segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Emerson e o 147 da Glitz

O post de hoje é cortesia do amigo Joel Schröder, o cara das motocas. Vejam só que achado ele enviou.


E aí, identificaram os "cabeludos"? Vamos lá: da esquerda para a direita Alfredo Glitz, Walter Soldan, Ivan e Paulo Hoerlle e Frederico Glitz. O próprio Soldan ajudou na identificação.

O registro foi feito em Junho de 1979, quando da visita do Emerson Fittipaldi na revenda Glitz em Porto Alegre.

Pelo que me contou o Soldan, o Emerson era contratado da Fiat e fazia visitas nas concessionárias. Na região de Porto Alegre foi na Sbardecar, Jardim Itália e na Glitz. A Glitz fazia dois carros que participavam dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de 147: o #9 do Paulo Hoerlle e o #10 do Soldan.

Quando da visita do piloto de Fórmula 1, ocorrida num final de semana, o #10 estava à disposição e o Soldan convidou o Bi-Campeão para dar uma voltinha, que aconteceu em plena rua, que se não estou enganado era na Frederico Mentz.

Fui buscar um registro da época e um trecho dizia assim: "de bom grado foi aceito o convite, assumindo Emerson Fittipaldi o volante e Soldan ao seu lado.

De imediato o ex-campeão mundial mostrou seu entusiasmo com o alto rendimento do motor, sua rápida aceleração, esclarecendo Soldan que o preparo havia sido feito pelos técnicos da revenda Gltiz Veículos. E a categoria, técnica e conhecimento de pilotagem de Emerson não deixaram de impressionar o volante gaúcho.

De regresso à concessionária, Emerson manteve longa palestra com Walter Soldan e também com o outro piloto da equipe Glitz Veículos, Paulo Hoerlle, ocasião em que vários itens de preparação e acerto foram discutidos e analisados. E muitas "dicas" do que está sendo usado na Europa, nos Fiats de competição, foram dadas por Emerson, uma vez que o modelo 127 europeu é similar ao nosso 147."

Grande achado...

Valeu, Joel! Valeu, Soldan!

14 comentários:

roger disse...

Foi aí que comprei o 'gafanhoto'! Um 147 verde amalfi 80...bancos reclináveis (na época um LUXO)!
Saudades desta época! Tinha uma galera 'boa' nas receitas...que vinham da argentina! O meu tinha um belissimo carburador duplo...milagroso! (da terra dos hermanos)...Se foram umas duas caixas de câmbio...

Fabiani C Gargioni #26 disse...

Queria uma ajuda dessa pro meu "PRETINHO BÁSICO"aqui da TCC,hahahahaha!!!Belo achado Sanco.

Unknown disse...

Bela relíquia Sanco. Muito legal mesmo.

Abraço,
Guilherme.

Italo disse...

Pô, Guilherme, não chama o Soldan e o Hoerlle de relíquias... :-)

luizborgmann disse...

Naquela ocasião, houve um torneio de economia de combustivel para os modelos 147, os carros eram aferidos de velocimetro e também o combustivel. Se me lembro bem, o trajeto saia da frente do estádio do Internacional, seguia por onde hoje se localiza o museu Iberê Camargo, e voltava pela ladeira da Pinheiro Borda novamente até o estádio. Participei mas fiquei no meio do pelotão dos 50 participantes, a exigência era ter sempre uma marcha engrenada (não podia usar o ponto-morto), acompanhado por um fiscal de prova. Não podiam participar, além do pessoal da Fiat, os jornalistas especializados, que conheciam todas as mutretas, e o terror deles era o Válter Boor, do Jornal do Comércio, que papava todas as provas daquela modalidade e já tinha ganho vários carros zero km (ele se trancava no carro, usava uma bureta calibrada, fumava uns 2 maços por hora, e era o "pé de pena"). Todos os participantes posteriormente receberam um certificado emitido pela Fiat Automóveis e assinado pelo Emerson, aliás, a assinatura foi uma péssima imitação. Alguém lembra dessa?
Ainda vale lembrar que, pela Glitz, o Soldan foi o 1° campeão brasileiro em competições nacionais realizadas com o álcool como combustivel, no autódromo de Jacarepaguá. Outras corridas se realizaram lá, também no mesmo dia, mas a primeira prova foi dos Fiat 147, então o Soldan entrou para a galeria dos imortais...A informação diz que os carros da Glitz eram preparados na revenda do Frederico, mas onde ficou o suporte dos irmãos da rua Edmundo Bastian, à época? E o Soldan, na revenda Glitz, como consultor técnico na recepção? Certa vez fui lá, com meu Fiat 147, apresentar um problema de ordem técnica bem complicado, só na sacanagem, para ver se ele entendia da coisa, mas o magrão já tinha horas e horas de conhecimento mecânico.
luiz borgmann

Carlos Alberto Petry disse...

Mesmo com pouco a dizer, já que falar de Emerson e chover no molhado, resta render minhas homenagens aos outros tres campeões ali presentes, com quem além de competir, aprendi muito, fomos amigos, até sou padrinho de casamento do Paulinho. O Soldan "empurrei" pra Europa. O magro me cisitava com frequência. Estes dois que eu me lemre, sempre que enfrentaram o Emerson nas pistas levaram a melhor. Mas ali presente também, outro inarredável campeão, menos presente sob os "holofotes", mas que com sua precisão e eficiência fez muitos campeões, e com este trabalho grangeou o respeito de todos os amantes do automobilismo, por este Brasil. Pra quem não entendeu estou me referindo ao monumental Ivan Herlle.

Unknown disse...

Prezado Italo,

quando usei a palavra relíquia, me referi à foto e não as pessoas. Usei esta palavra, pois muitas destas fotos, nem mesmo o Paulo e o Ivan as possuem.
Espero ter esclarecido.

Abraços,
Guilherme Hoerlle.

Italo disse...

Guilherme,

Claro que tua a intenção não foi essa, só aproveitei pra fazer a brincadeira com esses dois grandes botas.

Abração!

Niltão Amaral disse...

Ué, Sanco.

Vale o registro, mas inédito não é.

Essa foto eu tinha postado lá no Blog do Passatão em 19/04/2010, tu inclusive chegou a comentar o post...

Vejam: http://blogdopassatao.blogspot.com/2010/04/mais-do-147-da-glitz.html#comments

Tem outras fotos também, quem me mandou foi o Mauro Weck, que corre com a réplica do carro de 1979 da Glitz. Ele é sobrinho do Alfredo Glitz, dono da revenda na época.

Niltão Amaral disse...

Tu chegaste a fazer um desafio com as outras fotos, aqui: http://blogdosanco.blogspot.com/2010/04/diversao-no-feriado.html

Abraço,
Niltão.

Leandro Sanco disse...

Perfeito, Niltão. É que como eu só tinha publicado aquelas duas da pista, acabei esquecendo desse outro click sensacional.

Sabes como é. São 4 neurônios em linha, mas de vez em quando só 3 trabalham...

Abração,
Sanco

Niltão Amaral disse...

E é sensacional mesmo! Bons tempos da carreras de 147, era "briga de foice" o tempo todo, como diria o Perna.

Pra quem tem saudade, venha assistir as "caixinhas" na Copa Classic!

Agência Eficaz disse...

Fazendo uma pesquisa na internet encontrei esta pérola muito importante na minha vida. 1978 eu atuava na área de geometria automobilística na Copagra S/A, quando recebi a proposta para ser o titular de geometria na Glitz Veículos e preparar os Fiat's 147 dos pilotos dos campeonatos de Rally. Não lembro mais os nomes dos pilotos, mas lembro ter preparado o carro de Cristina Rosito. Mas o que me marcou foi a preparação do carro de treino do Super Piloto Walter Soldan no ano de 1979. Em 1980 o Ex-atacante do "Penarol" " Ênio Augusto Zago" me chamou para corrigir a geometria do "Miura Saga" onde fiquei até me formar em eletrônica, 1984.

Ovidio Fagundes de Macedo disse...

Ovidio Fagundes de Macedo
Fazendo uma pesquisa na internet encontrei esta pérola muito importante na minha vida. 1978 eu atuava na área de geometria automobilística na Copagra S/A, quando recebi a proposta para ser o titular de geometria na Glitz Veículos e preparar os Fiat's 147 dos pilotos dos campeonatos de Rally. Não lembro mais os nomes dos pilotos, mas lembro ter preparado o carro de Cristina Rosito. Mas o que me marcou foi a preparação do carro de treino do Super Piloto Walter Soldan no ano de 1979. Em 1980 o Ex-atacante do "Penarol" " Ênio Augusto Zago" me chamou para corrigir a geometria do "Miura Saga" onde fiquei até me formar em eletrônica, 1984.