sábado, 5 de julho de 2008

Antônio Gilberto Ody

Acertou na mosca quem respondeu que era o Antônio Gilberto Ody naquele Fusca patrocinado pelo Tênis Campeão publicado no Desafio da última semana. Como eu disse, o Cláudio Ely, vulgo "Capitão Caverna" (alguém sabe por onde ele anda?) corria no outro carro da equipe, o #10, e acabou sendo o campeão da temporada de 1981 da Turismo Especial Gaúcho.

Alguns dos outros pilotos que participaram daquele campeonato foram Bruno D'Almeida, da Equipe Dipal, Tadeu Matuzalém dos Santos, da Status Som, Luiz Marcelo Dias, da Equipe Cowboy Jeans, Arnaldo Fossá, da Monzacar, José Roque Brezolin, da Quimisinos, André Pretto (que corria com um Corcel), Winetou Zambon, Irineu Bohnenberger, Renato Becker, da Mecânica Bequinha, Alílio Felix Freitas, Ronaldo Nique, da equipe Dyko, Luis Carlos Paré Rodrigues, João Carlos de Andrade, da Canudense, entre outros.

Bom, sobre o Antônio Ody, infelizmente eu tenho poucas informações. Nas pistas, sei que, além do TEG, ele correu no Brasileiro de Corcel em 1982 (a confirmar) e depois no Brasileiro de Marcas, passando para o Regional de Turismo, no qual foi o principal articulador do projeto do campeonato, que teve início em 1985. Acho que ele correu até 1986. Quem tiver mais informações sobre ele, conte aqui.

Acima duas imagens do "Beto Ody". A primeira é de 1985, guiando o Escort em parceria com Victor Steyer. A última é de 1986, com o mesmo carro, mas tendo o José Roque Brezolin como parceiro.

Ainda falando sobre a TEG, em 1982 ela passaria a ser chamada de Hot Car e boa parte dos pilotos que competiam no Torneio Passat, acabaram migrando para a "nova" categoria. Me lembro claramente do "Bocão" Pegoraro, seu irmão Sérgio e do Anor Friedrich como exemplos dessa transição.

Fonte das imagens: jornal Esporte Motor e revista Quatro Rodas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Antônio Gilberto Ody, foi um dos maiores incentivadores do automobilismo gaúcho. Pode-se dizer que deu uma sacudida com grande visão empresarial. Foi sem duvida um dos principais responsáveis pelo sucesso do Campeonato Regional de Turismo. De exportador de calçados, passou para o ramo radiofônico e hoje com os filhos administra a rádio ALEGRIA. Arlindo Schunck Filho

Anônimo disse...

Bah que dizer de uma epoca maravilhosa,meu pai era mecanico e preparador dos carros do ody e do claudio,do bresolin,e de tantos outros,era maravilhosa, e achar essas fotos foi muito tri,o ody correu sim o brasileiro de corcel II em 82,abraços e meu email é marcelokart@terra.com.br