Após a chegada em Passo Fundo, a turma seguiu para o Museu do Automobilismo Brasileiro. Cheguei meio atrasado. Foram quatro intermináveis horas de carro de Porto Alegre até o paraíso. Lá encontrei a turma - sendo guiada pelo incansável Paulo Trevisan - no meio da visita e fui obrigado a interromper a conversa para finalmente dar um abraço em vários expoentes da blogosfera. Depois de quase três anos "blogando" com Saloma, Joca, Francis, Cerega, Vicente, Jan, etc, pude finalmente ultrapassar o limite virtual e compartilhar momentos de alegria com todos esses apaixonados pelas carreras como todos que por aqui passam. Esse para mim foi o primeiro momento marcante do Blog Speed Day.
Enquanto isso, no pátio, as carangas estavam sendo colocadas nos caminhões para seguir no sábado pela manhã para Guaporé. As oito relíquias enchiam os olhos de quem as via. Mas tudo aquilo não fazia muito sentido. Parecia que iriam apenas seguir para uma exposição. "Será que realmente são para acelerar?" Eu me perguntava e respondia: sim. SIM!!! Depois de mais de um mês do convite do Paulo, se aproximava o grande momento.
Abaixo dois lances engraçados. O Francis tentando se encaixar no banco de um kart e o Ceregatti tomando um mate. Na foto não aparece, mas ele ficava o tempo todo botando a mão na bomba... Isso não se faz, Cerega. Esse cara era só alegria o tempo todo.
O entusiasmo do Paulo ao falar sobre seus carros é notável e incansável. A parada sobre o Fórmula Júnior foi recheada de histórias.
A sexta encerrou com um jantar com todos presentes. Depois, no hotel, foi difícil dormir. Na verdade, as últimas quatro noites foram igualmente de muita expectativa. "Será que o tempo vai estar bom? A pista vai estar molhada? E os carros vão estar nos trinques? E eu vou fazer alguma cagada?"
Chegamos em Guaporé no sábado às 09:00. O céu estava perfeito. Limpo e claro. Melhor impossível. O meca Marcos, braço direito do Paulo, tinha saído antes com sua turma e quando chegamos nos boxes os carros já estavam todos prontos para entrarem na pista.
Imediatamente, quando ainda estava reconhecendo o terreno, ouço o Paulo com aquela sua objetividade tradicional: "SANCO, TU VAIS NESSE" e apontou para o Fórmula Ford #11. Caramba, já? Então, lá vamos nós. "Anselmo, pega a câmera!" Só deu tempo de entrar no cockpit, conhecer os comandos, enquanto o Marcos dava uns goles no carburador e o Zullino, o Regi e o Erik ajudavam com o cinto de segurança. "Bem apertado, por favor". Perguntei ao Paulo sobre qual giro usar, pois tinha entendido - não sei porquê - que não deveríamos passar de 3000 rpm. "Está liberado, aceleres como quiser!" Tudo certo, o motor pegou e o Paulo dizendo "VAI, VAI, VAI!". Tinha de levantar o giro para não apagar. OK, não fiz feio quando todos estavam olhando para aquela barata que um dia foi do Rubens Barrichello.
E fui...
Em breve a continuação.
14 comentários:
Bacana mesmo Sanco! Um amigo nosso em comum me disse quando cheguei em Guaporé "O Sanco vai ter um treco, olha lá" hehehhe Massa! Pena que judiaram um pouco de alguns carrinhos! Mas faz parte!
Sanco, eu tenho um videos de uns 35 segundos da tua saida dos boxes. Estou baixando no youtube e em seguida mando o link...
video do Sanco saindo dos boxes em Guaporé: http://www.youtube.com/watch?v=tJWJ8D_Oc1s
Sanco, a disciplina e determinação do dos Gauchos é imprecionante.
Precisamos conviver mais com voces para aprendermos um poucou.
Enquanto o Rio de Janeiro esta perdendo sua pista, o Rio Grande Sul esta ganhando mais uma, Velopark.
Que trabalho do Trevisan, Azambuja, Graeff e muitos outros que certamente ainda irei conhecer.
Parabens pelo Blog, foi um prazer conhece-lo.
Forte abraço,
Guilherme
CARO LEANDRO
MEU DIARIO DE PASSO FUNDO
O EVENTO EM PASSO FUNDO FOI UM PRATO CHEIO.
A TURMA DOS BLOGS COM CONHECIMENTO.
PAULO TREVISAN SEMPRE TURBINADO COM ORGANIZAÇÃO IMPECAVÉL.
DO AEROPORTO FOMOS PARA O MUSEU ONDE 90 VEICULOS TODOS SAUDOSISTAS EMPOLGAM QUALQUER AMANTE.
NO MEU CASO MEUS OLHOS ENCHERAM QUANDO VI O PRÓTIPO POLAR, MEU PRIMEIRO VEICULO PESSOAL DE COMPETIÇÃO NOS ANOS 70.
TENHO CERTEZA QUE ELE ME AGUARDAVA PARA MATAR SAUDADES.
AO VE-LO BEIJEI O MEU FILHO AUTOMOBILISTICO, QUE ME DEU E CONTINUA DANDO TANTAS ALEGRIAS.
A RESTAURAÇÃO FICOU PERFEITO, O SEU PERFIL TODO ORIGINAL IDENTICO QUANDO ELE ME DEU O TITULO PAULISTA EM 1975 E O VICE BRASILEIRO.
NA EPOCA A EQUIPE ERA COMPOSTO DE 3 PESSOAS: DA TEREZA(CRONOMETRAGEM) ,DO MECANICO ADÃO E EU. (DETALHE IMPORTANTE ERAM DUAS BATERIAS NO DIA JUNTO COM A FORMULA SUPER VÊ- EU SAIA DE UM CARRO E SENTAVA NOUTRO).
APÓS AS LAGRIMAS FOMOS PASSEAR PELO MUSEU VENDO AS CARRETERAS DOS ANOS 50 E 60, OS PROTÓTIPOS DOS ANOS 70, VEICULOS DE TURISMO DE TODAS EPOCAS, OS STOCK CARS, O FORMULA JUNIOR DKW SEM FALAR DOS MODELOS DE ANTES GUERRA.
O ESFORÇO DO PAULO TREVISAN E DE TODA SUA EQUIPE É UM CAPITULO TOTALMENTE A PARTE, UMA LUTA PARA PRESERVAR A HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.
NO DIA SEGUINTE FOMOS PARA O AUTODRÓMO DE GUAPORÉ ONDE O MUSEU LEVOU OITO VEICULOS E PROPORCIONOU A PILOTAGEM EM CADA UM DELES DE TODOS QUE LÁ ESTAVAM .
SENTEI NO MEU POLAR COM MACACÃO VERMELHO ZERO BALA ANTE CHAMAS CORSA E ME EMOCIONEI NO PRIMEIRO MOVIMENTO DO POLAR.
AO SAIR DOS BOXES MEUS OLHOS ENCHERAM DUPLAMENTE, PELO MOVIMENTO DO POLAR E PELA TRISTE LEMBRANÇA DA PERDA DO MEU AMIGO ANTONIO CASTRO PRADO EXATAMENTE NAQUELE LOCAL, MAS COM A CERTEZA QUE ELE DO ANDAR DE CIMA NÃO HESITARIA EM MANDAR A MENSAGEM- VAI LÁ ACELERA OMELETE.
A PISTA DE GUAPORÉ É UM EXEMPLO DE UNIÃO, NASCEU COM APOIO DE TODA CIDADE, ELEVOU O NOME GUAPORÉ NOS MEIOS E A CADA VEZ MAIS ELA ESTÁ MAIS FLORÍDA, UM LOCAL MARAVILHOSO.
BATIZAMOS O RESGATE DO POLAR, ELE ESTAVA NERVOSO COM A PARTE DIANTEIRA UM POUCO DURO, A TRASEIRA PLANTADA NO CHÃO, O ENGATE DAS MARCHAS PRECISANDO DE AJUSTES E OS FREIOS PRENDENDO LIGEIRAMENTE.
O PRIMEIRO TESTE DO POLAR FOI APROVADO.
ASSISTI OS AMIGOS ,COLEGAS SE EMOCIONANDO CADA VEZ QUE SAIAM DOS CARROS.
TODOS ELES ANDARAM NO FORMULA VÊ, KARMAN GHIA DACON, PROTÓTIPO ESPRON E ALDEE, OMEGA EX STOCK CAR , FORMULA FORD E FORMULA FIAT.
VOLTAMOS A SER PILOTOS QUE MESMO POR UM DIA,O QUE TRAZ RECORDAÇÕES INCRIVEIS, AO LADO DA TURMA DA HORA........, SORRISO ESTAMPADO EM TODOS
DE CORAÇÃO AGRADEÇO AO PAULO TREVISAN QUE NÃO POUPOU ESFORÇOS PROPORCIONANDO UM MARAVILHOSO BLOG SPEED DAY E A FAMILIA GRAEFF SEMPRE HOSPITALEIROS COM UM BELO CHURRASCO GAUCHO.
NÃO SEI COMO AGRADECER . FOI BARBARO PAULO.
JAN BALDER
Sanco,
A primeira "saida" é inesquecivel !!!! E o JQ-Reynard é uma delicia, não achou ?
Antonio
Que show em sanco,deve ser uma maravilha,poder acelerar essas baratas!!!!!!!!!!!me da muitas recordaçoes,isso,abraçao
Leandro,
Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente após muito navegar no seu blog lendo as histórias do automobilismo gaúcho. Foram três dias de sonho em que todos nós pudemos nos entregar à nossa paixão comum, num evento incrível que nos foi presenteado pelo Trevisan.
Essa foto minha entalado no kart é uma sacanagem. Houve uma época em que eu sentava nesses 'bichinhos' e sobrava espaço... hehehe
O Cerega foi pro RS, passou uns dias lá e não aprendeu a tomar chimarrão. Isso é uma vergonha!!!
Não vai ganhar o tão sonhado "green card" pra morar em Passo Fundo.
Foi um grande prazer estar com toda essa turma, e em alguns casos, enfim poder sair do virtual para o real e conversar ao vivo e a cores.
Foi um final de semana sensacional!
Obrigado ao Paulo e ao Saloma, idealizadores do evento!
Que emoção meu irmão!!!!
Vi o vídeo que o Jão Cesar postou no YouTube... de arrepiar!!
QUERO MAIS!
Parabéns Sanco, você merece muito isso por ajudar manter viva a história do automobilismo gaúcho, assim como faz o Paulo Trevisan.
Abração
Sala
Pô, ninguem me falou nada que não podia botar a mão na bomba, ouvi isso da boca de voces pela primeira vez!
Mais um motivo pra voltar rapidinho e fazer um curso de "como tomar mate". Na sequencia, solicitação oficial do green card.
Enorme prazer conhecer voce pessoalmente, Sanco. Esse teu espaço é uma das referencias do automobilismo no sul, e essa mistureba que fizemos foi excepcional.
Meu caro Sanco, satisfação de escrever nesse espaço que você criou para manter viva a História d Automobilismo Gaucho.
Sobre o evento do Museu "Paraiso" do Automobilismo Brasileiro foi de uma beleza espetacular e ja dita de muitas formas com o mesmo objetivo de dividir sensações reais.
Continue assim Guri, sucesso sempre!!!!
Valeu Sanco
Vc mereceu este presente pelo trabalho de resgate histórico que vem fazendo.
Abç
Júlio
Postar um comentário