1982 foi mais um ano de glória para a Equipe Expresso Industrial. Após a conquista do título de 81 por Edison Tróglio, a equipe de Esteio não poupou esforços para obter os melhores resultados possíveis. Os carros, muito bem preparados pelo Jackson, recebiam algumas dicas até do mago argentino Orestes Berta, conforme pode ser visto nessa imagem abaixo em que eles conversam no motorhome do piloto Darci Benini. Da esquerda para a direita estão Luiz Tróglio Júnior (de boné azul), Jackson, Jan Balder, Benini, Edison e Berta.
Novos pilotos chegavam para duelar com a "dupla da pesada" como eram conhecidos os irmãos Edison e Luiz Fernando. A Equipe Carinha de Campo Bom, coordenada pelo próprio mecânico e pelo Sérgio Fleck, alinhava três competitivos carros pilotados por Heitor Jorge Elói, Leocardo Albino Baum e Cláudio Duarte. Outro piloto que começava a se destacar na categoria era José Renato De Léo, que naquele ano corria com um belo Maverick vermelho. Mesmo assim, Edison Tróglio chegou ao bi-campeonato, tendo Luiz Fernando como vice.
Os pilotos que participaram daquela temporada foram os seguintes:
#5 Paulo Schoenardie - Sabiá - Porto Alegre;
#7 José Renato de Léo - De Léo Competições - Porto Alegre;
#8 Ricardo Ernesto Flores - Estofados Spode/Fundiferro/Expresso Industrial - Passo Fundo;
#10 Gilberto Calassara - Expresso Industrial - Esteio;
#11 José Ricardo Simões - Comercial Wender - Canela;
#7 José Renato de Léo - De Léo Competições - Porto Alegre;
#8 Ricardo Ernesto Flores - Estofados Spode/Fundiferro/Expresso Industrial - Passo Fundo;
#10 Gilberto Calassara - Expresso Industrial - Esteio;
#11 José Ricardo Simões - Comercial Wender - Canela;
#12 Guatemi Altair dos Santos - Gramado;
#13 Luiz Fernando Tróglio - Expresso Industrial - Esteio;
#14 Edison Tadeu Tróglio - Expresso Industrial - Esteio;
#15 Norbert Luckow Filho - Expresso Industrial - Esteio;
#18 Nei Luiz Biehl - Porto Alegre;
#20 Luiz Carlos Macedo - Componentes Telefônicos Elétricos - Porto Alegre;
#22 Heitor Jorge Elói - Metalúrgica NEF - Campo Bom;
#23 Leocardo Albino Baum - Eletro Comercial KF/Carinha - Novo Hamburgo;
#24 Cláudio Duarte - Carinha - Novo Hamburgo;
#33 Nerovi Oliveira - Chaveco/Aki Peças - Alvorada;
#13 Luiz Fernando Tróglio - Expresso Industrial - Esteio;
#14 Edison Tadeu Tróglio - Expresso Industrial - Esteio;
#15 Norbert Luckow Filho - Expresso Industrial - Esteio;
#18 Nei Luiz Biehl - Porto Alegre;
#20 Luiz Carlos Macedo - Componentes Telefônicos Elétricos - Porto Alegre;
#22 Heitor Jorge Elói - Metalúrgica NEF - Campo Bom;
#23 Leocardo Albino Baum - Eletro Comercial KF/Carinha - Novo Hamburgo;
#24 Cláudio Duarte - Carinha - Novo Hamburgo;
#33 Nerovi Oliveira - Chaveco/Aki Peças - Alvorada;
#35 Mário Jone de Oliveira - Chaveco - Porto Alegre;
#88 Vilmar da Silveira - Cosima;
#91 João Antônio Simão - Santo André - Porto Alegre;
#91 João Antônio Simão - Santo André - Porto Alegre;
#98 Wilson Garcia da Silva - Hennemann/Peçascar - São Leopoldo.
Abaixo uma série de boas imagens e lembranças.
Pode-se ver a dupla em presença constante no pódium. Em algumas imagens é possível ver também o Luiz Caetano Antinolfi, que atuava como diretor das provas. O entusiasmo dele era tanto que além de dar a bandeira quadriculada, levava os pilotos para a volta da vitória (no Passat da Carro do Povo - imagem rara), entregava os troféus e até fazia questão de sair nas fotos. Vou mostrar algumas em breve. Na última imagem de hoje estão, da esquerda para a direita, o Norbert Luckow, Luiz Fernando, Edison, Leocardo Baum, De Léo e Euclides Tróglio, pai dos "guris".
1982 ficou marcado na memória de muitos por causa do violento acidente - mas sem grandes danos ao piloto - sofrido por Luiz Fernando Tróglio em Guaporé. Esse será o assunto de amanhã. Fiquem ligados. No último Domingo descobri que um grande amigo e piloto, frequentador do Blog, foi um dos que ajudou a socorrer o Luiz Fernando. Acho que amanhã ele vai contar os detalhes de como tudo aconteceu.
Fonte das imagens: revista Pódium Graphic, arquivo Família Tróglio.
Um comentário:
Ola Sanco,
Visito teu blog diariamente, e o acho mto interessante. Tenho 25 anos, entao acompanho automobilismo com mais nocao a partir da decada de 90. Gostaria que tu postasse sobre essa fase do automobilismo, se possivel.
Abraco
Felipe Wilhelms
Postar um comentário