O próprio Fernando, hoje morando em Goiânia, entrou em contato com o Blog e contou um pouco sobre sua história, que divido com vocês a partir de agora.
A primeira participação do piloto em competições de automóvel foi em 1967, nos 500 km de Lages com o DKW #69 preparado por Dino Di Leone. Como parceiro, Fernando teve a presença do piloto de Lages Ernani Varela e o resultado não poderia ter sido melhor: terceiro lugar já na estreia. Abaixo vemos a comemoração da Equipe Aragano após a prova, na casa da família Sinibaldi, já que a prova fora vencida por Dino e Luiz Araújo, com Roberto Giordani e Mário Katz logo atrás.
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Da esquerda para direita estão: Fernando Onofrio, Paulinho Pacheco Prates, Mário Katz, Felipe Sinibaldi, de pé um primo do Dino, depois o saudoso Dino Di Leone, um convidado não identificado, Jorginho Amorim, Zé Pedro Sinibaldi e Roberto Giordani.
Fernando me disse que sempre gostou muito das corridas de estrada, aquela época romântica do automobilismo gaúcho e brasileiro. Desde guri seu pai o levada para ver as corridas que passavam por Vacaria e também assistiam o circuito Festa da Uva em Caxias do Sul. Em um desses Circuitos da Festa da Uva um fato engraçado aconteceu e acabou marcando a trajetória de Fernando nas competições. Ele ainda hoje lembra: "assistimos um paranense chegar atrasado na largada e ele nos perguntou: por onde é a corrida? Dissemos: Segue em frente. Estávamos na saída de Caxias para Farroupilha. Era o Germano Shoegel, notável piloto do Paraná, que cruzou a linha de chegada em 2º lugar. A partir deste fato, que data mais de 50 anos, adotei o número 19 que era o do Germano, em meus carros de corrida."
Após algumas provas com DKW, Fernando passou a competir com um Gordini e com esse carro obteve sua única vitória no automobilismo. Foi na I Prova Vale Rio das Antas, disputada entre Veranópolis e Bento Gonçalves no dia 11 de Maio de 1969. Ele venceu na categoria Estreantes até 1200 cc. O carro era preparado na oficina do Dino Di Leone pelo Ângelo Magalhães Medeiros conhecido, por seu tamanho, como "Contra-Pino". Abaixo dois registros daquela vitória.
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Fernando também esteve presente na inauguração do Tarumã com seu Gordini, que já apareceu por aqui, quando falamos do Breno Job Freire. Na ocasião pensávamos ser o João Roberto Schmidt, o "Shimitão". Este também correu com Gordini, mas com um dourado. O de Fernando era vermelho escuro. Na imagem abaixo a imagem do Gordini #19 com "Breninho" a sua frente.
4 comentários:
Na parte dedicada ao Rejany Franzen, o "Contrapino" aparece em duas fotos, na primeira inclusive.
Aí Sanco
O fusca é muito bonito. Um D3 clássico, com paralamas vasados e retrovisores estilo F1 da época.
Abs
Júlio
Me lembro do Fernando Jacques Onófrio correndo de Fórmula Ford pela Equipe AEG-Telefunken junto com o Francisco Antônio Feoli.
Um abraço a ele.
Renato Pastro
por fsvor é de estrema urgemcia , estou procurando pelo meu pai no googleo e vim parar no seu blogger meu pai era ou é mecanico de carros de corrida e se chama Angelo Magalhães Medeiros ,se que você poderia me dar mais informação sobre ele, ele é mencionado nesta reportagem do seu blogger por favor me ajude a encontralo.
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