sábado, 12 de fevereiro de 2011

Prorrogação?

O último Desafio gerou bastante dúvidas na turma. Seria o piloto daquele Corcel #31 o André Pretto de Campos Novos - SC ou o Ozenaide Pacheco de Canoas - RS?

A informação inicial veio junto da imagem, lá do meu amigo "Ratão". Ele dizia que o piloto era catarinense. Isso fez a maioria - onde me incluo - lembrar automaticamente do André Pretto, ótimo piloto da época da categoria Estreantes e Novatos que depois correu na Turismo Especial Gaúcho com um relativo sucesso. Pelo que consta o André andou bastante tempo com um Corcel I, os slicks que apareciam no registro faziam lembrar da TEG, então tudo parecia esclarecido.

Porém, adivinhem quem, o Mestre Schutz comentou sobre a pintura do carro, que não era a do carro do André. Isso, além do número, fez lembrá-lo do piloto Ozenaide Pacheco, que participou do Gaúcho de Divisão 3 nos anos 70. Na sequência o Borgmann e o "Naná" confirmaram que seria mesmo o "Pachekinho".

Então fui atrás dos alfarrábios e encontrei um registro mostrando o nome, o número e a descrição do carro do próprio canoense, numa prova de D3 em 1976. Mais outra busca e todos os registros encontrados sobre o catarinense mostravam um número e pinturas diferentes.

Tudo isso leva a crer que se trata mesmo do canoense, que vi correr, quando voltou às pistas no Gaúcho de Marcas em 1993 ou 94 em dupla com o filho Márcio, num Voyage de número 31.

Acho que o mistério está desvendado, mas se alguém for contrário à decisão, deixo aberta uma prorrogação para o Desafio.




Fonte das imagens: arquivo Luiz Borgmann, Marcelo Vieira e Carlos Eugênio - enviado por João Cláudio Muller.

3 comentários:

Fabiani C Gargioni #26 disse...

Esses CORCÉIS da DIV3 sào lindos,é uma categoria que deveria voltar!!!

cesarcardoso45 disse...

SANCO!que paulada ao ver esta fóto do corcel do pacheguinho,assim como esta na carreta ficava eu a 30 anos atras até altas horas da noite sentado dentro do carro e sonhando chegar o sábado para treinar em taruma, para a próva de estreantes que iria participar.E la fomos nós levei junto o irmão menor(machão)pia já louco por corridas gue por onde eu andava estava senpre junto,foi uma briga para este pia deichar eu entrar no corcel queria ir junto, para deichar ele feliz dei umas voltas nos boxes com ele no colo.Corcel foi vendido para o preto de ENCANTADO.

D´Mello Competicion disse...

Ola . vim aki dar a minha colaboração
o corcel 1 numero 31 é sim do piloto ozenaide pacheco. pois trabalhei na oficina dele . e daqui uns dias mandarei mais fotos para vcs colocarem em seus arquivo..
abraço FRANCI MELLO