terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Histórias do kart

Há alguns dias recebi um e-mail do Manoel "Maneco" Marques, ex-dirigente do automobilismo gaúcho, contando uma breve história sobre uma prova de kart realizada em Porto Alegre décadas atrás. Vai, "Maneco"!

"Leandro,

Uma história verdadeira e curiosa que aconteceu, no tempo em que as corridas de kart eram realizadas na Praça da Tristeza. Nesta época o Diretor de Kart era o Ibraim Gonçalves, com o qual trabalhei muito, tanto no kart como no automobilismo e que aprendi tudo com ele. Pois bem, não sei de quem foi a ideia, provavelmente do Ibraim, mas fizemos uma corrida "noturna" no "Circuito da Praça da Tristeza". A CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) fez uma iluminação no circuito, tipo as que faziam no Caranaval de rua, isto é, fios e lâmpadas comuns acopladas. Acontece que num determinado trecho, mais precisamente no retorno da Av. Otto Niemayer DEU PANE NA ILUMINAÇÃO E UM TRECHO FICOU COMPLETAMENTE NO ESCURO, uns 20 metros, creio eu. E agora, pensamos? De imediato foi batizado o trecho de "túnel" e foi dada a largada e os kartistas logo se habituaram com aquele trecho no escuro. Porém, um cavalo, isto mesmo um cavalo, resolveu atravessar a pista para desespero de todos, e o piloto Cláudio Menegassi (já falecido) não viu o animal, pois estava no "tunel" e passou por baixo do cavalo, dizendo ele que só sentiu uma batida na cabeça e que inclusive ficou a marca no capacete, mas continuou a corrida e o cavalo deve estar correndo em disparada até hoje.

Um forte abraço,
Maneco Marques"

Naquela época se fazia corrida de kart em tudo quanto era lugar. Taí o "Maneco" que não nos deixa mentir. E já que citamos o Ibraim, vejam aí mais algumas imagens dele no Uruguai, em Bagé e em Gramado.




Valeu, "Maneco"! Se alguém der notícia do cavalo eu te aviso!

Fonte das imagens: arquivo Ibraim Gonçalves.

4 comentários:

jcesar disse...

Pois é, hoje em dia para andar de kart, tem que ter isso, precisa daquilo, sem falar nos custos altos. Não temos uma categoria 'formula' escola. Mais a incompetencia dos dirigentes das federações. Depois não sabem porque temos poucos pilotos de ponta vencendo no exterior, especialmente na europa.

Anônimo disse...

Formidavel historia,o kart nos seus primeiros momentos show de bola,pena que é um esporte tao caro mesmo,andei mais de 6 anos de kart e sei bem como é gastar em kart,hehehe,abraço

Rafael disse...

belas imagens sanco. Agora tenho um blog tbm.
Visita la. Abraço

Marttha G Marques disse...

Ahaha! Esse é meu pai: Maneco Marques! Bela história...
Imaginem se eu "aprontasse" a metade... já sei, já sei... os tempos eram outros... kkkkkkk
Brincadeiras a parte, gostaria de dizer que admiro muito essa turma de vocês: os Jurássicos!!
E parabéns, Sanco, por estares nos contando essas histórias tão importantes da "vida" do automobilismo no RS...
Abraço