sábado, 20 de fevereiro de 2010

Alguma coisa diferente naquele carro

No último Desafio a turma quase ficou devendo, mas também não era nada fácil, embora parecesse. Juntando uma e outra resposta até posso dizer que se safaram dessa. Mas temos algumas revelações a fazer.

Ao revelar a data daquela imagem as coisas vão começar a se esclarecer. 16 de Maio de 1971. Vocês lembram quando foi a primeira prova de Fórmula Ford, disputada em Tarumã e consequentemente no Brasil? Foi em 29 de Agosto de 1971. Hmmm.... Então não era um Fórmula Ford, certo? Calma, calma, já vamos chegar lá.

Vocês lembram que em 1971 houve uma prova da Fórmula 4 Argentina, na qual dois Fórmula Ford correram como convidados? Pois é, também não era essa prova, pois lembram que choveu canivetes naquele dia?

Mas então que prova foi aquela?!!? E que carro era aquele?!!?


Bom, começando pelo carro, a maior parte dos palpites foram certeiros. Era sim um Fórmula Ford, mas um chassi estrangeiro, um inglês Titan, como alguns identificaram. O carro, que levava o número 1, estava sendo pilotado pelo amigo Fernando Esbroglio num "desafio" entre ele e Cezar Pegoraro, como preliminar de uma prova do Gaúcho de Turismo. "Bocão" pilotava um Bino, cedido pelo Luiz Antônio Greco, a quem o Antônio Pegoraro representava no sul. O "desafio" duraria apenas três voltas. O Titan veio pronto da Inglaterra, trazido por Ênio Lunardi Machado. Por isso os pneus de rua maiores na traseira. Era o que se usava por lá. O motor também era um Ford inglês. Durante alguns meses esses eram os dois únicos Fórmula Ford no estado.

Esbroglio lembra que largou na frente e ponteava apertado quando "Bocão" deu um toque na sua roda traseira. O Titan rodou no Tala Larga, mas mesmo assim conseguiu cruzar a linha de chegada. A imagem acima é do momento em que está recebendo a bandeirada pelo nosso Ibraim Gonçalves. Esbroglio também lembra que o Ibraim foi um dos seus apoiadores na época com seus Amortecedores Pampa.

Para a prova de estreia da Fórmula Ford, o Titan foi equipado com pneus menores, nacionais, e um motor Ford Corcel. Ele ainda seria pintado com o #3 e passaria para as mãos de um promissor piloto: Leonel Friedrich. Esbroglio levaria o #1 para um Bino. A equipe Cinzano seria completa com outro Bino, o #2 de Ênio Sandler.





Nunca tinha ouvido falar dessa "prova". Muito interessante. Agradeço ao próprio Fernando Esbroglio que me ajudou a desvendar todo o mistério envolvendo a imagem, pois quando publiquei a mesma no último domingo, eu não sabia a resposta. Apenas tinha certeza de que havia alguma coisa diferente naquele carro.

Fonte das imagens: arquivo Ibraim Gonçalves, Cezar Pegoraro, http://www.imagensdaluz.com/ e revista Quatro Rodas.

3 comentários:

Roberto Giordani disse...

Aquele foi um grande momento do automobilismo gaucho, pois até então nunca havíamos tido uma categoria de monopostos organizada e com provas disputadíssimas; vivíamos o final das carreteiras e o pleno dos Turismos no Anexo J FIA. Grandes nomes por ali desfilaram e foi uma lástima pelas circunstâncias que não tivemos algum dos nossos pilotos com pleno sucesso no difícil e custoso mercado de pilotos da Europa e seus campeonatos, principalmente o inglês de F3, o degrau mais próximo da F1 naquela época; por falta de talento certamente não foi.
=============================
Para meu amigão Esbroglio:
És réu confesso que já foste "chegado" em um motor de Corcel, não? Abandonou momentaneamente " as fusquétas azeitérras". Brincadeiras a parte, é meu dever público confessar da tua rápida adaptação a um monoposto e ao forte desempenho que em seguida demonstrates.
Um grande abraço a todos.
Roberto Giordani.

Claudio Ceregatti disse...

Quanto mais se cavouca, mais se encontra.
Incrível como histórias tão ricas e bacanas ficariam esquecidas não fosse o trabalho do pessoal dos blogs.
Especialmente o teu, Sanco, focado na história do sul e com tantos e tantos admiradores e leitores, que continuamente te alimentam de dados, fotos e histórias.
Bom demais ler voce, e aprender sempre e sempre.

ibraim disse...

Caro Leandro,esta é uma das fotos que te mandei, para teu conhecimento,a minha memoria esta curta, até eu errei, sabes,lembro que nesta époa o falecido Pedrinho, o Elton da Folha da Tarde e eu fizemos uma sociedade e traziamos carros da Argentina,inclusive esta prova foi uma delas, o Pedrinho era o cordenador, o Elton divulgação e eu viajava buscanco os carros, mais adiante quando eu contar minhas peripecias de Dirigente eu conto, tem tambem com o falecido Dino