terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A estreia na Fórmula 2

Continuando com a história do grande Cezar Pegoraro, nosso querido "Bocão", voltamos a 1982, quando o piloto disputava regularmente o Campeonato Gaúcho e Brasileiro de Hot Car.

A Hot Car não dava sinais de grande prosperidade. Por outro lado, a Fórmula 2 crescia em número de adeptos, principalmente na região Sul do país. Com a construção e o sucesso do chassi Muffatão, o número de encomendas era animador e pouco a pouco os antigos Polar eram aposentados.

"Bocão" tinha o apoio da Mobil Super, da Cautol e da Predilar, empresas que já o apoiavam na condução do Passat #38, e o apoio foi mantido para sua temporada de estreia na Fórmula 2 Brasil.

O responsável pela preparação do motor Passat 1600 era Clóvis de Moraes. Apesar de reconhecido como um dos melhores preparadores daquela época, Clóvis ainda não tinha trabalhado com motores Passat em monopostos, onde o sistema de refrigeração e a própria posição do motor implicavam em modificações importantes. No chassi e na suspensão, os responsáveis pela preparação da barata eram o Romeu Franzoni e o "Mandrake".

O piloto gaúcho teve pouco tempo para treinar antes da sua estreia, feita em Tarumã, na terceira etapa do Campeonato Brasileiro. Aquela prova seria um marco na carreira de "Bocão", que conquistaria o título nacional, dois anos depois, competindo ainda por 12 temporadas naquela que se tornou a categoria máxima em nosso continente.

Abaixo três belos registros do piloto - feitos pelo amigo Vilsom "Lambe-Lambe" Barbosa, é bom que se diga - sendo a primeira imagem em Tarumã 82, a segunda também de Tarumã, mas em 83 e a última em Guaporé, mesmo ano, quando venceu uma etapa do Brasileiro. Na imagem vemos ainda - da esquerda para a direita - Aroldo Bauermann, Leonel Friedrich, Antônio Pegoraro (comemorando a vitória com o filho), Francisco Feoli, Adu Celso e Pedro Grendene.




Sensacional!

Fonte das imagens: arquivo Cezar Pegoraro com clicks do Lambe-Lambe mais rápido do Sul do país (do século passado).

3 comentários:

granito disse...

Estava mesmo esperando ancioso entrar nesta parte da história do Bocão. Recheia ai de imagens da f-2 sulamericana Sanco. um abraço e parabéns pelo seu desempenho no blog speedy day

Tohmé disse...

TÔ com o Granito. TAsca a F2.
Nesse domingo tirei algumas fotos da F3 em Interlagos e também do Formigão, que também corria nessa época.

Anônimo disse...

que beleza de carros...
eu me lembro de ter ajudado o Marquinhos da Sprint a pintar o carro da Grandene..eu fazia as letras em papel contact pro marquinhos pintar..ficou um belo trabalho.
Dirk Werk