terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A culpa foi do Del Mese

Essa quem me contou foi o "Maneco" Marques, que recentemente lembrou daquela prova de kart no bairro Tristeza. De acordo com "Maneco", a história - agora engraçada - não foi nada agradável e se deu numa semana de 12 Horas de Porto Alegre.

"Era mil novecentos e antigamente, numa semana que antecedia uma edição das 12 horas no Circuito da Cavalhada Vila Nova. Estávamos eu e o "Chico" Feoli na oficina do Dino Di Leoni, na Rua Casemiro de Abreu, onde saiu um zum zum zum de que o Flávio Del Mese, que naquela época corria pela Vemag, treinaria naquela noite (uma quarta feira se não me engano).

Então resolvemos que não poderíamos deixar de assistir tão importante treino e fomos. Eu, "Chico" Feoli, Dino Di Leoni, Banha (era o chapeador da oficina) e o Beatle (primo do Dino que era apaixonado por Rock, hoje se dedica a música gauchesca).

Chegamos lá pelas 22:30 numa noite não muito bonita e estacionamos na frente da Igreja, na curva do mesmo nome. E nada do Sr. Del Mese, éramos só nós e a escuridão, então resolvemos desistir, mas o Beatle resolveu urinar e desceu do carro e foi no lado da Igreja, e eis que aparece um Policial e prendeu o cara alegando atentado ao pudor. Levou-o para uma Delegacia que tinha a poucos metros dali.

Resolvemos então ir até à Delegacia para ver o que ia acontecer com ele, e o dito Policial já acompanhado de outro nos deu voz de prisão alegando que éramos suspeitos de "pichar" a Igreja. Pode?

Chamaram uma Rádio Patrulha e nos levaram para a Central, onde um outro Policial ficou "gozando" de nossa cara, mandando um repórter nos fotografar para sair no jornal do outro dia e o "Chico" dizia "ele não está fotografando. Só está disparando o flash".

Para o Dino diziam,"mas o Senhor já "velho" e se metendo nesta enrascada!" Eu tinha um terço de dedo, daqueles que rodiavam, pois o terço passou de giro diversas vezes de tanto rezar.

Bem, lá pelas 5 da manhã nos largaram e disseram para irmos na segunda feira na Delegacia da Tristeza prestar esclarecimentos. No outro dia saiu no Jornal O Dia, uma nota que haviam sido detidos cinco suspeitos de pichar a igreja, mas sem citar nomes, nem nada.

Bem, o desfecho, conto outra hora, pois o trecho já está longo.

Agora me diz o Del Mese não foi o culpado? Se ao menos ele tivesse ido treinar...

Um abraço,
"Maneco" Marques"


Sensacional essa. Grande "Maneco", foi lembrar essa provavelmente em 1962 ou 63. Nesses dois anos o Del Mese venceu em sua categoria com o DKW. Abaixo um registro da Curva da Igreja da Vila Nova e mais abaixo o Del Mese recebendo a bandeirada em 63.



Valeu, "Maneco"!

Fonte das imagens: arquivo Francisco Feoli e Ricardo Trein.

2 comentários:

Martha disse...

Bah! Mas meu pai "Maneco" e o tio "Chico" aprontavam, ein??
Adoro ficar lendo essas histórias...rsrs
Abraço,
Martha Marques

Unknown disse...

Só para lembrar de quem estava pilotando aquela berlineta n 22 era Wilsinho Fittipaldi com o Vitorio Andreata ou Bird Clemente com Catarino Andreata.
Eu estava assistindo a corrida com um dos antigos dirigentes do inter (Romeu Masiero)
Chico de Taquara.