terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Inauguração de Guaporé

Vejam que bela contribuição do piloto Arnaldo Fossá, nos trazendo imagens raras da inauguração do Autódromo de Guaporé em 1976. Fossá competiu na prova reservada aos carros da Divisão 3. O piloto já havia participado da prova de 1969 quando o circuito de terra fora inaugurado.





Alguém tem os resultados daquela prova?

Fonte das imagens: arquivo Arnaldo Fossá.

10 comentários:

Unknown disse...

Belas fotos, e como sempre digo lá no blog.Saudades da Divisão 3.


ABS

Francis Henrique Trennepohl disse...

Assino embaixo do comentário do Joel: SAUDADES DA DIVISÃO 3, mesmo que eu não tenha vivido aquela época.
Fico imaginando o "T grandão" que era andar nesse circuito com a pista de terra. Dá arrepios só de pensar.
O dia tá chegando, Leandro!
Abração

Anônimo disse...

Oi sanco,meu pai nessa época,preparava a f-ford do bagunça,mas na D3,a vitoria foi do amigao dele Claudio Muller com um Maverik!!!!abraçao pr todos,Marcelo Vieira

Anônimo disse...

Oi sanco achei os vencedores da inauguraçao de Guaporé:

Inauguração: 17-10-1976 (provas de monoposto e carros turismo).

Vencedor / Fórmula Ford: Amadeo Machado Campos (SP) – Bino

Vencedor / Turismo D-3 (Geral): Cláudio Muller (RS) – Maverick V-8

Vencedor / Turismo Gaúcho: Décio Michel (RS) – Corcel 1300

abraçao....marcelo vieira

Anônimo disse...

Segundo me contaram, a prova da D3 vencida pelo Cláudio Mueller daria um livro. O Claudião correu com um Maverick V8 emprestado na hora da prova por um gringão que andava por lá. Finda a prova, o Claudião devolveu o que tinha sobrado do carro, do qual tinha extraído tudo que o carro podia dar para vencer. Mas o Gringão queria ficar com o troféu. E consta que isso rendeu outra prova, quase tão boa quanto a oficial... Quem souber que conte o resto, ou pergunte pro Cláudio.

luiz borgmann disse...

No Fusca #44 do Arnaldo aparece, na porta, um sticker da SILPO (Silvano Pozzi). O Arnaldo estaria utilizando algum componente daquele preparador de motores de SP?
Na foto 1 aparece um Dodge 1800 no grid, quem era o piloto? O que aquele carro div1 estava fazendo no grid da div3, ou era bateria vale-tudo ou tira-teima?
luiz borgmann

Leandro Sanco disse...

É verdade, turma. O Carlos de Paula tinha falado sobre a inauguração de Guaporé dia desses.

Sobre essa vitória do Cláudio Mueller vou verificar com ele para ver o que me diz. Talvez venha uma história das boas por aí.

Também notei aquele Dodge 1800 no grid da D3. Vou perguntar ao Fossá, bem como sobre o adesivo da Silpo.

Abraço para todos.

Paulo Schütz disse...

A história do Cláudio é verdadeira, quase 100% como foi contado acima...
O Maverick aparece em uma das fotos, era um GT branco, usado em Km de arrancada. Creio que pertencia a Ari Arossi, de Anta Gorda, que posteriormente veio a correr de Opala. Pelo que lembro, Arossi faleceu em um acidente de estrada. Na largada houve uma batida, entre o Mavecão do Camilo Cristófaro e dois fuscas, todos na D3, o Cláudio passou a ser candidato, assumindo a ponta nas últimas voltas. Ele ganhou na categoria. Na geral ganhou alguém da classe A. Lembro do Janjão correndo com a Brasília, o Zaíco de fusca (saiu da pista na entrada da reta, em disputa com Janjão, caindo para as últimas posições), o Amadeu Campos, que correu em duas categorias.
Acho que o Pastro deve ter estes resultados, naquele salão lotado das mais valiosas informações automobilísticas.
Abraços a todos.

Anônimo disse...

Vamos lá, um pouco de fofoca então: o Ari Arossi, já falecido,então um estreante, queria correr na prova principal e não deixaram por sua pouca experiência. O carro era o que se pode chamar, "um gatilho", com preparação apenas para andar na rua. O Cláudio Mueller tinha ido a Guaporé para participar da prova de Fórmula Ford, bateu e abandonou. Foi quando o prefeito e entusiasta Nélson Barro, para resolver o impasse da não participação do Maverick, chamou o Cláudio e disse: "Vem cá Cláudio, tá aqui um carro prá ti correr." O Cláudio topou. Largou lá atrás e com algumas batidas e quebras foi indo prá frente na classificação. Lá pelas tantas, acabaram os freios. E o Claudio foi em frente, a ponto de fundirem até os pistões das pinças. Segurando no câmbio, lá foram se esfarelando também a caixa, o diferencial e o motor, absolutamente fora de giro nas reduções absurdas. Ganhou a prova geral por focinho, se não me engano com o Luiz Fernado Costa. Quando parou, era indescritível a fumaça e o fedor de queimado que saia do carro. Depois de devolver as sobras do carro, quando a turma de Anta Gorda foi embora foi que viu o estado em que o carro se encontrava. O V oitão acabou acavalando dentro do túnel, caixa, diferencial, freios, tudo travado. Saiu de lá arrastado por correntes por um guincho. E aí o pessoal que acompanhava o dono do carro queriam 'matar' o Cláudio que acabou despistando-os, estando com a carreta do FFord a tiracolo, entrando no acesso de uma chácara - aquela altura já noite - apagando os faróis no meio do breu. Podem perguntar prá ele. Minha fonte é quente.

Anônimo disse...

O DOGINHO ERA O CARRO QUE EU CORRIA NO PARANA COMO FUI CORRER DE F.FORD E FOMOS COM O DOGINHO ANDANDO MEU AMIGO DE CASCAVEL MAURO TURCATEL -PEIXINHO ME PEDIU SE PODIA CORRER EU COMCORDEI E ELE CHEGOU SE NAO ME ENGANO EM 3; POIS BATEU VARIOS CARROS NA LARGADA GOSTARIA SE ALGUEM TIVER FOTOS DO DOGINHO OU DO MEU FORMULA FORD FICO FELIZ .GASTAO WEIGERT