sábado, 27 de fevereiro de 2010

Fórmula Uno

O Desafio da última semana, cortesia do Secretário Henrique da sucursal da Campanha, foi fácil. Mostrava o Uno #25 do piloto da cidade de Dom Pedrito, Gabriel Da Cas, durante prova da Fórmula Uno em Cascavel no ano de 1993. A turma acertou até as sombras que apareciam na imagem.

Gabriel foi um piloto com passagens rápidas pelo automobilismo. Pelo que se tem registro, fez algumas provas no Gaúcho de Divisão 1 com um Dodge 1800 #64 na Classe B, isso em 1974. Depois apareceu no Brasileiro de Fórmula Ford em 1977, competindo com um chassi Bino, voltando no início dos anos 90 para a Fórmula Uno, onde ficou por umas duas ou três temporadas. O piloto chegou a vencer duas provas da Classe B em 1993, em Tarumã e no Rio de Janeiro.

A Fórmula Uno foi lançada em 1992, promovida pela própria Fiat. Os carros eram os Uno 1.6R, com todos os motores preparados e sorteados pela Greco Competições. A primeira etapa daquela temporada aconteceu em Tarumã, no dia 12 de Abril, debaixo de chuva e teve a vitória do gaúcho Aroldo Bauermann. Aroldo era um dos nomes que haviam vivido a experiência no inesquecível campeonato dos Fiat 147. Ele conseguiu, ali mesmo em Tarumã, deixar para trás a guerra entre os carros da Milano e Jardim Itália para vencer. Daquela época, nomes como Áttila Sipos, Alexandre Negrão, Renato Conill, Luiz Otávio Paternostro, voltariam para participar agora com o Uno.

O sucesso da categoria foi tanto, que já no final da primeira temporada o grid chegava a quase 50 carros. Pilotos de todas as categorias nacionais chegavam para aumentar ainda mais a lista de inscritos. Chico Serra, Paulo Gomes, Ingo Hoffmann, Fabio Sotto Mayor, Toninho da Matta, Leonel Friedrich, todos faziam a festa por onde passavam. A criação de uma Classe B era inevitável e foi feita em 1993. No ano seguinte a categoria Turbo era criada e nela estava a nata do automobilismo nacional. Além dela, havia ainda as categorias Graduados e Novatos. A partir de 1996 o Palio foi lançado e introduzido no festival de velocidade. A primeira prova foi também em Tarumã e teve vitória de Renato Conill com Leonel Friedrich fazendo a dobradinha dos gaúchos.

Muitos foram os gaúchos que participaram das categorias da Fiat nesse período. Entre eles, os já citados Aroldo Bauermann, Renato Conill, Leonel Friedrich, Gabriel Da Cas e Cezar Pegoraro, Henrique Damo, Maria Cristina Rosito, Ronaldo Ely, Paulo Scolari, Nelson Bazzo, Waldir Buneder, João Campos, José Mario de Castilho, Alexandre Conill, Jorge Fleck, Luis Alberto de Castro, Vitor Hugo Castro entre outros.

A Fiat volta às pistas neste ano com o Linea. Acho que vem coisa boa por aí.






Fonte das imagens: revista Auto Esporte e jornal Esporte Motor.

Um comentário:

Rudolfo Rieth (Zuio) disse...

Sem dúvida, o melhor campeonato Brasileiro, até agora realizado.
Organizado pelo saudoso Luiz Antonio Grecco o Campeonato Brasileiro de Fiat 147 - Fórmula Uno e posteriormente substituída pela Palio, em termos de disputa, até hoje, não teve nada igual. Equipes Jardim Itália, Milano, Sada, Glitz e tantas outras foram protagonistas do melhor campeonato Brasileiro até hoje disputado, na minha modesta opinião.Tive o privilégio de acompanhar praticamente todas as etapas que foram realizadas, vibrando com as acirradas disputas entre as equipes Jardim Itália(Janjão e Connil) e Milano (Átila-diabo Louro- e Paternostro) - bons tempos do nosso automobilismo.