O dia 14/11 passou batido e esquecí de fazer uma lembrança. Foi no dia14/11/1971 que Tarumã presenciou o primeiro acidente fatal de sua história, durante uma prova do Torneio Brasileiro de Fórmula 2.
Pilotos como Emerson e Wilson Fittipaldi Jr., Graham Hill, CarlosReutemann, Ronnie Peterson, Jean-Pierre Jarier, José Carlos Pace, HenriPescarolo, Tim Schenken, Mike Beuttler, Arturo Merzario, Francois Migault, Reine Wisell, entre outros, que já corriam ou correram na Fórmula 1 mais tarde, estavam presentes ao autódromo gaúcho para a terceira e última etapa do torneio. As duas primeiras tinham sido disputadas em Interlagos, SãoPaulo. O site
Automobilismo Brasileiro do Carlos de Paula traz todos os resultados das três provas.
O piloto italiano Giovanni Salvatti era uma das promessas do automobilismo italiano na época. Fora campeão italiano de Fórmula 3 em 1970 e já havia vencido uma prova em 71. Ele corria com um March 721M.
As provas eram disputadas em duas baterias. Na primeira Salvatti terminara em 13º. Os carros de ponta faziam média superior a 170 km/h. Na segunda bateria Salvatti tentava a recuperação quando encostou em Wilson Fittipaldi Jr. O italiano tentou a ultrapassagem pela linha de dentro na reta dos boxes, como mostra uma imagem abaixo. Conseguiu ultrapassar Wilson, porém freiou tarde de mais e o resto é história.

Durante muito tempo eu soube da história, mas não faz muito que tive em minhas mãos a revista Quatro Rodas que trouxe a cobertura do acidente. Achei chocante aquelas imagens, algumas publicadas aí abaixo.


Dia desses estive com o Ricardo Trein, que tem as fotos do acidente, as mesmas que foram publicadas na revista, porém há outras que mostram o momento da chegada do socorro e dos fotógrafos. Fiquei muito impressionado. O Ricardo também me contou uma história que se falou na época, dizendo que Salvatti havia cometido o suicídio, pois havia brigado com a namorada. Vejam as rodas travadas e esterçadas para a esquerda. Não há dúvidas de que realmente ele tentou se salvar.
Há poucos dias estive na exposição
"No Ar" aqui em Porto Alegre, comemorando os 50 anos do grupo RBS. Tive a oportunidade de ver a capa do jornal Zero Hora do dia 16/11/71, Terça-feira após o acidente. Nela pilotos e dirigentes concluíram que Salvatti havia errado.


Foi um momento muito triste na história do Tarumã. Isso trouxe muitas lições - para a própria FIA - no que dizia respeito à segurança dos autódromos. Notem a altura do guard-rail em relação ao asfalto. Após o acidente isso foi modificado, mas era tarde demais para o pobre Giovanino.