sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Fernando Esbróglio

Ontem recebí um e-mail do Fernando Esbróglio, piloto da antiga, que me presenteou com algumas belas imagens de alguns momentos de sua carreira.

Esbróglio iniciou a carreira correndo na categoria turismo em 1968, no Autódromo de Curitiba.

Venceu a prova de abertura do Autódromo de Tarumã no dia 8 de Novembro de 1970 na Categoria B, para carros entre 1301 e 1600cc com o VW Fusca #1, em um grid que contou com 27 carros. Correu no mesmo dia na prova principal que reuniu carros dos grupos 4, 5 e 6. Chegou em 8° lugar, sendo o 1° VW. Esta prova teve como vencedor Jayme Silva no Fúria FNM #26, em 2° chegou Luis Pereira Bueno em um Bino #47 e em 3° chegou Camillo Christófaro na Carreteira Corvette #18.

Foi campeão gaúcho em 1970 na Categoria B, sendo também eleito Melhor Piloto do Ano.

Participou do 1° Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford em 1971, integrando a equipe Cinzano, que naquele ano ainda contava com Leonel Friedrich, Ênio Sandler e Raffaelle Rosito. Num post anterior coloquei uma foto em que ele aparece no carro #1 ao lado de César Pegoraro e Leonel Friedrich.

Correu também no Grande Prêmio Internacional de Tarumã, em dupla com José Pedro Chateaubriand com um Puma 2000 #73. Aquela prova foi disputada em duas baterias e contou com a presença de pilotos brasileiros e argentinos, dentre eles, Tite Catapani, Jan Balder Norman Casari e Breno Fornari. Esbróglio correu a 2ª prova e chegou em 3° lugar, atrás apenas de dois Lolas, carros próprios para competição. Contabilizadas as duas baterias o Puma terminou em 6° lugar.

Ainda em 1971 participou da 1ª 12 Horas realizada em Tarumã. Chegou em 6° lugar na geral e 4° na categoria até 1600cc, correndo em dupla com Rogério Monteiro no VW Fusca #11.

Esbróglio correu também na Divisão 3 com um VW Fusca. Encerrou a carreira em 1985 participando da 1ª Edição do Campeonato Regional de Turismo. Correu com o Gol #9 em parceria com Régis Schuch.

Hoje, Fernando trabalha na Fox Veículos, em Porto Alegre.

Obrigado Fernando!

Agora vamos às imagens. Na sequência: a volta de apresentação da prova da Categoria B, na abertura do Tarumã, tendo Esbróglio na "pole position"; O VW #1 correndo para a vitória; O Puma #73, na prova internacional em 1971; Esbróglio participando do Campeonato Brasileiro de Divisão 3 em 1973.

_________________

Me lembro há exatos dez anos quando estava a busca de patrocínio para o Projeto Baja, do qual participava competindo pela UFRGS. Fui até a Av. Farrapos, na Rikes Rolamentos. Lá encontrei uma parede que tinha pintado uma imagem enorme do Fusca #1 do Esbróglio. Acho que está lá até hoje. Tomara que nunca retirem ela de lá.

Ah, conseguimos o patrocínio, ainda mais depois que a pessoa que nos recebeu começou a conversar sobre corridas. Daí foi batata...

2 comentários:

Anônimo disse...

O sonho do Esbróglio era correr na Ferrari para morar na Itália sem ter de pagar hotel.
Enio

Anônimo disse...

Esbróglio deve lembrar das 3hs
da Fronteira,em Rivera uma das melhores corridas que já assisti
era o fusca #1 contra umas BMW
vindas de Montevidéu mais um
Mórris,todos hiper preparados e ele
deu show