sábado, 23 de janeiro de 2010

Jan Balder

O último Desafio foi proposital. Naquele mesmo dia eu estava em companhia do cara que era a resposta para aquela pergunta: Jan Balder, piloto de grandes conquistas que esteve presente no Blog Speed Day no último final de semana.

Sobre a imagem do Fusca publicada, peguei emprestada do amigo Joaquim. Era Tarumã, 1972. Conversando com o Jan ele acredita que tenha sido do Campeonato Gaúcho de Divisão 3, pois naquela época ele vinha muito ao estado e decidiu disputar também aquele torneio. Naquela imagem aparecia também o carro dos irmãos Lino e Denis Reginatto. Nas provas curtas, o Lino era quem tocava a barata e acabou conquistando dois títulos (72 e 73) da D3 Classe B (1301 até 1600 cc).

Jan tem muitas histórias para contar e para a felicidade dos amantes do automobilismo publicou o livro "Nos bastidores do automobilismo brasileiro: por que tantas vezes campeão?" em 2004. Me lembro como se fosse hoje. Eu soube disso, acho que pelo programa do Reginaldo Leme, descobri o e-mail do Jan e ele disse que a irmã dele, que mora aqui em Porto Alegre, tinha um exemplar. Fui lá, feliz da vida, comprei o livro e acho que em uns três dias - estava em férias - li todo ele. Nunca um livro sobre automobilismo tinha segurado tanto a minha atenção quanto esse, pois a história do Jan se mescla com a história do próprio automobilismo nacional, no seu período de amadurecimento.

O nome Jan Balder ainda esteve muitas vezes associado às vitórias nas corridas no Rio Grande do Sul, como nos 500 km de Porto Alegre em 1968, quando venceu com a BMW abaixo ao lado de Chico Landi, nas 12 Horas de Porto Alegre do mesmo ano, quando saiu vitorioso na Classe A, ao lado do cunhado Henrique Iwers no famoso DKW #9 e 12 Horas de Tarumã em 1971, em mais uma vitória na Classe A em dupla com Fausto Dabbur. Além disso, sua última prova como piloto foi também em Tarumã, quando correu nas 12 Horas de 1986 num Escort, ao lado de Walter Soldan e José Francisco Soares Bammann.


A participação de Jan no evento foi muito especial pois marcou o reencontro deste com o carro que foi seu em 1975 na categoria Divisão 4. O protótipo, um Polar, recentemente restaurado pelo Mestre Paulo Trevisan, foi para a pista pela primeira vez justo naquele dia e nas mãos de seu maior piloto. Foi um momento muito emocionante.



Mas Jan não se limitou a sentar novamente no Polar. Andou em vários carros e colaborou com várias filmagens na pista. Numa delas, o próprio piloto pediu para levar o microfone na mão para ir narrando uma volta completa em Guaporé. O Mosquetta adorou a ideia.



Não poderia deixar de ganhar um autógrafo no livro e Jan o fez com muito prazer. Agora nele está escrito:

"Amigo Leandro,

Nossa amizade e mesma Paixão pelo Automobilismo.

Super Abraço,

Jan Balder"



Valeu, Jan! Foi um baita prazer te conhecer.

Fonte das imagens: arquivo Francisco Feoli, revista Quatro Rodas e arquivo pessoal.

8 comentários:

Anônimo disse...

Neste sábado e uma semana após faço meu primeiro comentário nos blogs,p/ excesso de compromissos pendentes e avaliação/consertos e melhorias nos carros que andaram. Até nisso como disse ao Mestre Joca encontro prazer. Nessa experiência do 2ºBlog Speed Day todos se conheceram melhor e acredito firmaram a convicção da força dos blogs e seu papel vital no resgate do automobilismo histórico.Sanco,você realmente me surpreende e de forma crescente,desculpe, MESMO SENDO JOVEM,pelo teu entusiasmo e qualidade nas abordagens e pelo fato de ter entendido com perfeição o movimento que acontece no Brasil das qeuestões de época. Mesmo tendo tua vivência em décadas mais recentes consegue tirar partido disso,conectar com os carros e pilotos que você viu na infância e juventude, e demonstrar para nós apesar das décadas passarem celeremente há e haverá continuidade na preservação dessa memória E COM ENTUSIASMO. Parabéns e teu depoimento em Guaporé foi magnífico tanto que será incluido nos capítulos finais do Speed Channel que tratam do autom.brasileiro. PAULO TREVISAN

Francis Henrique Trennepohl disse...

E o burrão aqui esqueceu o livro em casa. Na próxima oportunidade ele estará embaixo do meu braço pro Jan autografar.

Antonio Seabra disse...

Sanco,

Eu também levei o meu exemplar (que eu também li em menos de 2 dias, e agora estou re-lendo), que já estava devidamente dedicado pelo Jan. Mas agora ele adicionou o seguinte:

"AMIGÃO SEABRA

COMPARTILHAMOS UM BELO EVENTO EM PASSO FUNDO E CURTIMOS A MESMA PAIXÃO

SUPER ABRAÇO

16/10/2010

JAN BALDER"


Grande Abraço

Antonio

regi nat rock disse...

O Jan é um cara especial e tem o rosto de quem é feliz, sabe disso e não se importa de mostrar.
Grande cara!

Unknown disse...

FRANCIS eu também não lembrei de levar o meu. Fica para a próxima vez. SANCO um grande abraço.

Paulo Schütz disse...

Tenho acompanhado a cobertura do evento, pelos blogs, assim como os comentários sobre o depoimento do Sanco. Grandes palavras do mestre Trevisan, mais de uma vez já comentei com o Leandro sobre a importância deste trabalho. Aproveito a dar os parabéns, tanto ao Leandro pelo que vem desenvolvendo, quanto ao Paulo Trevisan, por uma lista de motivos que precisaria de um blog só para ela.
Abraços.

Eduardo Miler disse...

Parabens Leandro, pelo trabalho de resgate do nosso Automobilismo...Me senti dentro das baratas com suas narrações e do Mestre Joca...Fiquei pilhado em conseguir um exemplar do Livro do Jan...Onde posso conseguir??dadomiler@hotmail.com...Abs

Anônimo disse...

CARO AMIGO LEANDRO

O PRAZER FOI TODO MEU EM CONHECER A TURMA DO SPEED BLOG DAY.
TODOS ESTAVAM E SÃO ALEGRES.
PARA QUEM GOSTA DO AUTOMOBILISMO.
ENTRAR EM UM AUTODRÓMO E COM CHANCE DE PILOTAR É UMA SOMATORIA FANTASTICA.
O RESPONSAVÉL POR TODA ESTA SATISFAÇÃO CHAMA-SE- PAULO TREVISAN QUE É UM MONUMENTO.....E ACELERADO COMO DIZEM UM SUJEITO DE 110 LIGADO EM 220.
POR ESTES DIAS ENCONTREIO TITE CATAPANI QUE SERÁ O PRÓXIMO PÉRFIL NA REVISTA BRASILEIROS E ELE TINHA UM FOTO ONDE ELE LIDERA COM A LOLINHA T210 UMA PROVA SULAMERICANA EM TARUMÃ E VEJO O NOSSO CASARI 230 NO VACUO DE OUTRO DA EQUIPE BRAHMA O REPE 227 DO RENATO PEIXOTO.
FOI A MINHA ESTREIA EM TARUMÃ EM 1971.
NA REALIDADE HAVIA FEITO DE TUDO PARA IR NA INAUGURAÇÃO E TENTEI IR DE BMW ESQUIFE, MAS NÃO DEU. ESTAVAMOS SEM MOTOR E ERA FIM DE FEIRA.... DA EQUIPE CEBEM.
O CASARI 230 MEU CUNHADO HENRIQUE CHAMA DE MUITO PROTÓTIPO......NAQUELA CORRIDA ELE RESISTIU BEM.

SUPER ABRAÇO A VC LEANDRO E TODA TURMA DO SPEED DAY.

JAN BALDER