terça-feira, 29 de julho de 2008

Campeonato Brasileiro de T 5000 (?)

Não, isso não chegou a acontecer, mas há um episódio, que eu sinceramente desconhecia, de uma prova do Campeonato Gaúcho de Turismo 5000 que contou com a participação de vários pilotos de São Paulo. Isso aconteceu no dia 17 de Outubro de 1982, na mesma programação da primeira prova de Fórmula 2 em que brasileiros e argentinos se enfrentaram. Esse fato foi motivado por aqueles que eram também os principais entusiastas da categoria dos Dodges e Mavericks, os Irmãos Tróglio.

Os Tróglio ofereceram transporte gratuito, nos caminhões da Expresso Industrial, para cerca de dez pilotos paulistas e seus carros e conseguiram que o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul os isentasse das taxas de inscrição. Haveria na mesma data em Interlagos, uma etapa do Campeonato Paulista da categoria, mas o vice-presidente da CBA, Ronaldo Bittencourt conseguiu convencer os dirigentes paulistas a adiarem a competição para permitir a participação dos pilotos em Tarumã.

Apesar dos esforços, apenas quatro carros vieram para a prova. Os inscritos foram os seguintes:
#7 José Renato de Léo - De Léo - Porto Alegre;
#10 Luiz Guizoni - Expresso Industrial/Petrosul - São Paulo;
#11 José Ricardo Simões - Volk 1200 - Gramado;
#12 Guatemi dos Santos - Volk 1200 - Gramado;
#13 Luiz Fernando Tróglio - Expresso Industrial - Esteio;
#14 Edison Tróglio - Expresso Industrial - Esteio;
#15 Norbert Luckow Filho - Expresso Industrial - Esteio;
#18 Bruno Picollo - Brasmonta Conte - Porto Alegre;
#20 Luiz Fernando Macedo - Componentes Telefônicos Elétricos - Porto Alegre;
#22 Heitor Jorge Elói - Metalúrgica NEF - Campo Bom;
#23 Leocardo Albino Baum - Eletro Comercial KF - Novo Hamburgo;
#24 Cláudio Duarte - Carinha - Novo Hamburgo;
#33 Nerovi Oliveira - Chaveco - Alvorada;
#36 Sérgio Bernardo - Soso Escapamentos - São Paulo;
#58 Sérgio Di Genova - Esso/Expresso Industrial - São Paulo;
#86 Alberto Takashira - Rei das Pulseiras - São Paulo;
#98 Wilson Garcia da Silva - Hennemann/Stella - São Leopoldo.

Na tomada de tempos, a pole position ficou a favor de Edison Tróglio com o tempo de 1min24s240. Cláudio Duarte foi o segundo com 1min24s840. Luiz Fernando Tróglio com 1min24s980 e Alberto Takashira com 1min25s130 completaram os quatro primeiros no grid.
Ao final das duas baterias de 12 voltas cada, o vencedor foi Luiz Fernando Tróglio, com Cláudio Duarte em segundo, Edison Tróglio em terceiro, Heitor Jorge Elói em quarto e Sérgio Bernardo fechando os cinco primeiros.
Abaixo algumas imagens que registraram aquele momento.


Na sequência: o grid de largada onde é possível ver o carro #86 de Takashira ao lado do #13 de Luiz Fernando Tróglio. Depois uma do #36 (garimpada na web)e do #10 conhecendo todos os espaços do autódromo gaúcho. Por fim, uma do pódium tendo ao centro Luiz Caetano Antinolfi, segurando a garrafa de champanha.

Fonte das imagens: arquivo Família Tróglio.

6 comentários:

Unknown disse...

Adorei as fotos! Voltei no tempo uns 20 anos (no mínimo)!!! A saudade do Caetano será eterna.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiano 70 disse...

Sanco, impressionante esta reportagem. Não tinha a menor idéia sobre esta prova com pilotos daqui de São Paulo correndo em Tarumã. Apenas uma correção, a grafia correta do piloto nº 86 é Tagashira, campeão em 83 e falecido na década de 90. O japonês acelerava muito. O nº 36 da foto é do Sérgio "Sosó" Bernardo, piloto que encerrou sua carreira nas Mil Milhas de 1986 após atropelar um espectador na antiga curva 3 de Interlagos. Dizem que ficou tão traumatizado que nunca mais pisou no autódromo. O Sérgio di Gênova correu ainda por vários anos na Força Livre, Hot Car e muito tempo na Stock Car. O Maverick que ele correu na 5000 até 1987 é conservado até hoje e foi pace car de uma etapa da Classic ano passado. A Turismo 5000 paulista chegou a ter 53 inscritos em uma etapa de 1981, com apenas 33 vagas no grid e realização de repescagem para selecionar os participantes. Corria no anel externo de Interlagos e as velocidades eram impressionantes. Sensacional!!!
Abraços,
Fabiano Guimarães.

Paulo Schütz disse...

Tive a oportunidade de conhecer Tagashira na prova aqui em Tarumã e conversar muito com ele em Interlagos, numa prova da 5000 que assisti lá, como o Fabiano bem lembrou, pelo anel externo, inesquecível o berro dos "V8", com quase 60 inscritos, divididos em duas baterias, classificando 15 melhores de cada para a final, a velocidade era incrível.

Anônimo disse...

Porra, muito legal isso. Brasileiro de T5000? Nunca. porém tiha muito corajoso acelerando as barcas.

Sanco, coloca as fotos da F2 dese dia.

Gaúcho Passo Fundo disse...

Estive presente neste evento junto com mais 4 amigos para assistir as provas e foi muito interessante, pois além da Fórmula 2 e da Turismo 5000 ainda tivemos a Motovelocidade com a presença de Maria Cristina Rosito.