quarta-feira, 30 de julho de 2008

Das pistas para as ondas

Não canso de dizer como o Blog tem me trazido alegrias e me permitido encontrar referências da minha infância. Depois de mais de vinte anos, faz pouco que voltei a ver uma Pódium Graphic, revista da qual já falei alguma coisa aqui e que era entregue na entrada do Tarumã no início dos anos 80. Ao ler um exemplar inteirinho, vi que era feita pelo Rogério Monteiro (acho que o Paulo Schutz já tinha me comentado) e há alguns dias resolvi descobrir por onde ele anda.

Navegando pela web e mandando alguns e-mails acabei descobrindo que o Rogério está muito bem, fazendo o que gosta e na companhia de bons amigos. Hoje ele é proprietário de uma pousada na Praia do Rosa em Santa Catarina, é surfista e faz uma revistinha no estilo da Pódium Graphic ("mas com muito mais recursos", diz ele), que se chama Rosa Schock e fala de surf, turismo e por aí vai.

Para minha surpresa ele me enviou um e-mail com algumas imagens e alguns dizeres que contam um pouco da trajetória dele nas pistas e como jornalista. Com vocês, Rogério Monteiro:

"Aí Leandro!!
Só hoje consegui dar uma viajada no teu blog, achei show de bola!! Uma viagem no tempo...


Corri durante apenas três anos, dois deles em provas de estrada (ainda não havia Tarumã) e no autódromo de Curitiba. Também participei de algumas provas extras, em Caçador (SC) em dupla com o Raul Machado, nas "4 Horas de Florianópolis" (com meu primo "Nico" Monteiro) e em Rivera, no Uruguai. Minha estreia foi em 1979 em Curitiba, quando tinha um motorzão tão porrada que quebrei a ponta de eixo na largada... Depois ganhei na classe até 1600 cc e fui segundo na Geral na categoria Estreantes na corrida da Estrada da Produção (entre Lageado e São José do Herval - ida e volta) e em Tarumã corri duas temporadas, mas nunca venci, embora estivessse sempre entre os primeiros. Meu carro (o Fusca #11) era muito bem preparado pelo excelente preparador "Zé Guedes", e quando ele morreu com problemas em uma cirurgia eu resolvi desistir de correr, até porque não estava segurando os custos, e naquela época patrocinador era difícil de conseguir...

Aí virei jornalista especializado em automobilismo, primeiro na extinta Folha da Tarde (1975/76) e depois na Zero Hora (1980/81). Depois montei uma firma de assessoria de imprensa (Pódium), com clientes como Smirnoff, Grendene, Orloff e Lee, e a editar a revistinha Pódium Graphic. Finalmente, em 1981 ou 82, resolvi largar tudo e vir morar na Praia do Rosa, onde montei uma pousada e onde vivo até hoje, longe das "baratinhas"... Meu melhor amigo na praia é o Cezar "Bocão" Pegoraro, que também tem uma pousada aqui e com quem relembro às vezes os bons tempos das "carreiras"...

Um grande abraço e parabéns pelo teu blog...
Rogério"


Abaixo, algumas imagens que me foram enviadas por ele.

Na sequência: durante etapa do Campeonato Gaúcho de Automobilismo em 1971, depois três das 12 Horas do mesmo ano, quando correu em dupla com o Fernando Esbróglio, que está de pé ao lado do carro na segunda imagem. Na última das "12", Rogério está nos boxes junto com a equipe do "Zé Guedes" tomando uma Teem, após completar a prova na sexta posição no Geral e quarto na categoria. Encerro com duas atuais dele, sendo que em uma está muito à vontade sobre uma prancha.

Valeu, Rogério! Temos muito a te agradecer por tudo que fizestes pelo automobilismo.

Fonte das imagens: Pódium Graphic, arquivo Rogério Monteiro.

Um comentário:

Paulo Schütz disse...

Que fotos, além das lembranças de quem foi muito participante no automobilismo.
Dá pra identificar o fusca 14, do Luiz Gustavo Tarragô de Oliveira, o 43 do Leonel/Rosito, o 62 do Rejani Franzen e o opalão 91, do João Roberto Schmidt, o "Schmitão" que, nessa época, fez dupla em corridas longas com o Júlio André Tedesco.