Meu amigo Luiz Borgmann me enviou na última semana um ótimo material publicado no Jornal do Comércio que trazia um guia da abertura dos Campeonatos Gaúchos de Fiat 147 e Passat de 1981, no Tarumã. O fascículo trazia a lista de inscritos das categorias, a programação e algumas imagens.
Já imaginaram algo parecido nos dias de hoje, publicado num jornal de grande circulação? Então vamos nos limitar à imaginação, pois algo semelhante está fora de cogitação. Não há interesse da maior parte da mídia, e mesmo se houvesse, há outros tantos assuntos que certamente dão mais retorno do que o automobilismo.



Pois bem, o tal fascículo trazia entre outras, uma imagem de uma Brasília #99, sucesso na categoria Estreantes e Novatos em 1980, nas mãos do piloto Sérgio Artioli da Fonseca, o "Manivela". Sim, para quem não sabia, o preparador - que foi assunto aqui recentemente quando falamos do Flávio Trindade - também já pilotou, iniciando naquela categoria. "Manivela" foi o tema do último Desafio da Semana, acertado pelo rápido no teclado, Paulo Schutz, confirmado também pelo Marcelo Cé e o Heitor.
Conforme mostrado acima, a Estreantes também fazia parte da programação em 1981, mas tenho dúvidas se o "Manivela" correu naquele ano, já que não consta da lista. O mesmo ocorre com o baixinho Antônio Jorge Schilling e com o Ronaldo Nique que também apareciam no fascículo, mas sem constar da lista de inscritos. Talvez o Jornal do Comércio tenha ilustrado os destaques do ano anterior, já que tenho certeza de que Schilling correu no Gaúcho de Stock Cars e Nique na Turismo Especial Gaúcho.
Outras imagens que apareciam era do Fiat 147 do "Janjão" Freire e o Passat do Paulo Hoerlle. Se vocês observarem com atenção, verão que ambos estão calçados com pneus slicks e foi justamente por causa da falta destes que a primeira etapa acabou sendo adiada.
Consta que a categoria dos Fiat utilizaria o pneu Pirelli P7. "Janjão" foi o responsável por testar os slicks no Tarumã, ao longo de 50 voltas. Em sua melhor passagem obteve 1min25s39, quase 3 segundos mais rápido que o recorde da categoria. Entretanto, o que se viu foi um desgaste excessivo do novo composto e, de acordo com os registros, a categoria correu com pneus normais de rua.
Já os Passat testaram o pneu Maggion, nas mãos de Cezar Pegoraro. Estes apresentaram bom desempenho, tanto em tempos quanto em durabilidade, porém, de acordo com o representante da Maggion, Mário Pati, não havia tempo hábil para o fornecimento na etapa de abertura, fazendo com que fossem adiadas todas as provas.
Abaixo os carros que foram destaque no fascículo.
