sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Brinquedos Rei

Arnaldo Fossá ainda hoje é conhecido por sua criatividade e habilidade na preparação de um VW Fusca. Em 1979 ele apresentou mais uma de suas criações, um Fusca bastante modificado e também muito bonito. A imagem abaixo mostra um dos detalhes daquele carro. A tampa traseira era removível e integrada com o vidro. Pelo que me disse o Fossá esse carro foi inclusive apresentado no programa Fantástico. Reparei o patrocínio dos Brinquedos Rei. Fazia tempo que eu não lembrava dos carrinhos de metal da coleção Rei. Quando eu era guri tinha vários deles. Vinham numa pequena caixa e debaixo do carrinho, havia o catálogo com todos os modelos. O meu preferido era o Passat.




Fossá ficou com esse carro por dois anos quando o vendeu para o piloto Vinetou Zambon. Ao iniciar o campeonato de 1981 uma coincidência: o carros de Fossá tinha a pintura muito parecida com os carros da equipe Tênis Campeão, Cláudio Ely e José Roque Bresolin. Fossá me contou que a única explicação para este fato foi que o piloto, que também pintava pickups, desenhou esse layout para uma pickup do Vale dos Sinos. Essa pickup ficou exposta por algum tempo naquela região e é provável que tenha vindo dalí a inspiração para pintar os carros #10 e #27. Fossá também gostou da pintura e resolveu adotá-la no #22. Na primeira etapa, parecia que a equipe era composta por três carros, vejam abaixo.

Observando com atenção a imagem acima, identifico uma Brasília amarela ao fundo. Seria esta a Brasília #96 do Ervino Einsfeld

Nas imagens abaixo aparecem além do Fossá, os carros Passat #7 do Fernando Soares ("Naná"), o Corcel #77 do André Pretto, o Passat #1 do Bruno D'almeida, o Passat #4 do Tadeu Matuzalém e mais um Fusca #11 que não lembro de quem era.



Para 1982, Fossá continuava caprichando na pintura do seu carro. Esse visual foi mantido até o final de 1983. Para o ano seguinte uma super máquina seria apresentada na categoria Hot Car, então dominada pelos carros mais modernos como Gol, Passat e Voyage. Mas isso é assunto para outro post.



Fonte das imagens: arquivo Arnaldo Fossá - fotos Vilsom "Lambe-Lambe" Barbosa.

12 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim, o fusca #44 foi o mais bonito que o Fossá Fez. Esse carro era show!

Abraço

Mauro Corso

vitorio soder disse...

E aí leandro....
meu comentario se basea em isso é uma obra de arte....que não tem preço.......
Abração....

Francis Henrique Trennepohl disse...

Dá vontade de chorar vendo essas imagens. Que época fantástica!

Anônimo disse...

Nossa muito legal,me lembrei como se fosse hoje,quando eu ia para o autodromo,nos boxes,vendo a Teg,esse prova da foto,se nao me engano,foi uma das mais disputadas da TEG,o Fossá,Ely,Bruno de almeida,e o andré preto,andaram junto as 2 baterias,andaram sempre trocando de posiçoes,aí o andre explodiu o motor do corcel,e na umtima volta ely,fossa e bruno,disputavam a ponte e o fossá tambem explodiu o motor e Claudio Ely,venceu a prova!!!Uma das melhores provas q eu já vi!!!!!abraçao Sanco,um abraço pr Fossá também!!!

Anônimo disse...

Olhando a foto de Guaporé,na reta,esa prova foi bem interessante,Me lembro q quem fez a pole,foi Antonio Ody,que tinha um motor,feito pelo meu pai o Marcos que era um canhao,só q na largada ele bateu,como o motor dele era melhor,no fim da primeira bateria ,meu pai botou o motor no carro do Ely,na 2 bateria ely venceu,e na soma das baterias de Claudio Ely vencedor,com prova transmitida direto pela tv,canal 2 da Guaíba,acho q foi a ultima vitoria do Ely na TEG,abraçao a todos...(a dupla da equipe Tenis Campeao,era ELY,E Ody)

Anônimo disse...

Me empolguei.,hehehehe,quanto a pintura dos carros,a pintura foi tirado dos Onibus da empresa a viaçao MOntenegro!!!!!!!!que eram essas cores!!!

Leandro Sanco disse...

Grande Marcos Vieira! Só hoje descobri teu blog. Legal a iniciativa. Pé na tábua!!!

Puxa, no #27 era mesmo o Ody, certo? Me passei nessa..

Tu lembras quem acelerava o Fusca #11 que aparece nas fotos?

Abração,
Sanco

Anônimo disse...

sim,Marcelo Dias,no fusca 11,no passat amarelo era o Tadeu matuzalem!!!valeu sanco,quero ver se vou tentar entrevistar um piloto por mes no meu blog,pilotos da velha epoca da hot car,da TEG,D3,começando pelos Gauchos,!!que vc acha?

Leandro Sanco disse...

Vai em frente, Marcelo (antes troquei os nomes, sorry...)! Tem muita gente boa ainda por aí.

Abração,
Sanco

luiz borgmann disse...

Alô Leandro Sanco,
Me parece que a Brasilia #96 do Ervino Presser Einsfeld era marrom escuro.
luiz borgmann

Paulo Schütz disse...

Certos o Borgmann e o Sanco. Erwino tinha mais de uma Brasília, a primeira era marron. Depois adquiriu a que fora da Carro do Povo, depois de um piloto que, se não me engano, tinha o sobrenome Noronha, e correndo com ela na cor amarela.

luiz borgmann disse...

Aquele Fusca caprichado com o Arnaldo ao lado, tive a oportunidade de assistir a um documentário na TV sobre aquele carro, a construção, detalhes, etc. Agora, dá uma olhada no bigodão do Arnaldo. Ei Arnaldo, não tem a foto da Monzacar na frente do Gremio? Onde está o Fusca com frente de lona que a concorrencia protestou porque andava demais? Um abraço
luiz borgmann