sábado, 22 de agosto de 2009

Kart ... no Centro de Gravataí

Eu sabia que o último Desafio seria um dos mais difíceis que já havia passado por aqui. O raro registro de uma prova de kart nas ruas da cidade de Gravataí, despertou a curiosidade de muita gente. O local era a Avenida José Loureiro da Silva, bem no Centro da cidade, distante a pouco mais de 20 km de Porto Alegre. a data era 19 de Abril de 1970, quando foi realizada a prova III 1 Hora de Kart da Cidade de Gravataí e o piloto do kart #56 era Carlos Alberto Machado, o "Betão", que infelizmente faleceu no último dia 01 de Agosto, após um longo período de enfermidade.

Aquele foi o primeiro registro de uma vida dedicada ao automobilismo. "Betão" era filho de outro piloto, João Machado, um dos pioneiros da velocidade na cidade de Gravataí, que competiu na época das Carreteras.


Pelo que consta, "Betão" participou das provas de kart no início dos anos 70, disputadas tanto nas ruas como no kartódromo de Tarumã, já inaugurado. Ainda naquela década, se aventurou em provas de arrancada nas ruas de Gravataí, com um Opala.



De volta ao autódromo de Tarumã, participou com um Maverick na categoria Estreantes e Novatos. Em algumas provas de 1984, utilizou o carro #66 do amigo Rodyvan Moller, que competia na Turismo 5000.





Na imagem acima podemos ver um registro da categoria Estreantes e Novatos de 1984, com "Betão" à frente, seguido por Eduardo de Freitas no Opala, Raul Robles no Fiat 147 e Luiz Henrique Pereira no Chevette.

Foi nos anos 90 em que obteve maior destaque no automobilismo, participando da categoria Opalas, na mesma equipe de Sérgio Pereira e Vianei Pereira.







Suas participações em 12 Horas também foram com destaque. Em 1989, fazendo um trio com Vianei e Sérgio, concluiu em quarto lugar e segundo na categoria Opala.


Em 1999 correu a prova com os opaleiros Eduardo de Freitas, Rodyvan Moller e com o filho Rodrigo Machado, chegando na sétima posição ao final.


Abaixo vemos uma de suas últimas participações como piloto, em uma prova da categoria Endurance, provavelmente em 2001.


A terceira geração da família de pilotos ainda está na ativa através do piloto Rodrigo Machado que participa da categoria Marcas e Pilotos.

A alegria de "Betão" nos box dos autódromos sempre será lembrada.

Agradeço ao Erlon Radl por ter enviado as imagens e também ao Rodrigo que auxiliou nas informações.

11 comentários:

Paulo Schütz disse...

Realmente difícil de acertar! Bela e justíssima homenagem ao "Betão", grande perda para o nosso esporte.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Esse Opala número 70, da penúltima foto, estava à venda no Mercado Livre algum tempo atrás.
Abraço e bom final de semana!

carlos giacomello disse...

merecida homenagem a uma pessoa que para mim tem muita importancia, pois auxiliou muito no inicio da minha carreira no automobilismo gaucho. pessoa simples e muito atenciosa, preocupada com todos ao seu redor. como se diz aqui na minha cidade em relacão ao vinho, o Betão era de outra "cepa". vai deixar saudades aos que com ele conviveram.

Erlon Radl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erlon Radl disse...

Francis,
Esse OPala 70 está com o Rodyvan Möller até atualmente. O carro está pintado de amarelo e azul e volta meia está treinando em Tarumã.

vitorio soder disse...

Grande betão...
mais um piloto e um ser humano a ser lembrado neste blog maravilhoso feito pelo amigão sanco...
dale leandro...
mais uma vez vc esta de parabéns por essa iniciativa que é o conhecimento do automobilismo que muitos viveram e outros que não mas que esta na veia de todos nós...
Abraço amigo...estou com fotos novas e histórias tbm...

Francis Henrique Trennepohl disse...

Valeu Erlon, bom saber que o Opalão está na ativa ainda...
Abraço

Anônimo disse...

Acertei o local no último desafio, apesar de não ter idéia do ano ou piloto....
Roger Franzen

Niltão Amaral disse...

O Rodyvan Möller e seu Opala estão inscritos na próxima etapa da Fórmula Classic 2009, a ser realizada em Tarumã, dia 13/09! E tava virando muito bem no treino livre do último dia 15.

RODIVAN disse...

O BETÃO FOI MEU COMPANHEIRO DURANTE UM BOM TEMPO FOI UM DOS PRIMEIROS COLABORADORES DIVIDIMOS O MAVERICK 66 NOS ANO 83 E 84 TURISMO 5000 E EM 1999 FIZEMOS DOZE HORAS DE OPALA NUMERAL 70 QUE E A COMBINAÇAO DE DOIS OPALAS QUE ANDEI 66 E 4 : 70 este opala tenho ate hoje andando e no regulamento de quando parou. falaremos em breve um abraço a todos.

bona disse...

senhores,meus parabens pela coluna,acompanhei o final da f.5000 e depois o começo dos opalas 4cc,pessoal unido e forte ,bons tempos ,o rodivan poderia promover novamente o começo da categoria ,acredito que a uniao dos pilotos mais velhos com a nova geraçao que esta ai poderia ter um belo começo e eventual satisfaçao a muitos que querem e gostam de opalas seria o momento ideal ,abraços .