sábado, 26 de julho de 2008

Em clima de Fórmula 1

Recentemente lembrei da primeira prova de Fórmula 2 que reuniu brasileiros e argentinos em Tarumã no dia 17 de Outubro de 1982. Mas não tinha muitos detalhes dos carros, tais como chassis, motores bem como algumas imagens. Pois hoje, aproveitando a resposta do Desafio da última semana, vou mostrar algumas coisas interessantes para vocês.

Inicío com a resposta, que também me deixou surpreso, afinal para mim, Ronaldo Ely sempre usara o #7 no seu carro de Fórmula 2, mas não. O piloto em questão era realmente o paulista Artur Bragantini, vejam o detalhe abaixo.

Porto Alegre vivia um clima de Fórmula 1, afinal a expectativa de todos em torno dos estrangeiros e seus carros movidos à gasolina era muito grande. Tanto as equipes quanto o público queriam ver aquele duelo que serviria como ponto de partida para a internacionalização do que, na época, era o campeonato mais veloz do Brasil. A partir daquela prova é que foram definidas as bases do Campeonato Sul-americano de Fórmula 2 de 1983.

É claro que o favoritismo dos argentinos prevaleceu naquela prova. O vencedor foi o "hermano" Miguel Angel Guerra com um Berta-Renault #72, carro com cerca de 180 HP à 9000 rpm.

Os demais argentinos presentes eram Rubem Di Palma (Telas Keutex/Fliter), Guillermo Maldonado (Yomel/Dekalb), Juan Manuel Fangio II, Alberto Scarazzini, Gustavo Sommi e Guillermo Kissling. Di Palma utilizava um Berta-Chrysler e Kissling um Berta-Ford OHC. Todos aqueles motores eram fabricados na Argentina e equipavam carros de rua como o Fiat 125, Renault Alpine e o Ford Taunus. Os preparadores mais famosos eram Miguel Angel Di Guidi, Osvaldo Antelo (especializado em motores Renault), José Miguel Herceg (Ford) e Orestes Berta, especializado em motor VW e que vinha atendendo boa parte dos pilotos brasileiros na venda de equipamentos.

Além desses, os uruguaios Pedro Passadore (Longines/Sucaryl) e Egon Einoder, o paraguaio Danny Candia e os chilenos Sérgio Santander e Giuseppi Galuppo também eram anunciados como concorrentes.

Entre os brasileiros, os destaques eram Leonel Friedrich (Ipiranga/Carro do Povo), que liderava o certame nacional, Ronaldo Ely (Denim) e Francisco Feoli (Semp-Toshiba/Kodak), que o seguiam de perto na classificação. Cezar Pegoraro (Cautol/Mobil/Predilar) e Aroldo Bauermann (Orloff/Farol) também se juntavam ao time gaúcho, destacado para aquela prova histórica. Além dos gaúchos, José Luis Pimenta (Motores Gigante), Adu Celso Santos, Victor Maresse (Banco Safra), Artur Bragantini (Denim) e Pedro Muffato (Açucar Diana) também utilizavam um Muffatão com motor Passat. Já Dárcio dos Santos, Cláudio Gonzales (Filtros Nasa/Kwikasair) e José Carlos Romano corriam com um Heve-Passat, um modelo copiado do Tiga inglês, produzido por Tim Schenken e Ivan Taylor. Por fim Mauro Fauza (Bottons Jeans) e Alvaro Buzaid (Codema) corriam com um superado Polar-VW, com poucas possibilidades de disputar as primeiras posições. Maurizio Sala era mais um piloto anunciado como concorrente, mas acabou não participando.

A vantagem dos pilotos brasileiros, além do conhecimento da pista, eram os pneus e o acerto de suspensões. Mesmo assim, a Argentina saiu vencedora daquele primeiro combate.

Na sequência: "Bocão" Pegoraro, "Chico" Feoli, Leonel Friedrich (imagem rara e que há muito estava procurando - só falta a colorida!), Aroldo Bauermann (de macacão, fora do carro), Ronaldo Ely (da mesma equipe de Bragantini, mas com o #6, que na imagem acima ainda é um Polar com motor VW a ar. Naquela prova em Tarumã ele correria com um Muffatão) dividindo uma curva com o "Pimentinha", e encerro com uma caricatura muito legal que mostra os "botas" da esquadra gaúcha na competição. Que barato!

Fonte das imagens: revista Pódium Graphic, arquivo Família Tróglio.

9 comentários:

Anônimo disse...

1. O Polar do Ronaldo Ely é simplesmente lindo.

2. Será mesmo o Aroldo B. no Heve do Gigante (que imitava as coresa da Ligier)?

3. O Buzaid não era patrocinado pela Aiko no Polar vermelho? Não me lembro do patrocínio da Codema.

Abs.

Leandro Sanco disse...

Tohmé, agora melhorei o texto. No #25 do Gigante era o José Luis Pimenta, o "Pimentinha".
Abraço.

Anônimo disse...

muito bom esse carro com a marca gigante imitando o gitanes da Ligier. Bons tempos, adorava a F-2 sulamericana. Quem tiver videos da Manchete daquelas corridas de 84 até 95 ( acho que transmitiram até ai) favor arrumar , paga-se bem por estes videos hehehehe

Anônimo disse...

Granito, na realidade o Gigante preparava esse Heve e reailmente er muito bonita a pintura, assim como a carenagem modificada.

Anônimo disse...

O Polar do Ely foi do Antonio Castro Prado, que morreu em Guaporé num final de tarde lamentável.

Jonny'O disse...

Demais Sanco!

Esse post me deu uma saudade danada dos tempos da F2.

Quanto ao carro do Pimentinha ,fico um pouco na duvida se era um Heve ou um Mufatão .Com certeza era um chassi modificado ,lembro que entre as modificações ,ele mudou a posição do tanque de combustivel .No chassi original o tanque era dos lados do piloto ,Gigante colocou um unico tanque atrás do piloto ,assim este ficaria mais a frente mas em uma posição mais vertical ,teve alterações tambem na suspensão dianteira e claro um carenagem totalmente nova.

Este carro da foto com o Pimentinha tinha as cores iguais a Ligier-Matra de 1981 ,no ano seguinte este carro foi usado pelo Ronaldo Ely nas cores da Denim ,no terceiro ano do carro foi a vez do Victor Maresse usa-lo com uma pintura identica ao da Marlboro mas com o nome do Banco Safra .

O Caio de curitiba tem todas essas fotos .

Anônimo disse...

Certeza absoluta: o carro do Pimentinha era um Muffatão, totalmente mexido a pedido do próprio piloto no layout aerodinâmico e com o cockpit mais à frente porque ele tinha só 1,53 metro de altura.

Unknown disse...

Ola amigos.

Legal esse blog, bem tive a GRANDE oportunidade de conhecer duas pessoas aqui o CLAUDIO GONSALEZ que pudemos trabalhar junto na FORD e o JOSE ROMANO amigo de GRAXA na RED MOTORS( OFICINA DO RENATO) onde tambem tive boas dicas quando corri de SPEED. valeu amigos e sempre bom relembrar de pessoas como eles valeu ... TCHELO SBC. Speed.

Unknown disse...

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