alta e engasga em baixa". Ele fez questão de dizer que ficou emocionado ao ver passagens da vida dele no automobilismo e também de lembrar dos tantos parceiros que teve nas corridas como Soldan, Castrinho, Groch, Guto Furst, Jorge Fleck, Vicente Daudt, entre outros, que foram mais do que parceiros, foram e ficaram como irmãos. Ele disse que com eles cresceu como piloto e ser humano e por isso é muito grato. Que legal esse depoimento.

A história dele no automobilismo começou na Mueller Formação de Pilotos, do Professor Cláudio Mueller, seu amigo até hoje. A estréia aconteceu em 1972 no Campeonato Gaúcho de Estreantes e Novatos com um DKW (credo, diz ele). Em 1973, já como piloto graduado, correu a primeira prova de Divisão 1, as "6 Horas de Tarumã", em parceria com os pilotos Vandernei Simões e Luiz Gustavo Tarrago de Oliveira, prova na qual chegaram em segundo lugar. Entre 1974 e 76 Ribas disputou o Campeonato Gaúcho de Viaturas Turismo com um Chevette (sei que em 75 o número do carro era 67 e que nas 12 Horas daquele ano fez parceria com Bruno Picollo e Gilberto Jaeger no #61) parando e voltando em 1978 quando começou o campeonato de Fiat aqui e no resto do país.

Em 1979 conquistou o primeiro título da carreira, o de Campeão Uruguaio de Turismo (incrível, não é?). Naquele mesmo ano participou dos campeonatos de Fiat com um 147. No ano seguinte foi sexto colocado no campeonato gaúcho de Fiat no carro da Kury-Padilha. Em 1981, ano em que formou equipe com o Joel Echel, foi o quinto colocado no campeonato.

De 1982 a 84 Ribas foi piloto oficial de fábrica (Fiat), disputando, além do Gaúcho de 147, o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos. Também em 84 participou da Copa Itali de Turismo. Em 1985 fez dupla com Walter Soldan e juntos foram Vice-Campeões do Campeonato Regional de Turismo, vencendo três provas. A partir de 1986 até meados dos anos 90, ainda no Regional de Turismo/Gaúcho de Marcas, correu com os pilotos Ricardo Trein, João Campos, Aroldo Bauermann, Itamar Bianchesi, Jorge Fleck, Vicente Daudt, Carlos Augusto de Souza ("Guto Furst"), entre outros, com carros Escort, Uno, Passat, Voyage e Chevette.

Amanhã tem mais retrospectiva do "Delegado". Agora vamos a algumas imagens.

Na sequência: em 1980 com um Fiat 147 no Campeonato Gaúcho. Depois em um "pega" com o companheiro de equipe Joel Echel, em 81. Mais abaixo ainda estamos em 81 e na seguinte mostrando Ribas na caça ao Paulo Hoerlle, em Guaporé, 82. Em seguida, com Evaldo Quadrado durante o Brasileiro de Marcas e Pilotos de 84 com um Oggi. Depois no Fiat 147 com o qual fez dupla com Walter Soldan e conquistou o vice-campeonato de 85 no Regional de Turismo. A seguir no Escort, durante as "12 Horas de Tarumã" de 86 com Ricardo Trein. Fechando o dia com duas de 89, quando fez dupla com Jorge Fleck na pilotagem de um Passat e mais tarde de um Voyage.

Como disse, amanhã tem mais.

Fonte das imagens: Anuário Fiat de 1980, arquivo Joel Echel, arquivo Paulo Trevisan, Jornal Esporte Motor, arquivo Ricardo Trein, jornal Zero Hora e arquivo pessoal.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida, a antiga oficina do "Taxa", na rua Mali.
Paulo Schütz

Anônimo disse...

É bom começar a falar deste tipo de piloto que orgulha o RS.A gente sabe quem são ou foram os pilotaços; e sobre cada um fomos formando uma imagem,reforçada pelos comentários de dentro e fora dos bastidores.O Ribas sempre esteve entre os melhores nas categorias que andou;gentil e cheio de manhas...Um gentleman fora das pistas mas duríssimo com os adversários;estrategista e sempre andando no limite.As histórias na Copa Fiat... Sanco,faça um "interrogatório"maior no delegado e tente acessar seu arquivo de fotos de época.PAULO A.TREVISAN

Anônimo disse...

O delegado e fera nas pistas
Tive oportunidade de disputar com ele algumas vezes e lembro de uma que eu vinha na ponta no marcas e ja tinha enfrentado a preção de outras feras como o Castol , Ronaldo Ely , so fera, e ai veio o delegado e andamos lado a lado durante umas duas voltas
não passava um lapis entre uma barata e outra e em momento algum os carros se tocaram.
Disputar com piloto de ponta é fantastico.
O magrao alem de grande piloto é um grande cara! tem toda a minha estima e o meu respeito, é bom ve-lo no blog.
Abraços
Nique
obs: tenho o filme em betamax que comprova o que relatei.

Anônimo disse...

O delegado Ribas só é chamado assim depois de empossado como tal em 1977, se não me falha a memória.
Luiz Borgmann

Anônimo disse...

Muito bom ver essa bela homengaem ao meu velho, que a propósito está de aniversário no próximo dia 2 de julho. Com certeza um dos melhores pilotos do Brasil e meu grande professor. Grande abraço. Rodrigo Ribas