Vejam que bela contribuição do piloto Arnaldo Fossá, nos trazendo imagens raras da inauguração do Autódromo de Guaporé em 1976. Fossá competiu na prova reservada aos carros da Divisão 3. O piloto já havia participado da prova de 1969 quando o circuito de terra fora inaugurado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Belas fotos, e como sempre digo lá no blog.Saudades da Divisão 3.
ABS
Assino embaixo do comentário do Joel: SAUDADES DA DIVISÃO 3, mesmo que eu não tenha vivido aquela época.
Fico imaginando o "T grandão" que era andar nesse circuito com a pista de terra. Dá arrepios só de pensar.
O dia tá chegando, Leandro!
Abração
Oi sanco,meu pai nessa época,preparava a f-ford do bagunça,mas na D3,a vitoria foi do amigao dele Claudio Muller com um Maverik!!!!abraçao pr todos,Marcelo Vieira
Oi sanco achei os vencedores da inauguraçao de Guaporé:
Inauguração: 17-10-1976 (provas de monoposto e carros turismo).
Vencedor / Fórmula Ford: Amadeo Machado Campos (SP) – Bino
Vencedor / Turismo D-3 (Geral): Cláudio Muller (RS) – Maverick V-8
Vencedor / Turismo Gaúcho: Décio Michel (RS) – Corcel 1300
abraçao....marcelo vieira
Segundo me contaram, a prova da D3 vencida pelo Cláudio Mueller daria um livro. O Claudião correu com um Maverick V8 emprestado na hora da prova por um gringão que andava por lá. Finda a prova, o Claudião devolveu o que tinha sobrado do carro, do qual tinha extraído tudo que o carro podia dar para vencer. Mas o Gringão queria ficar com o troféu. E consta que isso rendeu outra prova, quase tão boa quanto a oficial... Quem souber que conte o resto, ou pergunte pro Cláudio.
No Fusca #44 do Arnaldo aparece, na porta, um sticker da SILPO (Silvano Pozzi). O Arnaldo estaria utilizando algum componente daquele preparador de motores de SP?
Na foto 1 aparece um Dodge 1800 no grid, quem era o piloto? O que aquele carro div1 estava fazendo no grid da div3, ou era bateria vale-tudo ou tira-teima?
luiz borgmann
É verdade, turma. O Carlos de Paula tinha falado sobre a inauguração de Guaporé dia desses.
Sobre essa vitória do Cláudio Mueller vou verificar com ele para ver o que me diz. Talvez venha uma história das boas por aí.
Também notei aquele Dodge 1800 no grid da D3. Vou perguntar ao Fossá, bem como sobre o adesivo da Silpo.
Abraço para todos.
A história do Cláudio é verdadeira, quase 100% como foi contado acima...
O Maverick aparece em uma das fotos, era um GT branco, usado em Km de arrancada. Creio que pertencia a Ari Arossi, de Anta Gorda, que posteriormente veio a correr de Opala. Pelo que lembro, Arossi faleceu em um acidente de estrada. Na largada houve uma batida, entre o Mavecão do Camilo Cristófaro e dois fuscas, todos na D3, o Cláudio passou a ser candidato, assumindo a ponta nas últimas voltas. Ele ganhou na categoria. Na geral ganhou alguém da classe A. Lembro do Janjão correndo com a Brasília, o Zaíco de fusca (saiu da pista na entrada da reta, em disputa com Janjão, caindo para as últimas posições), o Amadeu Campos, que correu em duas categorias.
Acho que o Pastro deve ter estes resultados, naquele salão lotado das mais valiosas informações automobilísticas.
Abraços a todos.
Vamos lá, um pouco de fofoca então: o Ari Arossi, já falecido,então um estreante, queria correr na prova principal e não deixaram por sua pouca experiência. O carro era o que se pode chamar, "um gatilho", com preparação apenas para andar na rua. O Cláudio Mueller tinha ido a Guaporé para participar da prova de Fórmula Ford, bateu e abandonou. Foi quando o prefeito e entusiasta Nélson Barro, para resolver o impasse da não participação do Maverick, chamou o Cláudio e disse: "Vem cá Cláudio, tá aqui um carro prá ti correr." O Cláudio topou. Largou lá atrás e com algumas batidas e quebras foi indo prá frente na classificação. Lá pelas tantas, acabaram os freios. E o Claudio foi em frente, a ponto de fundirem até os pistões das pinças. Segurando no câmbio, lá foram se esfarelando também a caixa, o diferencial e o motor, absolutamente fora de giro nas reduções absurdas. Ganhou a prova geral por focinho, se não me engano com o Luiz Fernado Costa. Quando parou, era indescritível a fumaça e o fedor de queimado que saia do carro. Depois de devolver as sobras do carro, quando a turma de Anta Gorda foi embora foi que viu o estado em que o carro se encontrava. O V oitão acabou acavalando dentro do túnel, caixa, diferencial, freios, tudo travado. Saiu de lá arrastado por correntes por um guincho. E aí o pessoal que acompanhava o dono do carro queriam 'matar' o Cláudio que acabou despistando-os, estando com a carreta do FFord a tiracolo, entrando no acesso de uma chácara - aquela altura já noite - apagando os faróis no meio do breu. Podem perguntar prá ele. Minha fonte é quente.
O DOGINHO ERA O CARRO QUE EU CORRIA NO PARANA COMO FUI CORRER DE F.FORD E FOMOS COM O DOGINHO ANDANDO MEU AMIGO DE CASCAVEL MAURO TURCATEL -PEIXINHO ME PEDIU SE PODIA CORRER EU COMCORDEI E ELE CHEGOU SE NAO ME ENGANO EM 3; POIS BATEU VARIOS CARROS NA LARGADA GOSTARIA SE ALGUEM TIVER FOTOS DO DOGINHO OU DO MEU FORMULA FORD FICO FELIZ .GASTAO WEIGERT
Postar um comentário