quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O "terror" dos VW

Trocando e-mails com o Flávio Trindade, piloto paranaense que lançou sua autobiografia dias atrás, ele lembrou de um fato interessante e que envolve um preparador gaúcho.

Flávio disse que o melhor preparador de motores Chevette que conheceu é o Sérgio Artioli da Fonseca, o "Manivela".

"Manivela" foi o responsável por fazer o motor do Chevette do Flávio no Paranaense de Marcas de 1994. Naquele ano o grid tinha 30 carros, sendo 28 Volkswagens e apenas dois Chevettes. Ele lembra que o carro dele era o "terror" dos VW. O preparador "Meinha" era o responsável pelo chassi.

Flávio lembra que foi um ano de muitas alegrias. Acabou como Vice-Campeão, a apenas um ponto do primeiro. Se não fosse uma desclassificação em uma prova - por revidar nas batidas - teria vencido o campeonato.

Mesmo com o segundo lugar, o Chevette tinha impressionado a todos e graças a tudo isso, Flávio conseguiu entrar na Stock Car no ano seguinte.

Por isso ele diz que deve muito ao "Manivela".


Que história bacana.

Fonte da imagem: arquivo Flávio Trindade.

8 comentários:

Jao disse...

Como sempre esses tempos eu estava indo a tarumã, junto com o Chico Bala e o Gilson esse meu amigo de longa data e sobrinho do Chico. Pra variar eu estava enchendo o saco do Chico e fazendo mil perguntas pra ele.

O Chico começou a me contar sobre o seu chevette hatch que ele tinha.Esse carro tenho conhecimento por outras pessoas que foi um dos mais rápidos da sua época e guiado pelo chico não seria diferente. O Chico me contou sobre uma ''ASA'' que ele colocou em cima da ''barata'' pra melhorar a aproximação em curvas, porque o chevette vinha se atirando demais [ no caso do chico um carro que se atira demais e um que o eixo traseiro ultrapassa o dianteiro]. Pois bem o chico usou essa asa e ganhou uma prova. Foi a Guaporé e la protestaram ele e impediram de usar a tal ASA. Mesmo ele mostrando que nada impedia em regulamento. O Manivela chamou o Chico e disse: Sai dos boxes e não pisa...so acelera pra abrir a volta, da a volta rapida e volta pro box devagar. O chico disse que saiu e fez exatamente oque o Manivela falou pra ele, conforme o chico pra fazer o S de Guaporé foi um deus nos acuda e que o carro vinha se atirando pra todo o lado. O resultado desse acerto preparador x piloto foi uma pole position e a vitoria em Guaporé. Depois disso eles colocaram a ASA pendurada na frente dos boxes com um cartaz perguntando se alguma equipe queria comprar hehehehehe. Conforme o Chico o Manivela é o maior preparador de chevettes que já teve por essas bandas.

Abraço

Leandro Sanco disse...

Baita depoimento, Jao! Muito obrigado pela colaboração.

Abraço

fernando Nana disse...

Sanco eucorri com Chevete 20 feito Para o Ari Do Beko .na epoca ele fasia o do Pilau tamben e a asa foi proibida,e ele entortou o diferencial,dando 1,5 grau de cambage , virou igual parece 23 en Tarumã,outra ves o Dino de Leone chamou o Manivela para desenvolver o motor do chevete do filho do Dino o motor tava no banco,acelerou deu 118cv ,o manivela colocou o carburador feito por ele e acelerou novamente 126cv mais uns acerto e saiu 129cv o manivela voltou e falou para nos vamos baixar tempo.tiro e queda,grande MANIVELA .

Marcelo Indy disse...

Grande Maniva e seus motores, histórias e mais histórias para se trovar, saudades dos tempos do chevetão 21 da Motorauto com Toninho da Matta.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Esse Chevettão do Flávio além de andar muito era lindão!

Unknown disse...

PENTA diz.......
Tive o prazer de conviver desde o meu nascimento, trabalhar, preparar e pilotar para o MANIVELA; o qual ganhamos muitas corridas: cito duas, 500 Km de tarumã /1987 uma volta e meia em cima do segundo ¨Aroldo Bauerman e A.Bragantine. Seis Horas de Guaporé ¨Uma volta em cima do segundo, nada mais que Leonel e Bocão, é um prazer ser amigo e irmão dele SERGIO MANIVELA.........

paulo rotta disse...

grande e espetacular manivela.
além de ótimo preparador, uma grande pessoa.
abraços

Unknown disse...

O hatch voador 25 que deu uma volta no segundo colocado ehhehehe ninguem entendia nada