Alô meus amigos do Blog do Sanco!O "chute" é certo: Lages.Disputamos ali diversas provas entre 1963 e 1967, inclusive as 1ª Doze Horas de Lages e outras de endurance.Esta avenida asfaltada é a Presidente Vargas e vem do Batalhão Ferroviário e chega a uma curva em paralelepípedos lisos que margeiam uma calçada que tinha um muro à espera: se errar a curva era certo o muro, que passou a se chamar o "muro da vergonha".Vou enviar ao Sanco os detalhes desta pista e um fato jocoso que ocorreu comigo nos 500 Quilômetros de Lages de 1968. A Simca era mesmo do Ruy Souza que disputou a prova com o irmão Roberto. Um grande abraço a todos. Roberto Giordani.
A SIMCA e os carros eu não sei, mas o Francis acertou nem cheio. É a minha querida "terrinha" Lages S.C. Aí é o final do retão da av Duque de Caxias o meu tio que correu de SIMCA, FUSCA e DKV, disse que os DKVs mais preparados davam 140 no final desta reta, era muito prá época devido as con dições dos carros e do piso, adrenalina pura!!!!!
O Roberto Giordani se enganou a av da qual ele se refere(Pres Getúlio Vargas)começava depois do muro da vergonha, após esta curva braba de fazer!!!!!Ainda existe tudo isso aqui prá comprovar.
Oi Fabiani! Tens razão com respeito a Pres. Vargas; logo abaixo da curva do muro estavam os boxes e a largada, e mais um pouco( pequena descida) uma ponte apertada que "dava uma prenssa" no carro do meio, pois a largada era 3-2-3.Depois da ponte uma reta que ia até a Curva do Coral com um Posto Esso à esquerda na pista( hoje está bem moderno); seguia-se a reta do Coral em piso de paralelepípedos irregurales e normalmente embarrados até a chicane em piso de terra na frente do Batalhão, que seguia um contorno demarcado por tonéis para entrar na enorme reta da Duqeue. Quanto a vel. final dos DKW's posso te afirmar que passava dos 140, pois na reta da Duque as Simcas tinham que ser muito boas para poderem abrir um pouco dos Déka, tanto que dois anos após com o meu DKW 88 na Prova de reinauguração da Estrada da Produção(1969)fiz média de 141,7 km\h de Média, com a vel. máxima passando fácil dos 180 Km/h, e tudo isto com um pequeno motor de 1000 cc, se bem que preparado muito bem, super-alimentado e câmbio/diferencial escalonados para tanto. É isto aí caro amigo Lajeano, filho de uma terra que temos belíssimas recordações. Um grande abraços aos blogueiros. Roberto Giordani.
Mas que maravilha receber os amigos Roberto Giordani e Chico Feoli aqui no Blog, especialmente neste post que retrata uma prova na qual ambos estiveram presentes.
Conforme dito pelo Giordani, a resposta trará uma história engraçada acontecida naquele local.
Oi Leandro! Nada a agradecer;muito pelo contrário,os Jurássicos é que sentem-se honrados por serem recebidos no blog do mais novo "babysauro" do grupo.No comentário anterior digitei errado o ano dos 500 Quilômetros;é de 1967 e nao 68 a foto da Simca. Posso adiantar que o Edson "Tchéia" Soares de Brun,também me autorizou a relatar o que ocorreu com ele no Festival Ford Corcel em Interlagos no circuíto antigo, cuja foto da largada foi publicada dos arquivos do Chico Feoli.......só para te adiantar:ele largou na primeira fila,fez a 1 e 2 de então na frente, e aí olhou pelo retovisor, e apavorado "sentiu" o "cotuco".Hehheheheheheh.... Um grande abraco. Roberto Giordani.
Quem se sente honrado de estar "blogando" aqui sou eu só com gente do primeiro escalão e com nomes que meu pai e meu tio Bruno,(o qual participou de todas as provas aqui)sempre falam é muito legal. E obrigado pela oportunidade!!!!!
Oi Fabiani! É bondade tua. Na verdade, para te justificar os "meus arquivos de cabeça" te diria um proverbio espanhol que bem sintoniza:" El diablo ès sabio por viejo", ou seja com o passar dos anos vc. vai acumulando informações: é só gostar.Sou de 1937;a partir de 1952 iniciei junto com um caro amigo até hoje, que é o Eng. Oscar Leke, um dos fundadores junto comigo dos Jurássicos,a acompanhar corridas, torcendo pelas carreteiras com motor de 6 cilindros com equipamento Wayne, Bertuol e Galvani a se defrontarem com os Ford V8 Edelbrock;a vitória era difícil, mas a compensação veio com os motores Corvette.Posteriormente, não perdíamos Mil Milhas e 24 Horas de Interlagos, até que chegoaram as 1ª Doze Horas de Porto Alegre em 1962;já faziam dois anos de minha extréia oficial e quatro da "tentativa" que prometi ao Sanco autorizar a divulgação.Embora tenha feito estréia com um VW 1200 em 1960, as minhas pretenções eram de pilotar DKW o que consegui a partir de 1963 em Lages, tendo o Dino de Leone como companheiro. Embora me interesse bastante pela Fórmula1, das quais fiz coberturas em Buenos Aires e São Paulo, como comentarista convidado da Caldas Jr.em jornais e rádio Guaíba, a minha grande paixão foram os chamados EP( Sport Prototype)onde eu acompanhei com sofreguidão os Ford GT40, as Ferraris 512 e os meus preferidos, os Porches 917LH(Long hale=calda longa)que na tomada de tempo das 24 Horas de Le Mans de 1970,fez a "marquinha" de 403 Klm/hora na reta de Mulsanne, ainda sem as chicanes implantadas nos anos 90.Até hoje,acompanho tudo que fala dos P1 e P2 FIA como os Peugeot 908 FAP TDi, os Audi R15 TDi e os novos Lola-Aston, isto sem contar que para 2010 em Le Mans teremos as Acura( leia-se Honda)da equipe comandada pelo Gil de Ferran.Os hoje FIA P1 - P2 - GT1 - GT2 e GT3 são as minhas preferidas.Er tão forte a paixão que no início do ano de 1970 eu estava disposto a levar a esposa e os dois filhos para a casa do sogro e me mandar para a Europa para pilotar alguma coisa que fosse possível de EP: que pretensão a minha!!!Tem muito papo neste viez do automobilismo, meu caro Fabiani. Um grande abraço. Roberto Giordani
15 comentários:
Vou no 'chutão' mesmo: Lages!
Abraço e bom domingo.
O único que me lembro, pelo número, é o Ruy Souza.Não tenho idéia do ano nem o local, mas o chute do Francis parece no caminho.
Alô meus amigos do Blog do Sanco!O "chute" é certo: Lages.Disputamos ali diversas provas entre 1963 e 1967, inclusive as 1ª Doze Horas de Lages e outras de endurance.Esta avenida asfaltada é a Presidente Vargas e vem do Batalhão Ferroviário e chega a uma curva em paralelepípedos lisos que margeiam uma calçada que tinha um muro à espera: se errar a curva era certo o muro, que passou a se chamar o "muro da vergonha".Vou enviar ao Sanco os detalhes desta pista e um fato jocoso que ocorreu comigo nos 500 Quilômetros de Lages de 1968.
A Simca era mesmo do Ruy Souza que disputou a prova com o irmão Roberto.
Um grande abraço a todos.
Roberto Giordani.
Ok Cofirmado e o Ruy Souza Filho
Fantástico ter o depoimento de quem participou, Obrigado Giordani!
E Chico Feoli, lembro dos DKW, 88 e 99.
A SIMCA e os carros eu não sei, mas o Francis acertou nem cheio. É a minha querida "terrinha" Lages S.C. Aí é o final do retão da av Duque de Caxias o meu tio que correu de SIMCA, FUSCA e DKV, disse que os DKVs mais preparados davam 140 no final desta reta, era muito prá época devido as con dições dos carros e do piso, adrenalina pura!!!!!
O Roberto Giordani se enganou a av da qual ele se refere(Pres Getúlio Vargas)começava depois do muro da vergonha, após esta curva braba de fazer!!!!!Ainda existe tudo isso aqui prá comprovar.
Oi Fabiani!
Tens razão com respeito a Pres. Vargas; logo abaixo da curva do muro estavam os boxes e a largada, e mais um pouco( pequena descida) uma ponte apertada que "dava uma prenssa" no carro do meio, pois a largada era 3-2-3.Depois da ponte uma reta que ia até a Curva do Coral com um Posto Esso à esquerda na pista( hoje está bem moderno); seguia-se a reta do Coral em piso de paralelepípedos irregurales e normalmente embarrados até a chicane em piso de terra na frente do Batalhão, que seguia um contorno demarcado por tonéis para entrar na enorme reta da Duqeue.
Quanto a vel. final dos DKW's posso te afirmar que passava dos 140, pois na reta da Duque as Simcas tinham que ser muito boas para poderem abrir um pouco dos Déka, tanto que dois anos após com o meu DKW 88 na Prova de reinauguração da Estrada da Produção(1969)fiz média de 141,7 km\h de Média, com a vel. máxima passando fácil dos 180 Km/h, e tudo isto com um pequeno motor de 1000 cc, se bem que preparado muito bem, super-alimentado e câmbio/diferencial escalonados para tanto.
É isto aí caro amigo Lajeano, filho de uma terra que temos belíssimas recordações.
Um grande abraços aos blogueiros.
Roberto Giordani.
Mas que maravilha receber os amigos Roberto Giordani e Chico Feoli aqui no Blog, especialmente neste post que retrata uma prova na qual ambos estiveram presentes.
Conforme dito pelo Giordani, a resposta trará uma história engraçada acontecida naquele local.
Obrigado pela participação de todos.
Oi Leandro! Nada a agradecer;muito pelo contrário,os Jurássicos é que sentem-se honrados por serem recebidos no blog do mais novo "babysauro" do grupo.No comentário anterior digitei errado o ano dos 500 Quilômetros;é de 1967 e nao 68 a foto da Simca.
Posso adiantar que o Edson "Tchéia" Soares de Brun,também me autorizou a relatar o que ocorreu com ele no Festival Ford Corcel em Interlagos no circuíto antigo, cuja foto da largada foi publicada dos arquivos do Chico Feoli.......só para te adiantar:ele largou na primeira fila,fez a 1 e 2 de então na frente, e aí olhou pelo retovisor, e apavorado "sentiu" o "cotuco".Hehheheheheheh....
Um grande abraco.
Roberto Giordani.
Quem se sente honrado de estar "blogando" aqui sou eu só com gente do primeiro escalão e com nomes que meu pai e meu tio Bruno,(o qual participou de todas as provas aqui)sempre falam é muito legal. E obrigado pela oportunidade!!!!!
O Giordani sabe tudo!!!!!!
Oi Fabiani!
É bondade tua. Na verdade, para te justificar os "meus arquivos de cabeça" te diria um proverbio espanhol que bem sintoniza:" El diablo ès sabio por viejo", ou seja com o passar dos anos vc. vai acumulando informações: é só gostar.Sou de 1937;a partir de 1952 iniciei junto com um caro amigo até hoje, que é o Eng. Oscar Leke, um dos fundadores junto comigo dos Jurássicos,a acompanhar corridas, torcendo pelas carreteiras com motor de 6 cilindros com equipamento Wayne, Bertuol e Galvani a se defrontarem com os Ford V8 Edelbrock;a vitória era difícil, mas a compensação veio com os motores Corvette.Posteriormente, não perdíamos Mil Milhas e 24 Horas de Interlagos, até que chegoaram as 1ª Doze Horas de Porto Alegre em 1962;já faziam dois anos de minha extréia oficial e quatro da "tentativa" que prometi ao Sanco autorizar a divulgação.Embora tenha feito estréia com um VW 1200 em 1960, as minhas pretenções eram de pilotar DKW o que consegui a partir de 1963 em Lages, tendo o Dino de Leone como companheiro.
Embora me interesse bastante pela Fórmula1, das quais fiz coberturas em Buenos Aires e São Paulo, como comentarista convidado da Caldas Jr.em jornais e rádio Guaíba, a minha grande paixão foram os chamados EP( Sport Prototype)onde eu acompanhei com sofreguidão os Ford GT40, as Ferraris 512 e os meus preferidos, os Porches 917LH(Long hale=calda longa)que na tomada de tempo das 24 Horas de Le Mans de 1970,fez a "marquinha" de 403 Klm/hora na reta de Mulsanne, ainda sem as chicanes implantadas nos anos 90.Até hoje,acompanho tudo que fala dos P1 e P2 FIA como os Peugeot 908 FAP TDi, os Audi R15 TDi e os novos Lola-Aston, isto sem contar que para 2010 em Le Mans teremos as Acura( leia-se Honda)da equipe comandada pelo Gil de Ferran.Os hoje FIA P1 - P2 - GT1 - GT2 e GT3 são as minhas preferidas.Er tão forte a paixão que no início do ano de 1970 eu estava disposto a levar a esposa e os dois filhos para a casa do sogro e me mandar para a Europa para pilotar alguma coisa que fosse possível de EP: que pretensão a minha!!!Tem muito papo neste viez do automobilismo, meu caro Fabiani.
Um grande abraço.
Roberto Giordani
tenho uma foto do meu velho nesse retão,com um DKW,pensei que era Passo Fundo, mas os veteranos ja deram a barbada!!!
abraço
Ricardo Di Leone
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