sábado, 5 de fevereiro de 2011

Piloto de Boeing. Piloto de Fórmula Ford.

O meu amigo Fabiano Guimarães acertou quase tudo sobre o último Desafio. Era mesmo o gaúcho Paulo Ratkiewicz em Interlagos, durante a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, mas o ano era 1984, no dia 12 de Agosto.

Paulo era um dos estreantes naquela prova e pilotava um dos 50 chassis fabricados pela Glaspac, sob encomenda do Departamento de Competições da Ford. Ao que consta o chassi tinha um custo bastante acessível e isso motivou a participação de novos pilotos na categoria escola. Além de acelerar nas pistas, o gaúcho também voava alto a bordo de um Boeing da Varig.

Dos 33 inscritos, fez o 21° tempo, 3min29s56 contra 3min07s65 do pole João Alfredo Ferreira, o "Baguncinha". Das 12 voltas previstas, Paulo fez 10, concluindo na 18ª posição.

Abaixo é possível ver mais dois registros do Buguinho, como era chamado o chassi da Ford. De acordo com o Paulo ele ainda guarda esse carro desmontado.



Já falamos aqui no blog sobre o chassi Swift que o próprio Paulo montou em Porto Alegre. Esse carro participou de provas da Fórmula Ford entre o final dos anos 80 e início dos 90, tanto no Brasileiro quanto no Gaúcho.

Abaixo estão mais alguns registros desse carro, desde as primeiras provas, passando pelos detalhes do chassi e até a participação do piloto paulista José David com esse carro na prova de Curitiba em 1989.








Agradeço ao Paulo pela colaboração.

Fonte das imagens: arquivo Paulo Ratkiewicz.

9 comentários:

granito disse...

Lembro que foi uma boa iniciativa da Ford , pois realmente barateou a F´ford, porém nesta temporada os carros mais competitivos eram da equipe Petropolis do Mauro Voguel com o goiano Tom Stefani e o carioca Ricardoi Mattos. Outros que andaram bem nesta temporada foram o Barrichello, o Andre Ribeiro e o Pedro Paulo Diniz, mas usavam o JQReynard. Acho que o Heve teve uma vitória tb com o Djalma Fogaça. Eram chassis bem mais competitivos.

Anônimo disse...

"Boeing"

Abs.

Carlos Giacomello disse...

o carro das ultimas fotos está a venda no site da formula 1.6. "www.formulars.com.br".

Leandro Sanco disse...

Boeing, claro...corrigido. Obrigado.

Anônimo disse...

É,o chassis Buguinho não era competitivo.A quase totalidade dos que restaram estão com o Aldo Piedade em SP que adorava o bichinho e os mantém até hoje na escolinha.Quem correu de PFundo com esse chassis na época foi o Nino Stedile.Alguns anos atrás até existia um Buguinho aqui mas para variar o Piedade comprou.Bom saber que existe esse e mais um num totem no desmanche do Chiarello(irmão do inesquecível Bigode de Guaporé)em Soledade na BR386.PAULO TREVISAN

Leandro Sanco disse...

É mesmo, Trevisan. Lembro de ver esse Buguinho em Soledade, quando fomos em Passo Fundo no ano passado. Se não me engano era amarelo, certo?
Abraço,
Sanco

Anônimo disse...

Grande Paulinho, fabricou 2 Swift Formula-Ford e os mantém prontos para correr.
Se a turma da Fórmula 1.6 soubesse o que os Swift iguais aos do Paulo fizeram com os Reynards (Techspeed) e Van Diemen na Fórmula Renault Inglesa, eles com certeza não estariam parados.
LFCruz

Anônimo disse...

Buenas !
O do Chiarello em Soledade eu vejo cada vez que passo por lá. Não lembro se algum dos Chiarello andou em alguma categoria de Fórmula. Já olhei de perto o carro, o acabamento é bem rústico, e como já falei, tem pivôs na suspensão dianteira, em vez de 'uniball'.
Abraço forte.
Pedrão - SMO

Anônimo disse...

Olá?
Meu nome é Wellington e Eu já morei em Piúma ES.
Eu conheci um Ex-Piloto chamado Paulo, que morava em Piúma ES.
Seria o mesmo Paulo?
Abraços!!!