quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

500 km de Porto Alegre - 1962

O amigo Rui Amaral Lemos Jr, lá do blog Histórias que Vivemos, manda o vídeo dos 500 km de Porto Alegre, pedindo uma ajudinha para identificar todas as baratas. A turma aqui deve saber, então mãos à obra!

7 comentários:

Anônimo disse...

Que espetáculo!!!!!
Vídeo fantástico!!

Abraço

Mauro

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Obrigado Sanco, assim que estiver pronto vou te enviar outras fotos e o resto do video de 15 min.
Abs

Rui

luiz borgmann disse...

Tem uma imagem das carreteras #2 Chevrolet Corvette de Catharino Andreatta perseguindo a #32 Ford Edelbrock de José Asmuz, o local é o acesso da Av.Otto Niemeyer (o circuito era anti-horário), a qual une os bairros Cavalhada e Tristeza em Porto Alegre. Tem outra imagem rara que mostra o Fusca VW-Porsche 1500 de Aldo Costa e Haroldo Dreux creio que fazendo o contorno da curva do triângulo, que se localiza na Av.Tramandaí, bairro Ipanema. Acho que no caso da carretera do Catharino, esta foi a primeira aparição dele com essa Chevrolet Corvette que pertencera ao Camillo Christofaro, porque até então Catharino corria com carretera Ford. Mas o Turco conhecia muito bem o traçado e o Ford flathead Edelbrock do Homero Zani era um canhão, quase imbatível. Imagens sensacionais.
luiz borgmann

Paulo Schütz disse...

Borgmann,
Realmente sensacionais. A carretera do Catarino, nessa época era feita pelo Antônio Tergolina?

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Já assisti o filme inteiro umas 50 vz, a briga do Catharino e o Asmuz foi de arrepiar, ora um na frente ora outro. Qd vi o Camilo na premiação estranhei e depois descobri que ele tinha ido levar a carretera ao Catharino. Aldo/Dreux andaram muito com o VW-Porsche assim como o outro alem deles outros carros andaram forte a corrida toda, um JK, DKW.O Orlando chega na metade e toma a ponta. Estou tentando escrever sb a corrida do modo mais preciso pois um achado desses é p/ ser respeitado e dividido com quem gosta.
Obrigado por todas informações elas me serão muito uteis.

Abs

Rui

luiz borgmann disse...

Alô Schütz,
Provavelmente sim, mas também haviam o Homero Zani (que saiu dos Galgos Brancos indo trabalhar para Asmuz) e Raul Wigner (este ultimo também trabalhou para os Andreatta e alguns também o consideram um gênio. Sem menosprezar tecnicamente a qualquer um deles, já ouvi vários remanescentes da época afirmarem que o Antonio Tergolina era muito bom e astuto e que havia trabalhado simultaneamente com V8 Chevrolet Corvette e Ford flathead, ambos de concepções diferentes. Dos mencionados acima, acho que o Homero Zani ainda se encontra entre nós. Aquele JK mencionado pelo amigo Rui Lemos provavelmente seja o de Lauro Maurmann Junior.
Ainda saobre os 500 km, as cenas que eventualmente aparecem no trecho da descida da Pedra Redonda são de arrepiar, aquele ponto de descida era realmente um mergulho, e ainda é, vá até o local e comprove.
luiz borgmann

Anônimo disse...

Assisti estes 500 km.Não me lembro
quem correu de JK,mas na epoca quem andava de JK era o Lauro Maurmann Jr.,o Ismael Chaves Barcellos ( 7 ),o Luiz Fernando Costa e o Antonio Pegoraro (17)
Maneco Marques