terça-feira, 18 de agosto de 2009

Acidente no dia dos pais

Sim, o dia dos pais já passou, mas não se preocupem, pois ninguém se machucou gravemente. O título desse post é para contar uma história do nosso saudoso Breno Fornari, que me foi gentilmente enviada pelo seu filho Alexandre, com quem eu estava tentando um contato há algum tempo.

Dizia assim:

"Transcorria tudo bem naquele 500 Quilômetros de Porto Alegre, uma das últimas provas automobilísticas em que acontecia no Circuito da Pedra redonda, em agosto de 1968, muitas surpresas estavam por acontecer.

Um evento em que o público lotou as ruas do bairro, para assistir os “pegas” principalmente pela presença de pilotos de São Paulo, no caso Chico Landi e Jean Balder a bordo de uma velocíssima BMW que se consagrariam vencedores do histórico 500 quilômetros.

No palco de fundo Vitório Andreatta duelava ferozmente com José Asmuz, ambos conduzindo Carreteras Ford onde proporcionariam a última e grande aparição destes carros em competições no Rio Grande do Sul. Contudo, após a passagem da décima volta, o piloto Breno Fornari, que até então conduzindo muito bem seu Chrysler Regente, fazendo corrida equilibrada, aproveitando-se de uma oportunidade de melhorar sua posição, na saída da curva da Otto Niemayer, com a Wenceslau Escobar, entrou muito forte, passando com seu carro por cima de uma tampa de bueiro, no qual, seu carro derrapara violentamente em seguida chocando-se com a escadaria da Antiga Delegacia de Polícia do bairro Tristeza.

Para a família Fornari, não foi nada agradável e tudo isso acontecendo justamente em um domingo ensolarado, bonito e por coincidência “domingo dia dos pais” e presenciando o acidente de seu patriarca. Antônio Miguel Fornari, filho mais velho de Breno, recorda que passou momentos de certa angústia, onde ele mesmo ajudou no resgate do próprio pai até o hospital.

Graças a uma manobra milagrosa de Breno, ainda conseguiu evitar atropelar o público que lotava aquela posição.

Como tais acontecimentos fazem parte do automobilismo de competição, Breno Fornari após temporada hospitalizado, recebendo alta médica, sua primeira preocupação foi restaurar seu carro e voltar a competir.

Coisa bem típicas do velho campeão."

Abaixo, três registros daquela prova. Na primeira, o "magrinho" fechando o capô é o Antônio Miguel Fornari. Não sei se Breno correria sozinho esta prova, mas suspeito que o Jorge Truda foi inscrito para dividir a pilotagem do #35.




Excelente material, Alexandre. Muito obrigado!

Fonte das imagens: arquivo Alexandre Fornari.

3 comentários:

Fornas disse...

Legal dividir com os amigos algumas histórias do "Velho Breno" . Suas facetas renderaim um livro.
O Jorge truda neste dia correu na secundária com um Simca n° 53! Neste momento a chuva tomava conta do cenário. Fim do Sol e da corrida do Breno !
Abraços
Alexandre .

roger disse...

Pois foi a primeira prova que assisti!
-Sentado nos ombros de meu pai, ficou marcada a BMW vermelha, o barulhos das Déca/Malzonis baixando a Otto a pleno, a panca do esplanada e mais acima um pouco uma JK (não lembro o piloto) a esquerda...tambem acidentada...Muita gente! Tempos bacanas... que não voltam mais!

Unknown disse...

Muito legal poder ver um pouco das histórias de meu pai no automobilismo que ele amava tanto. eu era pequena nesta época e lembro bem desta corrida. Assim como tb lembro de muitas outras aventuras de mau pai, o Breno, o Catarino Andreata, enfim.. tantos outros grandes amigos.
Viviane Truda