quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Enquete no ar



Seguinte, pessoal: como alguns já viram, a pesquisa "Melhores Pilotos Gaúchos de Todos os Tempos" segue a pleno vapor. Há poucos dias a enquete que trazia os pilotos dos anos 80 se encerrou e a dos anos 90 já está no ar.

Recebi alguns e-mails e comentários perguntando por que o piloto A ou B não está ou estava na lista e explico como é feita a escolha dos nomes: uma grande lista de nomes é criada baseando-se em registros da época tais como jornais, revistas, fotografias, etc. É difícil deixar passar um nome de relativa expressão, pois certamente ele foi bastante comentado ou registrado nestes meios especializados. Um ponto porém é importante salientar. A listagem é separada por décadas, ou seja, os nomes serão avaliados por seu desempenho ao longo de 10 anos. Vamos a um exemplo: certa feita houve um piloto que participou de uma ou duas provas nesse período. Ele deu show, encantou a todos e depois sumiu do mapa. Ele vai estar nessa listagem? Provavelmente não, entenderam?

Depois de feita a listagem - só para terem uma ideia, a dos anos 90 tinha quase 80 nomes de pilotos com relativa expressão nesse período, é mole?! - eu conto com a colaboração de uma pequena comissão que vota em x nomes. No caso dos anos 90 eu pedi que votassem em 25 nomes, mas acabei percebendo o quão difícil era escolher apenas 25 e acabei passando para 35. Isso prejudica a estatística, mas não a essência da pesquisa, portanto vamos em frente. Essa pequena comissão é escolhida por mim e procuro selecionar pessoas com vivência naquela respectiva época. A turma não tem me decepcionado. Feito isso, os finalistas vão para a votação pública, esta que vocês estão vendo. Daí sairão cerca de cinco nomes que somados aos outros cinco de cada década, formarão o grupo de finalistas para uma fase final, julgada aí sim por uma comissão maior, envolvendo especialistas no assunto de várias décadas. Como eu já havia citado no início da pesquisa, sairão dois nomes ao final. Um deles do período Pré-Tarumã e outro do Pós-Tarumã. Também colocarei essa "final" para votação pública para efeitos de comparação.

A pesquisa vem me surpreendendo, primeiramente pelo trabalho que dá para montar as listas. É incrível a quantidade de ótimos pilotos que esse estado teve e ainda tem. Lembro que a primeira enquete, que abrangia os anos 20 a 40 tinha apenas 20 nomes, pois assim achava que seria justo e suficiente, mas quando chegamos nos anos 60, era impossível publicar apenas 20 e a partir daí fui obrigado a inserir mais e mais, chegando a 35 nesta última. Como disse, isso furou a estatística, mas como essa etapa não é definitiva, não vi muitos problemas em deixar assim mesmo.

Bom, os anos 90 estão no ar. Alguns votos já foram dados. Votem, divulguem, participem dessa pesquisa pioneira (será?) e ajudem a escolher os melhores pilotos gaúchos de todos os tempos.

Agora preciso terminar a lista dos anos 2000...

Um comentário:

Anônimo disse...

tá estranha esta pesquisa. Quem acompanha nota que alguns pilotos vem recebendo votos constantemente e outros quase nenhum. De repente, estes EXPLODEM, cento e poucos votos em poucos dias e depois ...voltam a zero, vão até o fim da pesquisa com quase nenhum voto a mais. O que houve? Um surto dos apaixonados? Todos os fãs daquele piloto tiveram uma lembrança simultânea dos seus feitos? Muito estranho, muito estranho.