domingo, 10 de janeiro de 2010

Desafio da Semana

O Desafio dessa semana é um pouco diferente. O Tito, um blogueiro que desenha carros da Divisão 3 para colocar no jogo de computador rfactor, vem trabalhando arduamente (com a ajuda do nosso Mestre Caranguejo e do Fabiano Guimarães - que descobri há pouco já acelerou umas carangas em São Paulo nos anos 90) para catalogar e modelar os "Pinicos Atômicos", os Fuscas, que competiram nos anos 70 e 80 no Brasil todo. Trabalho dos grandes, mas que aos poucos vai aparecendo no blog dele. O Caranguejo me avisou que o Tito quer também modelar as Brasílias que correram neste período. Uma informação que falta para ele é a cor da Brasa do Aroldo Bauerman, então esse será o Desafio da Semana. Alguém aí lembra?

Falando em Brasas, acho que a mais famosa em nível nacional foi a do Ingo Hoffmann, pelo menos é o que ouvi falar, pois não vivi aquela época. O que vocês acham? E entre os gaúchos? Qual a que tinha mais fãs? Seria a do "Janjão", do Aroldo, do Rosito, do Ervino?






Mãos à obra!

Fonte das imagens: arquivo Aroldo Bauermann, Antônio Freire, Paulo Schutz e revista Auto Esporte.

13 comentários:

Paulo Schütz disse...

A brasília do Aroldo era branca. As mais populares, certamente foram a da Carro do Povo (ma foto pilotada pelo Leonel) e a do Janjão, que era posterior. Nacionalmente a do Ingo foi a única realmente famosa, seus adversários eram predominantemente os fuscas.

Hiperfanauto disse...

Há alguns meses atrás postei em meu blog, o projeto em paper model da Brasilia do Ingo, que depois virou até trabalho de escola e foi muito bem apresentada pelo Fabio (Paperslotcar) no Revival 2009 na Shelby Automodelismo. A foto desta Brasilia esta documentada em um dos "posts" do blog Papersoltcar. Admiro a iniciativa do Tito em desenvolver projetos para paper model que resgatem os carros de corrida brasileiros que fizeram a nossa historia, tal como hoje já o fazem o Fabio, o Ricardo e de uma forma mais simploria eu.
Ah eu tive a oportunidade de ver o Ingo com esta Brasilia aqui no Templo (Interlagos) e olhe ela dava sufoco até em muito Opala.

ttm disse...

olha o Sanco, de novo dando aquela força...
o próprio Janjão (!) já enviou-me fotos da Brasa Rádio Continental, cujo modelo já está em processo de desenvolvimento.
temos dados das Brasilias do Marcos Troncon, do Luiz André Ferreira, e do Leonel.
além da do Aroldo, buscamos uma que o Atonio José Bruno correu em 80(CCE/Colorgin), e também o Dimas Pimenta.
procuro ainda uma Brasilia vermelha, que aparece numa foto da largada em Tarumã,onde também aparece a brasilia do Janjão, e vários fuscas.
e,claro deve ter mais algumas, que ainda não temos conhecimento.

abs a todos

Anônimo disse...

Sanco
Procurei nos meus arquivos , mas não encontrei , se depois achar te mando , a Brasa do Troncon pra mim era uma das mais bonitas junto com a do Janjão . Aquí em Sampa , teve uma feita pelo Teléco que nem chegou a correr com ela , vendeu pro Adolpho Cillento que tambem participou de pouquíssimas provas . Não sei , mas acho meio difícil ter registro desse carro . Quem sabem alguma imagem perdida por aí apareça .
Um abraço e um 2010 cheio de coisas boas pra vocês .
Ricardo

roger disse...

A Brasa mais bonita foi a Janjão! A do Ingo era bacana e vitosiosa...mas a pretinha era ducacete!
As rodas eram um modelo da Cross muito bacana!

luiz borgmann disse...

Os comentários deixaram de mencionar a Brasilia do Ervino Presser Einsfeld que competiu por muitos anos na D3 e TEG gaúcha, que, não por menos, também merece seu lugar na prateleira dos destaques. O pelotão intermediário não tem vez? Tem fotos dela aí Sanco?
luiz borgmann

fabiano70 disse...

Sanco, a vermelha em questão também era do Aroldo, fez uma prova em Cascavel em 76, vou enviar a foto ao Tito. A última Brasa que vi em Interlagos foi do Adolfo Cilento em 1981, tenho o carro em vídeo, mas não em foto.
Abraço,
Fabiano.

ttm disse...

falha minha.
o Caranguejo já tinha falado na Brasa do Ervino, eu esqueci de mencionar.
O Fabiano já tinha me dito que o Aroldo também correu com uma vermelha.
A memória mostra sinais de esgotamento...
senhoras e senhores, TODAS as brasilias, por favor

RRui Amaral Jr disse...

Oi Sanco, tivemos oportunidade de andar ontem de autorama c/ a Brasilia do Ingo, vou enviar uma foto que tenho que o Jr Lara me enviou da do Troncon correndo no Rio, provavelmente o Tito e o Fabiano tem esta foto, pois temos arquivos em comum. Tinha uma foto largando em Interlagos ao lado do Bambino, meu saudoso amigo Adolfo Cilento, ele está com a Brasilia. Acho que era preta e não lembro p/ quem ele vendeu.Por falar em amigos o Fernando está fazendo SIMCAs e são de "doer", vamos ve-las andando.
Abs

Rui

Anônimo disse...

As brasa foram muito show mesmo!!!a do ervino se nao me engano era marron,mais essa do janjao e muito bonita!!!!!abraço

ttm disse...

senhoras e senhores, com a ajuda dos amigos, temos até agora, dados para reproduzir 8 Brasílias, a saber:

Ingo Hoffman
Janjão Freire
Marcos Troncon
Aroldo Bauermann = branca
Aroldo Bauermann - vermelha
Adolfo Cilento
Luiz André Ferreira
Leonel Friedrich

das outras, infelizmente,não conseguimos nada.
continuaremos a busca

origado a todos que, de alguma forma contribuiem com nosso projeto.

abç.

Tito

ttm disse...

"contribuiem" foi erro de digitação, não de portugues!

vitorio soder disse...

Sou mais a do janjão..
Abraço...