Voltando à retrospectiva do Roberto Schmitz...
A motivação que faltava ao "Beto Pareci" para abandonar a Divisão 3 e encarar a Divisão 1 veio logo após as primeiras provas com o Maverick vermelho, que fora adquirido da equipe Condugel de São Paulo. Após três corridas, "Beto" havia ganho duas e era tido como um forte candidato ao título de 1975 da Divisão 1 - Classe C.
A equipe Le Mans participou da Divisão 1 nos anos de 1975 e 76. Entre várias vitórias, uma se destaca e conto um pouco sobre ela a partir de agora: as 6 Horas de Tarumã disputadas no dia 20 de Junho de 1976, válidas como terceira etapa do Campeonato Gaúcho.
Para esta prova "Beto" formou dupla com Ricardo Baldino, experiente piloto nas provas longas e juntos enfrentaram um bom grid com grandes adversários, entre eles:
#02 - Passat - Fernando Esbróglio/Ernani Dieterich;
#03 - Polara - Luis Gustavo Oliveira/Luis Carlos Viana;
#05 - Maverick - Arlindo Schunck/Roberto Giordani;
#07 - Opala - José Airton de Oliveira/Cláudio Mello;
#08 - Opala - José Luis de Marchi/Ronaldo Dornelles;
#09 - Opala - Antônio Alceu Ribeiro/Ubirajara Sfoggia;
#12 - Opala - Marino Schunck/Rommel Pretto;
#17 - Opala - Júlio/Marco Tedesco;
#18 - Passat - Carlos Alberto Petry/Paulo Hoerlle;
#20 - Passat - Aiser Hehn/Antônio Luft;
#28 - Opala - Walter Soldan/José Bammann;
#33 - Polara - Olavo Wagner/Aroldo Bauermann;
#35 - Maverick - Breno/Antônio Fornari;
#71 - Polara - Aparício Neto/ José Barros;
#74 - Opala - Inocêncio Peres Jr/João Carlos Oliveira;
#76 - Chevette - Luis Fernando Brusis/Paulo Kellermann;
#88 - Polara - Paulo de Tarso/Arlindo Marx;
Dos quase 30 carros que largaram apenas 12 (!) conseguiram sobreviver às 6 Horas. Problemas dos mais diversos ocorreram com boa parte do grid, tais como acidentes, problemas mecânicos (injeção de combustível, quebra de distribuidor, quebra do cabo do acelerador, vazamento do líquido de freio, queima da junta do cabeçote, quebra do volante do motor, estouro de pneu, quebra de mola...) entre outros tantos relatados nos jornais da época.
Com muita regularidade, e sempre andando entre os líderes, aparecia o Maverick #40 que teve apenas um imprevisto, tendo que trocar um pneu a mais do que o planejado. Após 228 voltas, a dupla recebeu a bandeira quadriculada em primeiro lugar do diretor da prova Sérgio Vellinho.
Esta foi a última prova do "Beto Pareci" até 1976, que acabou se afastando do automobilismo por motivos profissionais. Seu retorno se daria no início dos anos 80. Vocês saberão mais sobre isso em breve.
Abaixo uma sequência de imagens daqueles dois anos na pilotagem do Maverick.
Fonte das imagens: arquivo Roberto Schmitz.
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2 comentários:
PQP!!!
Que fotos heim!!
Que carangas!!!
Grande abraço!
Nessa época (1976) os Passat utilizavam a mecânica 1500, não fazendo frente aos Dodge Polara lançados neste ano. Para fazer frente, a VW lançou no ano seguinte o Passat TS 1600, quando então superou amplamente os Dodge, apesar destes com a cilindrada de 1800. Dos pilotos gauchos, Aparicio Neto ainda se manteve nos Polara, conseguindo relativo sucesso frente aos TS, desistindo posteriormente por falta de apoio. Válter Soldan também competiu de Dodge 1800, precursor dos Polara, no entanto o carro ficou imprestável após a capotagem em Tarumã (se não falha a memória).
luiz borgmann
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