O meu amigo Paulo Rotta foi certeiro no palpite do último Desafio. Era mesmo o Itacir Gasparotto, em Guaporé, 1983. Alguns ficaram na dúvida ao ver um Fiat 147 correndo junto, mas tratava-se de uma prova do Gaúcho de Marcas, categoria que reuniu os Fiats e os Chevettes em uma mesma disputa. Naquele ano, quem levou a melhor na geral foram os Fiats, com o título do Evaldo Quadrado. Para constar, o Fiat azul que vinha atrás do Gasparotto era o do Luiz Ernani Mello.
Pois bem, quem me enviou o retrato foi o filho do piloto do Chevette, o meu amigo super gente fina Giancarlo Gasparotto. Tudo começou quando dia desses ele foi "dar uma geral" na garagem e achou algumas coisas legais. As coisas legais eram várias fotos da família em ação. Tem dele no kart, do pai com o Chevette, dos tios e por aí vai. Hoje e nos próximos dias tudo isso vai aparecer por aqui.
O Itacir começou a correr em 1974 na categoria Estreantes e Novatos com um Chevette #18. Para quem não lembra, o Gian hoje anda com um igualzinho na rua, fazendo a alegria da gurizada. Abaixo há uma foto mostrando o #18 seguido do #56 do Rommel Pretto e mais um, o Alcides Gasparotto. Pois bem, o Gian lembra de uma história curiosa sobre aquela prova:
"Seis Chevettes de Encantado alinharam para a largada. Todos preparados pelo Alcides "Chide" Gasparotto. Terminaram todos nas seis primeiras posições... mas terminaram todos desclassificados. O "Chide" trocou os venturis dos carburadores originais por outros de bronze devidamente "arrombados", porém fora do regulamento. Parece que a turma de Encantado não lia direito o regulamento ou era bem malandrinha...hehehe."
Abaixo um registro de 1975, com Itacir puxando a fila dos Chevettes Divisão 1. Atrás dele aparece o Walter Soldan, mais atrás o Ricardo Baldino, entre outros. Neste mesmo ano, participou das 12 Horas de Tarumã com este carro, ao lado de "Chide" e de Sady Abê. Largando da 30ª posição, entre 35 participantes, concluiu na 13ª no geral e 4ª na categoria A. Eles lideravam na categoria (vencida pelo Passat de Attila Sipos, Luis Paternostro e Roberto Sávio), quando tiveram a suspensão do Chevette quebrada.
Após uma interrupção, Itacir voltava às pistas em 1982, na Copa Chevette, dividindo a pista com nomes como João Carlos de Andrade, Ronaldo Nique, Henrique Damo, entre outros. Naquele ano correu com o seu Chevette em dupla com João Alfredo Ferreira na tradicional prova 500 km de Tarumã. Obtiveram a 10ª posição no geral e a 4ª na categoria Chevette.
1983 foi o último ano de Itacir nas pistas. Um novíssimo Chevette foi preparado para competir na Copa Chevette - que entrava em seu último ano - e também no recem chegado Gaúcho de Marcas. A primeira imagem abaixo mostra o Chevette #56 alinhado para a prova 500 km de Tarumã, quando Itacir (escorado na porta) correu em dupla com Rommel Pretto (ao volante). As seguintes são do dia 4 de Dezembro em Guaporé, que marcou a despedida dele das competições.
Ainda tenho o material do kart do Gian para publicar. Farei isso em breve.
Valeu, Gian!
Fonte das imagens: arquivo Família Gasparotto - fotos Vilsom Barbosa.