Trocando e-mails com o Flávio Trindade, piloto paranaense que lançou sua autobiografia dias atrás, ele lembrou de um fato interessante e que envolve um preparador gaúcho.
Flávio disse que o melhor preparador de motores Chevette que conheceu é o Sérgio Artioli da Fonseca, o "Manivela".
"Manivela" foi o responsável por fazer o motor do Chevette do Flávio no Paranaense de Marcas de 1994. Naquele ano o grid tinha 30 carros, sendo 28 Volkswagens e apenas dois Chevettes. Ele lembra que o carro dele era o "terror" dos VW. O preparador "Meinha" era o responsável pelo chassi.
Flávio lembra que foi um ano de muitas alegrias. Acabou como Vice-Campeão, a apenas um ponto do primeiro. Se não fosse uma desclassificação em uma prova - por revidar nas batidas - teria vencido o campeonato.
Mesmo com o segundo lugar, o Chevette tinha impressionado a todos e graças a tudo isso, Flávio conseguiu entrar na Stock Car no ano seguinte.
Por isso ele diz que deve muito ao "Manivela".
Que história bacana.
Fonte da imagem: arquivo Flávio Trindade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Como sempre esses tempos eu estava indo a tarumã, junto com o Chico Bala e o Gilson esse meu amigo de longa data e sobrinho do Chico. Pra variar eu estava enchendo o saco do Chico e fazendo mil perguntas pra ele.
O Chico começou a me contar sobre o seu chevette hatch que ele tinha.Esse carro tenho conhecimento por outras pessoas que foi um dos mais rápidos da sua época e guiado pelo chico não seria diferente. O Chico me contou sobre uma ''ASA'' que ele colocou em cima da ''barata'' pra melhorar a aproximação em curvas, porque o chevette vinha se atirando demais [ no caso do chico um carro que se atira demais e um que o eixo traseiro ultrapassa o dianteiro]. Pois bem o chico usou essa asa e ganhou uma prova. Foi a Guaporé e la protestaram ele e impediram de usar a tal ASA. Mesmo ele mostrando que nada impedia em regulamento. O Manivela chamou o Chico e disse: Sai dos boxes e não pisa...so acelera pra abrir a volta, da a volta rapida e volta pro box devagar. O chico disse que saiu e fez exatamente oque o Manivela falou pra ele, conforme o chico pra fazer o S de Guaporé foi um deus nos acuda e que o carro vinha se atirando pra todo o lado. O resultado desse acerto preparador x piloto foi uma pole position e a vitoria em Guaporé. Depois disso eles colocaram a ASA pendurada na frente dos boxes com um cartaz perguntando se alguma equipe queria comprar hehehehehe. Conforme o Chico o Manivela é o maior preparador de chevettes que já teve por essas bandas.
Abraço
Baita depoimento, Jao! Muito obrigado pela colaboração.
Abraço
Sanco eucorri com Chevete 20 feito Para o Ari Do Beko .na epoca ele fasia o do Pilau tamben e a asa foi proibida,e ele entortou o diferencial,dando 1,5 grau de cambage , virou igual parece 23 en Tarumã,outra ves o Dino de Leone chamou o Manivela para desenvolver o motor do chevete do filho do Dino o motor tava no banco,acelerou deu 118cv ,o manivela colocou o carburador feito por ele e acelerou novamente 126cv mais uns acerto e saiu 129cv o manivela voltou e falou para nos vamos baixar tempo.tiro e queda,grande MANIVELA .
Grande Maniva e seus motores, histórias e mais histórias para se trovar, saudades dos tempos do chevetão 21 da Motorauto com Toninho da Matta.
Esse Chevettão do Flávio além de andar muito era lindão!
PENTA diz.......
Tive o prazer de conviver desde o meu nascimento, trabalhar, preparar e pilotar para o MANIVELA; o qual ganhamos muitas corridas: cito duas, 500 Km de tarumã /1987 uma volta e meia em cima do segundo ¨Aroldo Bauerman e A.Bragantine. Seis Horas de Guaporé ¨Uma volta em cima do segundo, nada mais que Leonel e Bocão, é um prazer ser amigo e irmão dele SERGIO MANIVELA.........
grande e espetacular manivela.
além de ótimo preparador, uma grande pessoa.
abraços
O hatch voador 25 que deu uma volta no segundo colocado ehhehehe ninguem entendia nada
Postar um comentário