quinta-feira, 10 de julho de 2008

Antônio Jorge Schilling

Aproveitando o material do Luiz Borgmann (mande mais, Luiz!!!), e também o fato de termos lembrado do Antônio Jorge Schilling, publico uma imagem do piloto competindo na categoria que o revelou, a Estreantes e Novatos, na Classe B-1 onde competiam os Opalas no ano de 1980. Schilling teve boas disputas com os pilotos Darci Benini, Luiz Gustavo Lazzari, Hélio Figueiredo Neves, entre outros. Não tenho certeza, mas acho que ele foi o campeão na classe.

Em 1981 foi criado o Gaúcho de Stock Car, com todos os pilotos que no ano anterior competiam na Estreantes. Schilling chegou na última etapa como um dos favoritos ao título, mas que acabou ficando com o João Clênio de Campos (outro piloto que tenho que ir atrás).

Em 1982, com o encerramento da Stock Car, Schilling partiu para os Fiats e como pudemos ver na última Terça, fez bonito inclusive no Brasileiro, ganhando a etapa de Tarumã. No Gaúcho terminou o campeonato na sexta posição. Não encontrei maiores informações deste piloto após 1982. Me lembro que lá por 1993 ou 94, numa época em que o Gaúcho de Marcas tinha grids cheios ele voltou para correr no Voyage #24 da equipe do "Chico Bala". Não me lembro quem era o parceiro dele. Talvez o Dante Bettanin. Acho que ele correu só mais aquele ano. Quem souber mais sobre ele, conte aqui.


Acima o Opalão. Meu pai tinha um ano 80 branco, igual a esse. Até as rodas eram parecidas.

Fonte da imagem: Jornal do Comércio - arquivo Luiz Borgmann.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Leandro,
Não podemos esquecer que na época dos Opalas, um grande advsersário do Schilling foi o Silvio Luiz Bezerra Neto, cujo preparador era o Secretário, também mecânico dos Tedesco.
Luiz Borgmann

Anônimo disse...

Sim, o parceiro foi o Dante Bettanin, mas depois dessa época, o Schilling participo da Copa Corsa, por dois anos, acredito.
Paulo Schütz

Leandro Sanco disse...

Muito bem lembrado, Paulo. Se não me engano o númeo do carro dele era 36.

Anônimo disse...

Como vai Leandro,
Não nos conhecemos mas sou o filho do preparador do opala numero 10 .
Cláudio luz era o nome do meu pai e neste mesmo campeonato ele fazia os opalas numero:8 do Darci Benine o9 do Davi e o 11 do João Campos.
Um abraço do Marcos Luz.
meu email é mecanicaluz@bol.com.br

Renato Emerim Rosa disse...

O Baixo Schilling começou correr com um opala 80 (zero)(gaúcho de stock car) que ¨pelamos¨na OF do CLÁUDIO LUZ ! -O cara entrava no carro de macacão de mecânico / coturnos nos pés e com o volante original ganhou todas as provas com o João Campos no ¨BAFO¨! -Aí quebrou a perna num fut-sal idiota! -O Joãozinho ganhou o campeonato! ( SEMPRE LEMBRAR DO GRANDE CLÁUDIO LUZ)!